O Real Mosteiro de San Millán de Yuso situa-se na vila de San Millán de la Cogolla, na comunidade de La Rioja.
O Mosteiro de Yuso foi mandado construir em 1053 pelo rei Garcia III de Navarra, em estilo românico, como correspondia à época. Foi demolido na íntegra e reconstruído no século XVI, em estilo herreriano, dos séculos XVII e XVIII.
A história da sua fundação está ligada a uma lenda baseada num milagre de São Milhão, um jovem pastor que tornou ermitão. O santo faleceu em 574 e os seus discípulos enterram-no na sua gruta. Ali perto fundou-se o primeiro mosteiro, o de San Millán de Suso.
O rei Garcia era muito devoto de São Milhão. Depois de fundar o Mosteiro de Santa Maria a Real de Nájera, em Nájera, cidade que era Corte do reino, quis levar para ali os restos mortais do Santo. Os restos do Santo foram colocados num carro de bois e seguiram. Quando chegaram perto do rio, os bois pararam e já não quiseram voltar a andar; não houve forma de obrigá-los. O rei e toda a comitiva acharam que aquilo era um milagre, que São Milhão queria continuar enterrado naquelas terras. Foi então que o rei mandou construir o recente mosteiro, ao qual se chamou Yuso ("em baixo"), em contraposição com o de "em cima" (Suso).
Os Mosteiros de Yuso e Suso são Património Mundial da Humanidade em 1997.
O Castelo de Javier, construído no século X, localiza-se no município de Javier em Navarra, a 52 quilómetros leste de Pamplona.
Neste castelo nasceu e viveu São Francisco Xavier, filho dos senhores Javier, de onde tomou o seu apelido. Por essa razão, é o destino de uma concorrida peregrinação anual, em inícios de Março, em homenagem do santo padroeiro de Navarra, chamada popularmente de "Javierada".
1 comentário:
Uau! O 1º postal é simplesmente fantástico! Adorava receber um assim.
Continua o excelente trabalho.
Cumprimentos
Enviar um comentário