quinta-feira, 31 de julho de 2025

Parque Nacional de Vatnajökull - Islândia

Quando o Miguel me disse que ia viajar para a Islândia, pedi-lhe que me enviasse um postal do Parque Nacional de Vatnajökull, o único património da UNESCO que ainda me faltava do país. Enviou-me não um, mas dois, um enviado de lá e o outro quando chegou a casa. 

O Parque Nacional de Vatnajökull é o maior parque nacional da Islândia, cobrindo 13% do país, e é um dos maiores parques nacionais da Europa. 
O Parque Nacional de Vatnajökull é único a nível global devido à sua história geológica, em grande parte marcada pelo prolongado conflito entre o fogo e o gelo. Muitos lugares podem orgulhar-se de vulcões ou glaciares, e alguns até possuem ambos, mas em nenhum outro lugar se pode testemunhar a luta travada entre os limites das placas, a pluma do manto e os glaciares do planalto como no Parque Nacional Vatnajökull. A interação entre estes fenómenos e outros fatores de modelação do solo resultaram na criação de um ambiente natural em constante mudança e com um caráter mais diverso do que qualquer outra área definida no mundo. O Parque Nacional de Vatnajökull oferece a oportunidade de experienciar a formação da Terra em tempo real. 
O parque foi incluído na Lista do Património Mundial da UNESCO a 5 de julho de 2019 devido às suas características naturais únicas.
 
Jökulsárlón é uma lagoa glaciar, recentemente designada como parte do Parque Nacional Vatnajökull. As suas águas calmas e azuis são um espetáculo imperdível, uma vez que está pontilhada por icebergues da orla de Breiðamerkurjökull, parte do glaciar Vatnajökull. A lagoa flui por uma passagem estreita para o Oceano Atlântico, proporcionando uma vista espetacular dos grandes pedaços de gelo na praia de areia negra. No inverno, a lagoa repleta de peixes alberga inúmeras focas, que a visitam para uma refeição fácil. Focas curiosas podem ser vistas durante todo o ano a aquecer-se nos icebergues de tom azul. 

Photo: Hörour Finnbogason
Dettifoss é a cascata mais poderosa da Europa. O seu enorme poder pode ser sentido se encostar a mão a uma rocha junto à cascata; ela vibra! A queda de água tem 44-45 m de altura e cerca de 100 m de largura. Em termos geológicos, a Islândia é um país jovem. Entre as características deste jovem país estão as inúmeras quedas de água que ainda não erodiram os aterros no seu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário