domingo, 2 de fevereiro de 2025

Abadia de Pannonhalma - Hungria

 Existem oito Patrimónios Mundiais na Hungria. A Abadia Beneditina Milenar de Pannonhalma e o seu Ambiente Natural foram adicionados à lista do WHS em 1996.   
Estes dois postais foram enviados pela Joanna. 
 

O mosteiro da Ordem Beneditina em Pannonhalma foi fundado em 996 na Hungria Ocidental e teve um papel importante na difusão do cristianismo na Europa Central medieval. O mosteiro apresenta uma estratificação de diferentes estilos arquitetónicos e vários edifícios.

 

Entre estes edifícios: uma escola (a primeira escola fundada no país), o complexo monástico – lar dos monges cuja vida ainda se baseia na Regra de São Bento ‘Ora et labora’ -, os pontos de acolhimento turístico e as instalações de hospitalidade, a Capela de Nossa Senhora, a Capela do Milénio e os jardins botânico e de ervas. 
A biblioteca do mosteiro também preserva o documento mais antigo sobrevivente em língua húngara, a Carta da Abadia Beneditina de Tihany, que remonta a 1055. 
A área circundante, coberta por florestas com espécies florais raras e protegidas e lar de muitos pássaros canoros, complementa de forma estética o mosteiro milenar feito pelo homem.
 
A Arquiabadia de Pannonhalma e a o seu meio envolvente são o testemunho vivo da história milenar do mosteiro beneditino, que se tornou um lugar de educação, cultura, ecumenismo e encontro. A comunidade de monges ainda hoje funciona e sustenta com dedicação contínua um dos centros vivos da cultura europeia.

Castelo de Buda - Hungria

A Hungria deve ser um dos países europeus de onde recebo menos postais. Foi uma surpresa receber um cartão oficial de lá na semana passada, apenas o meu 3º postal oficial deste país.
Quando recebi os meus primeiros postais de Budapeste em 2007, estava longe de imaginar que 11 anos depois visitaria a cidade e veria estas vistas. A cidade é uma das cidades que gostaria de visitar novamente.  
 
A Colina do Castelo é um dos mais importantes centros históricos e culturais da capital húngara. Situado a 70 metros acima do Danúbio, esta área está classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1987.  
Desde o século XIII que o Castelo de Buda serviu de residência aos reis húngaros. A estrategicamente defensável Colina do Castelo de Buda assistiu a uma sucessão de governantes, desde monarcas húngaros a turcos, Habsburgos, alemães e soviéticos.
 

HU-229655, enviado pela Maria.
O Castelo de Buda é um dos marcos mais emblemáticos da história húngara, com a sua característica cúpula visível de longe no topo da Colina do Castelo.  
Ao longo dos séculos, este palácio foi reconstruído e ampliado diversas vezes, servindo não só como residência real, mas também como cenário de acontecimentos históricos significativos. Durante a ocupação otomana, o castelo foi quase totalmente destruído, mas os governantes Habsburgos fizeram esforços para o repor no seu esplendor original. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial causou mais uma vez danos severos. Na segunda metade do século XX, um extenso restauro trouxe o castelo de volta à vida. Hoje, o complexo prospera como um centro cultural moderno.
 

No interior do Castelo de Buda, os visitantes podem visitar a Galeria Nacional Húngara, o Museu de História de Budapeste, o Salão de Santo Estêvão e a Biblioteca Nacional Széchényi. O terraço em frente ao palácio oferece vistas panorâmicas da capital húngara.