Em pouco tempo consegui estes postais de dois locais Unesco, locais novos, de Itália. O 1º postal é de Paestum e foi comprado por mim na Bélgica. O 2º chegou hoje, enviado pela Lídia e é de Mantua.
Paestum foi incluído na lista do Património Mundial em 1998, juntamente com 2 parques nacionais e 2 sítios arqueológicos, formando o local "Parques Nacionais de Cilento e Vallo di Diano, como os Sítios Arqueológicos de Paestum, Velia e Certosa di Padula."
No postal está um dos três templos do local, o templo de Hera II.
Paestum foi uma grande cidade da Magna Grécia, localizada no sul da Itália, na região da Campânia, pertencendo hoje à comuna de Capaccio.
Foi fundada no fim do século VII a.C. por colonos de Sybaris, e foi originalmente chamada de Poseidonia. Continuou a prosperar durante o Império Romano, recebendo privilégios especiais. A partir do século IV d.C. começou a declinar e foi abandonada na Idade Média. Só foi redescoberta no século XVIII. Sua importância está nas ruínas que preservou, sendo um famoso sítio arqueológico, com três grandes templos gregos, tumbas e outros edifícios. Foram encontrados também uma quantidade de objetos de arte e de uso diário, além de alguns dos extremamente raros exemplares de pintura da Grécia Antiga. A maior parte do sítio ainda não foi escavada. - in: wikipédia
Mantua situa-se no norte de Itália e constutui um exemplo de renovação e alargamento de uma cidade já existente. Embora algumas partes do tecido urbano sejam regulares, o traçado irregular testemunha as diferentes etapas de crescimento da cidade desde a época do Império Romano. Tanto Mantua como Sabbioneta, as duas classificadas como Património Mundial em 2008, são um testemunho excepcional das realizações urbanísticas, arquitectónicas e artísticas do Renascimento, ditadas pela visão e ambição da família Gonzaga.
As duas cidades são importantes pelo valor da sua arquitectura e pelo seu papel na disseminação da cultura renascentista.
Na peça "Romeu e Julieta" de William Shakespeare é para Mantua que Romeu foge depois de ter sido expulso de Verona, após ter morto Tebaldo.
Sem comentários:
Enviar um comentário