
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Dinant - Bélgica

quarta-feira, 26 de outubro de 2011
San Joan de Caselles

Siega Verde - Espanha

Badajoz - Espanha

Monsaraz


Para além de todo o património histórico, arquitectónico e social, Monsaraz está rodeada de uma paisagem maravilhosa, e do alto do seu Castelo é possível observá-la em todo o seu esplendor.
Vila de cal e xisto onde o tempo agradavelmente parece ter parado, torna-se palco de eventos inseridos no “Monsaraz Museu Aberto”, programa de actividades culturais que se realiza de dois em anos no Verão alentejano, mostrando os hábitos e costumes alentejanos no artesanato, na gastronomia e nos vários espectáculos culturais que aqui têm lugar. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-monsaraz-14903


segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Montemor-o-Novo


O Castelo de Montemor-o-Novo, edificado no monte mais elevado da região, assenta provavelmente no lugar de um antigo castro pré-histórico, com posterior ocupação romana e árabe.
Na época da reconquista cristã, coube ao rei D. Sancho I, a sua passagem para a posse portuguesa, para no reinado de D, Dinis, por volta de 1365, se proceder a grandes melhorias nas defesas.
Montemor-o-novo, que pertenceu a D. Nuno Álvares Pereira, conheceu anos de muita prosperidade, a partir do século XV, devido ao facto de Évora ser residência dos reis, por largos períodos, o que incentivava o comércio em a toda a região.


O terramoto de 1755, causou bastantes danos no castelo, que viria a necessitar de obras de reparação. Depois de ter resistido aos ataques durante as invasões francesas, foi progressivamente abandonado, acelerando-se o estado de ruína ao longo do século XX.
Actualmente o castelo conserva o lanço principal da muralha, protegida por onze torreões cilíndricos e as ruínas da alcáçova, ou Paço dos Alcaides, uma construção de inícios do século XIII. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-montemor-o-novo-13957
O Convento de Nossa Senhora da Saudação, teve origem na congregação de algumas mulheres lideradas por Joana Dias Quadrada que, para praticarem uma vida de recolhimento e devoção, se juntaram sem inicialmente obedecerem às regras de qualquer ordem religiosa. No entanto, em 1506, adoptaram a Regra de vida das monjas dominicanas, passando a estar integradas na Ordem dos Pregadores.
As obras de construção do Convento deverão ter começado em 1502.
A Igreja Conventual constitui um interessante exemplar da arquitectura clássico-barroca.
O Convento, pertencente à Ordem Dominicana, foi sempre habitado por um grande número de religiosas. No século XVIII chegou a ser habitado por 65 freiras. Com a extinção dos conventos em 1834, e a morte da última prioresa, em 1874, o edifício foi ocupado pelo Estado e, em 1876, ali instalado o Asilo de Infância Desvalida, que ocupou o edifício até aos anos 60 do século XX.
Actualmente funcionam no edifício o centro transdisciplinar O Espaço do Tempo e a Oficina de Arqueologia do Programa do Castelo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. - in: wikipédia
Elvas

Este pelourinho tem um bonito desenho, coluna espiraldada de terço tipicamente Manuelino e completa em dois belos trechos da aprte mais alta da cidade.
Depois de demolido no Séc. XIX, foi há anos restaurado e colocado no actual local, no pequeno Largo, irregular, que dá acesso a uma porta da velha cintura de muralha. - in: http://www.drealentejo.pt/intranet/deposito/1207287/mainE.swf

Em 1498, a única fonte de abastecimento de água potável, na então Vila de Elvas, era o "Poço de Alcalá", junto da Porta do Bispo, na segunda muralha árabe.
O assunto foi levado às Cortes de Évora. Nesse mesmo ano, El Rei D. Manuel, autorizou um imposto que ficou a chamar-se Real d'água" e que consistia no pagamento de um real a mais do que o seu custo, em cada arrátel de carne e de peixe que se comesse em Elvas, e em cada quartilho de vinho que se bebesse, para que com essa verba se começasse a construção do aqueduto.
A sua construção decorreu desde 1529, até à data da sua inauguração (simultânea com a Fonte da Misericórdia) em 23 de Junho de 1622.
Delineado e dirigido apenas por portugueses (os arquitectos da Casa Real Francisco Arruda, Afonso Álvares e Diogo Marques) e erigido apenas por elvenses, é uma obra ímpar no seu género, em dimensões, grandiosidade, beleza e elegância.
A sua extensão, desde a nascente até à Fonte da Misericórdia, é de 7.790 metros e a altura, nos pontos em que as arcadas se sobrepõem em quatro andares, é de 31 metros. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-aqueduto-da-amoreira-elvas-13989

domingo, 23 de outubro de 2011
Algarve
Monument Valley - EUA


quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Unescos de Cuba
A cidade de Cienfuegos foi fundada em 1819 por colonos franceses, apesar de Cuba estar sob domínio espanhol. Com o passar do tempo tornou-se num centro comercial de produtos como a cana de açucar, tabaco e café. A sua arquitectura, incialmente em estilo neoclássico, evoluiu para formas mais ecléticas, contudo a paisagem urbana nunca perdeu a harmonia de conjunto.
Cienfuegos foi o 1º exemplo de conjunto arquitectónico e urbanístico a representar as novas ideias de modernidade, higiéne e urbanismo surgidas na América Latina no século XIX.
Neste postal pode ver-se o Teatro Tomas Terry, construído em 1889.

Reserva Natural do Suriname Central

terça-feira, 18 de outubro de 2011
Galápagos - Equador

A Unesco classificou estas ilhas como Património Mundial da Humanidade em 1978.
Meknes - Marrocos

Esfinge de Gizé

Postais do Egipto


Komombo é uma cidade do Egipto, localizada na margem direita do rio Nilo, a cerca de 160 km ao sul de Luxor e 40 km ao norte de Assuão. A cidade é um importante destino turístico. A principal atracção é o templo de época greco-romana, mais precisamente ptolemaico, dedicado a duas divindades: o deus crocodilo Sobek e o deus falcão Horus.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Shibam - Iémen

sábado, 15 de outubro de 2011
Aleppo - Síria

Qal'at al-Bahrain - Bahrain

Os Portugueses foram expulsos do Bahrain em 1602, pelas forças de Shah Abbas.
Unescos do Japão

Este local está classificado como Património Mundial desde 1993.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Polonnaruwa - Sri Lanka
Volto aos postais enviados pela Lídia. Este é de Polonnaruwa, uma das antigas capitais do Sri Lanka. Foi sede os reis cingaleses entre os séculos XI e XIII. A Unesco classificou-a como Património Mundial em 1982.

Mosteiro de Sopocani - Sérvia

Tessalónica - Grécia

quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Mtskheta - Geórgia

Postais da Eslovénia


O Monte Triglav é um dos símbolos nacionais da Eslovénia. Há até um ditado que diz que para se ser um verdadeiro esloveno se tem de o ter escalado. - in: wikipédia




NL-817217

