segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Forte da Graça - Elvas

Foi em 2012 que Elvas entrou para a lista do Património Mundial e foi nesse mesmo ano que lá fui participar num encontro de Natal. Na altura não foi possível visitar este forte por estar encerrado devido a necessárias obras de requalificação. Só em 2015 reabriu as portas ao público. 
Quem quiser visitar o forte optando por uma visita guiada, pode fazê-lo com a Alice, quem me enviou o maravilhoso 1º postal e que trabalha no forte há 2 anos. O 2º postal foi enviado pelo Eurico. 

© Sergiy Scheblykin 2016 * Iberian Landscapes
PT-541987, enviado pela Alice.
Também conhecido por Forte Conde de Lippe, o Forte da Graça situa-se no monte com o mesmo nome, um dos mais altos da região e de grande importância estratégica-defensiva, a cerca de 1km de distância a norte da cidade de Elvas. 
Esta obra-prima da arquitectura militar Europeia foi mandada construir pelo rei D. José I, iniciando-se os trabalhos de construção em 1763, sendo inaugurado em 1792, já no reinado de D. Maria I. 
Erguido numa zona que vinha sofrendo muito com os ataques inimigos, nomeadamente das forças Espanholas, o Forte da Graça resistiu ao ataque das tropas espanholas durante a Guerra das Laranjas (1801), e ao bombardeamento infligido pelas tropas francesas do general Soult, no contexto da Guerra Penins.ular (1811). 

O Forte da Graça é constituído por três linhas de defesa, incluindo no seu interior diversas dependências, como casernas, capela, a casa do governador, uma grande cisterna, canhoeiras, entre muitas outras. 
Parte integrante da Praça-forte de Elvas, cidade que desde cedo se tornou um importante bastião estratégico, o Forte da Graça foi construído no local onde antes de encontrava a antiga Ermida de Santa Maria da Graça, e está classificado desde 1910 como Património Nacional. - in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-forte-da-graca-20171

Sem comentários: