quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mais postais unesco

Continuo preocupada com alguns postais que enviei há 2 semanas e ainda não chegaram, acho que tenho de preparar uns reenvios. Entretanto, hoje chegou um envelope da Alemanha, enviado pela Violet "violanie59" com 3 postais unescos, 1 deles de 1 país novo, Equador.

"A Grand-Place de Bruxelas é a praça central de Bruxelas. Nela ficam o Hotel da Cidade e a Casa do Rei. Alguns autores, entre os quais Victor Hugo, considerada a mais bela praça do mundo. Foi inscrita em 1998 na lista de Património Mundial da UNESCO.
A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. Esta movimentada praça empedrada mantém-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, e o melhor exemplo da arquitectura belga do séc. XVII. No séc. XI realizavam-se mercados ao ar livre e no final do séc. XIV foi construída a Câmara Municipal de Bruxelas, o Hôtel de Ville (Town Hall), e os comerciantes acrescentaram sedes de guildas numa mistura de estilos. Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara Municipal e duas fachadas de guildas. Os comerciantes reconstruíram as suas salas em estilos aprovados pelo Conselho Municipal, originando a harmoniosa unidade de edifícios da Renascença flamenga que vemos hoje." - in:
wikipédia

A Basílica de Vézelay (actualmente conhecida como Basílica de Santa Madalena de Vézelay), construída em 1037, foi um mosteiro benedictino e cluniacense em Vézelay no departamento de Yonne (Borgonha). A basílica de Santa Maria Madalena com o seu complicado programa iconográfico esculpido em capiteis e pórticos, é uma das mais destacadas obras primas da escultura e arquitectura românica da Borgonha, ainda que boa parte da sua decoração exterior tenha sido danificada durante a Revolução Francesa. A Basílica e a colina de Vézelay são consideradas Património Mundial da Humanidade desde 1979.

O Vulcão Tungurahua fica no Parque Nacional de Sangay onde existe ainda outro vulcão, o Sangay.
"Este parque nacional equatoriano, fica situado no centro do país. Encontra-se a uma altitude compreendida entre 1000 e 5400 metros acima do nível do mar. O parque compreende terrenos vulcânicos e glaciares. Um terço está coberto de vegetação de páramos e na base das montanhas cresce a floresta tropical húmida. Devido às diferenças de altitude possui uma grande diversidade biológica. Entre outras espécies, vivem aqui o condor-dos-andes, o tapir-da-montanha e o urso-das-lunetas. Em 1983, foi incluído pela UNESCO na lista de Património Mundial da Humanidade." - in: wikipédia.

Sem comentários: