A Calçada dos Gigantes é uma das atracções turísticas mais populares da Irlanda do Norte. Está classificada como Património Mundial desde 1986 e como Reserva Natural desde 1987.
A Heidi visitou este local em Junho passado e enviou-me de lá um postal com um selo também da Calçada. O postal não foi o meu 1º de lá, há 6 anos o Morag já me tinha enviado um outro postal.
© Art Ward
A Calçada do Gigante é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de 3 quilómetros a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim.
Fica numa área de basalto compacto. A actividade vulcânica nesta área fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000 °C. Quando entrou em contacto com o ar, arrefeceu e solidificou. A rocha derretida, ou magma, é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O tipo de rocha formado na área do contexto em questão é o basalto. O magma encolhia à medida que arrefecia lentamente e, por causa de sua composição química, formaram-se fendas hexagonais regulares na superfície. Enquanto o magma continuava a arrefecer por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto semelhantes a lápis.
Segundo uma lenda irlandesa um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar numa luta um gigante escocês chamado Benandonner, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro. A lenda diz que MacCool resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra. Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada ate à Irlanda. Ele era mais forte e maior do que MacCool. Percebendo isso a esposa de Finn MacCool, de forma muito perspicaz decidiu vestir seu marido gigante como um bebé. Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu o bebé, pensou: “Se o bebé deste tamanho, imagine-se o pai!”, e fugiu correndo de volta para a Escócia. Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada dos Gigantes. - in: wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário