Há 6 igrejas de madeira no sul da Polónia inscritas na lista da UNESCO. Nenhuma destas três está nessa lista mas também elas são belos exemplos deste estilo de igrejas, verdadeiramente único, e de que eu tanto gosto.
Estes postais e todos os polacos anteriores foram todos enviados por Andrzej.
fot. © N. Szczerbicka
Esta antiga igreja greco-católica de madeira é encontra-se numa pequena colina na aldeia de Równia. Possui um estilo arquitectónico de três cúpulas que é muito raro no território polaco, sendo mais típico das igrejas de estilo Boyko encontradas mais a leste na Ucrânia.
Pensa-se que a igreja tenha sido construída no início do século XVIII. Foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os habitantes Lemko e Boyko (grupo étnicos ucranianos) da aldeia foram acusados de ajudar o exército insurgente ucraniano, que lutava contra o governo polaco.
Foram expulsos da região juntamente com a maioria da população Lemko e Boyko do sudeste da Polónia. Assim, a aldeia de Równia perdeu a sua população greco-católica, e a igreja foi convertida numa igreja católica romana.
Esta é uma das igrejas de madeira as mais originais na região, embora o interior seja muito menos notável do que o exterior.
fot. © N. Szczerbicka
A antiga igreja greco-católica de Hoszów é dedicada a São Nicolau. A estrutura actual é do século XX, embora inclua alguns dos materiais de construção usados numa igreja de madeira do século XVIII que originalmente estava neste local.
A construção começou em 1939, e ainda não estava concluída quando a Segunda Guerra Mundial começou. A estrutura foi usada pelos alemães como um local de armazenamento de munições. A construção continuou após a guerra e terminou em 1948.
No entanto, em 1951 o edifício foi abandonado devido à pressão do novo governo comunista polaco. Na década seguinte foi usado como celeiro para guardar ovelhas mas em 1971 foi dado à igreja católica que começou a renová-lo.
Em 1977 as telhas de madeira em decomposição nos telhados e a cúpula foram substituídas por telhados de estanho.
fot. © N. Szczerbicka
A igreja de Rabe também era originalmente um igreja greco-católica. Foi construída em 1858 e era uma igreja filial da paróquia de Hoszów. Em 1951 a igreja foi abandonada e usada como um armazém.
Pertence à Igreja Católica Romana desde 1971.
Sem comentários:
Enviar um comentário