sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Cria de Leopardo - África do Sul

 O Claus só tinha de enviar os postais do Turquemenistão, mas enviou também este postal super fofo de uma cria de leopardo, que tal como os do Turquenistão, também estava nos meus favoritos. 
 
O Leopardo – Panthera pardus – é uma espécie de felino de grande porte e, na África do Sul, é conhecido por ser o membro mais pequeno dos Big Five.
 
Foto: Chris Daphne 
Os leopardos são provavelmente os felinos mais belos e esquivos de África, raramente vistos devido ao seu comportamento solitário. De todos os grandes felinos, são os que se sentem mais à vontade nas árvores, onde descansam e armazenam as suas presas fora do alcance dos leões e das hienas.
Os leopardos machos defendem grandes territórios que se sobrepõem aos territórios de duas ou até três fêmeas. As fêmeas defendem os seus territórios contra outras fêmeas.  
As crias nascem em qualquer altura do ano, pois não têm uma época específica para a reprodução. As crias de leopardo nascem após um período de gestação de três meses e meio, e as fêmeas geralmente dão à luz duas ou três crias em tocas escondidas, como buracos naturais ou no meio de vegetação densa. A mãe leopardo tem muito cuidado para esconder as crias de predadores como leões, chitas e hienas, que aproveitariam a oportunidade para fazer uma refeição fácil com as crias. As crias ficam com a mãe durante pelo menos um ano, período durante o qual aprendem os costumes da vida selvagem e como sobreviver sozinhos.
Os melhores locais para observar leopardos na África do Sul são: 
- Reserva de Caça de Sabi Sands: Reconhecida pela maior densidade de leopardos e pelas melhores oportunidades de observação;. 
- Parque Nacional Kruger: Oferece excelentes hipóteses, principalmente nas regiões do sul e em redor das zonas ribeirinhas;
- Reservas Privadas: A Reserva de Caça Privada de Phinda (KwaZulu-Natal), a Reserva de Caça de Shamwari (Cabo Oriental) e o Parque Nacional de Karoo (Cabo Ocidental) são excelentes locais;
- Cape Fold Mountains: A região selvagem de Cederberg alberga o mais pequeno e esquivo "Leopardo do Cabo".

Sem comentários: