Só mais um postal antes de ir lanchar. Este é o meu 2º oficial da Letónia e mostra o brasão e bandeira do país e ainda o Monumento da Liberdade em Riga.
LV-52641, enviado pela Oksana.
O Monumento da Liberdade é um memorial em honra dos soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letónia. O povo letão considera-o um importante símbolo da liberdade, da independência e da soberania do país. Foi inaugurado em 1935 e tem 42 metros de altura. No topo encongtra-se a figura da Liberdade levantando três estrelas douradas.
As esculturas e baixos-relevos do monumento, organizados em treze grupos, retratam a cultura e a história da Letónia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Letónia foi anexada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e foi considerada a demolição do Monumento da Liberdade, mas tal acto não foi realizado. Propagandas políticas foram utilizadas para alterar o significado simbólico do monumento, de acordo com ideologia soviética. No entanto, manteve-se um símbolo da independência nacional para o público em geral e, em 14 de junho de 1987, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se ali para honrar a memória das vítimas do regime soviético e colocar flores. Este comício deu início ao movimento da independência nacional, e três anos depois a independência da Letónia foi restabelecida.
Sem comentários:
Enviar um comentário