quinta-feira, 4 de junho de 2009

Levadas da Madeira

Esta semana foi fraquita em postais, apenas recebi o que enviei de Coimbra. Mas de Coimbra trouxe alguns postais, incluindo este da Madeira entregue em mãos pelo Joaquim "kosta28".
Este é um postal das Levadas onde também se pode ver a floresta Laurissilva, o meu último unesco de Portugal :P
As famosas levadas, construídas desde o século XVI, cruzam todo o comprimento e largura da Madeira e constituem engenhosos sistemas de irrigação compostos por cerca de 2000 km de canais e 50 km de túneis. Estas foram a forma encontrada para aproveitar a água que cai predominantemente a norte. Os ventos de nordeste empurram as nuvens contra as altas montanhas provocando na encosta norte precipitação que pode chegar aos 2 metros por ano.
Ao calcorrear estas obras primas de esforço humano, podemos contemplar uma das maiores relíquias da natureza qualificada pela UNESCO como Património Mundial : falamos naturalmente da Laurissilva onde encontramos o reduto de uma variedade de Flora única no mundo. Destaque-se as Laurássias, as Urzes Molares, Folhados, Pau Branco, Figueiras do Inferno entre muitas outras. Algumas destas plantas são endémicas pois não podem ser encontradas no seu estado selvagem noutro local do globo, outras são comuns apenas ás ilhas da Macaronésia – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. - in:
http://www.madeirawalking.com/portuguese/as-levadas-da-madeira/

Sem comentários: