Tenho uma certa dificuldade em gostar de arte moderna ou contemporânea, seja em pintura ou arquitectura. Não acho nada de extraordinário mas se as pessoas dizem que esta fábrica merece estar na lista da UNESCO, por algum motivo é e quem sou eu para dizer o contrário.
Esta fábrica entrou para a lista do Património Mundial em 2011 e os postais foram enviados nesse mesmo ano pela Joanna e pela Anja.
A fábrica Fagus, construída a partir de 1911 por Walter Gropius, mais tarde o grande arquitecto da Bauhaus, e Adolf Meyer, é considerada a obra que deu origem ao Modernismo na arquitectura. Marca característica da Arquitectura Moderna é a construção da fachada com vidro e aço, e os cantos livres, totalmente envidraçados, dando ao complexo leveza e elegância.
Os arquitectos conseguiram dar a uma empresa de médio porte uma aparência totalmente fora do comum, diferente da arquitectura tradicional. O funcional complexo industrial foi construído em três fases a partir de 1911, sendo que Gropius se baseou num projeto anterior do arquiteto Eduard Werner para projectar a sua planta. A arquitectura de cada prédio adapta-se à sua função. O armazém, por exemplo, é uma sólida construção de enxaimel, enquanto o armazém de produção tem amplas fachadas de vidro, criando um ambiente claro, ideal para trabalhar. A arquitectura de Gropius, com extremidades suspensas e fachadas cobertas apenas por vidro, marca também o início da moderna forma de construção com esqueleto estrutural. Cem anos depois, o prédio ao mesmo tempo elegante, futurista e atemporal da fábrica, classificado como património histórico e cultural, continua a cumprir sua finalidade e é considerado um exemplo bem sucedido da cultura industrial do século XX. - in: http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/patrimonio-mundial-da-unesco/a-fabrica-fagus-em-alfeld.html
Sem comentários:
Enviar um comentário