Este postal do Bahrain também foi enviado pelo Claus. O Qal'at al-Bahrain é o único local Unesco no país e é um local de origem portuguesa. Até no Bahrain andámos!!
O Forte do Bahrain, também denominado como Forte português da ilha de Bahrain localiza-se em Manama, capital do Bahrain, no golfo Pérsico.
A primitiva ocupação humana do seu sítio remonta a uma elevação artificial (um "tell") iniciado por volta de 2300 a.C. e ocupado sucessivamente até ao século XVI, quando foi aproveitado pelos portugueses para uma fortificação que atualmente lhe dá nome: "qal'a", que significa "forte". Entre outras funções, ao longo de sua história serviu como capital dos Dilmun – uma das mais importantes civilizações da região.
Foi conquistada em 1559 por forças portuguesas sob o comando de D. Antão de Noronha, então capitão de Ormuz. Estes ocuparam a fortificação árabe então existente, no topo da elevação com doze metros de altura.
Os Portugueses foram expulsos do Bahrain em 1602, pelas forças de Shah Abbas.
Os Portugueses foram expulsos do Bahrain em 1602, pelas forças de Shah Abbas.
Cerca de 25% do sítio já havia sido escavado revelando estruturas de diferentes tipos desde 1954: residenciais, públicas, comerciais, religiosas e militares. Em conjunto, testemunham a importância do local, um entreposto comercial ao longo dos séculos.
O sítio arqueológico encontra-se classificado, desde 2005, como Património da Humanidade pela UNESCO.
O Forte do Bahrain sofreu recente intervenção de conservação com a interveniência da Fundação Calouste Gulbenkian. - in: wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário