Acabei de regressar de uma viagem a Itália e, claro, trouxe alguns postais para a minha coleção, mas nem todos são de Itália. Em Brescia, encontrei uma feira do livro e adivinhem o que lá encontrei?! Uma caixa com postais. Foi a forma perfeita de terminar a viagem e o melhor de tudo é que não tive de os pagar, foram grátis!! Encontrei alguns postais interessantes de países difíceis de encontrar, património da UNESCO, incluindo alguns que ainda não tinha. Tenho a lista do Património Mundial guardada na cabeça e, quando vi este postal e li que era de Carnac, soube imediatamente que era de um sítio arqueológico francês classificado este ano. Os Megalitos de Carnac e das margens de Morbihan, na Bretanha, apresentam uma densa concentração de estruturas megalíticas construídas durante o período Neolítico (c. 5000–2300 a.C.).
Com 7000 anos, os alinhamentos megalíticos de Carnac são mundialmente famosos e um dos centros mais importantes da pré-história europeia existente. A singularidade dos megalitos de Carnac reside nos seus alinhamentos extraordinários e na sua enorme quantidade; este é o maior conjunto de menires deste tipo no mundo.
As pedras estão dispostas por ordem decrescente e cada alinhamento termina num círculo de pedras megalíticas, umas mais visíveis do que outras.
Por que razão estas pedras foram erguidas e alinhadas? Existem muitas teorias que tentam explicar a origem dos alinhamentos, entre as quais a de que se tratava de monumentos religiosos, relacionados com a adoração da lua ou do sol, ou com o calendário agrícola. Uma lenda diz mesmo que eram um exército romano transformado em pedra! Mas a sua origem continua a ser um mistério. Os vestígios deste período pré-histórico sugerem, no entanto, que tinham uma função sagrada e funerária.
Os sítios estão divididos em três campos de menires. O sítio de Ménec localiza-se a oeste de Carnac. É o ponto de partida dos sítios, onde se encontra a "Maison des Mégalithes", centro de recepção e informação dos sítios megalíticos.
Este grupo é constituído por 1050 pedras alinhadas em 11 filas. Uma série de filas mais ou menos paralelas onde os megálitos estão regularmente espaçados. O sítio de Ménec estende-se por mais de 1 km e é o grupo mais representativo de menires.
O sítio inicia-se com um cromeleque composto por 71 blocos, onde foi construída a aldeia de Ménec. Toul Chignan fica a leste do campo de Ménec e colide com uma muralha circundante.
Sem comentários:
Enviar um comentário