A Catedral de Cristo Salvador é um templo da Igreja Ortodoxa Russa situado na cidade de Moscovo. Disputa com a Catedral de São Basílio o título de "principal catedral da cidade de Moscovo".
RU-5133810, enviado pela Ekaterina.
A Catedral Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia. Ela é um marco na cidade, não apenas pela sua grande beleza, mas também pela sua história que tem início no século XIX quando, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleónicas, o então imperador russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em honra de seus soldados mortos.
RU-129853, enviado pela Lena.
A catedral foi inaugurada no dia 26 de Maio de 1883, com a realização da coroação do imperador Alexandre III.
Durante a vigência do comunismo a igreja foi dinamitada em 1933 pois ela era considerada um símbolo do Império Czarista. Os comunistas tiveram planos de construir no local o "Palácio dos Sovietes". Esse palácio deveria ter uma torre de 400 metros de altura e no topo dessa torre uma estátua de 98 metros do Lenine. Mas, devido a dificuldades técnicas, o projecto nunca pode ser realizado.
RU-1080282, enviado pela Helen.
Nos anos 90, após a queda da URSS, o Patriarcado de Moscovo liderou um movimento para reconstrução da catedral. Após muita luta do patriarcado, com apoio da sociedade, o governo pós comunismo apoiou a ideia. A catedral foi reinaugurada em 2000, idêntica à catedral original.
Os melhores pintores da Academia de Belas Artes da Rússia contribuíram na sua pintura. Já seus belos ícones foram pintados por monges ortodoxos." - in: wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário