Não foi assim há muito tempo que recebi o meu primeiro postal do Chade, que era de um local UNESCO. O mês passado recebi um segundo postal de lá, também de um local na lista do Património Mundial e também enviado pela Svenja.
Os Lagos de Ounianga e o Maciço Ennedi são os dois único locais UNESCO deste país africano.
Os Lagos de Ounianga encontram-se no coração do Deserto do Saara, numa área do norte do Chade que não recebe mais de 2 mm de chuva anualmente. Dependem de um abastecimento subterrâneo de água “fóssil” que chegou à área em tempos antigos, quando o clima do Saara era muito mais húmido do que é hoje.
Os lagos estão situados numa bacia rasa abaixo de falésias e colinas de arenito, de onde flui a antiga água. Notavelmente, este sistema hidrológico único é capaz de sustentar os maiores lagos permanentes de água doce encontrados num ambiente desértico tão árido.
São 18 lagos ao todo, em dois grupos separados por cerca de 40 km. Eles variam muito em composição química, sendo alguns tão salgados que só conseguem sustentar as formas de vida mais básicas, enquanto outros são frescos o suficiente para fornecer habitat para plantas aquáticas, peixes e uma diversidade de outras espécies.
Sem comentários:
Enviar um comentário