Por vezes os postais oficiais podem revelar-se uma verdadeira surpresa. Foi o que aconteceu esta semana. Recebi um envelope do Claus "elbe", cuja letra reconheci logo, e lá dentro estavam estes 2 postais mexicanos, os 2 de locais unesco novos. Pensei que fosse mais uma das surpresas dele mas neste caso tratou-se de uma surpresa oficial. No 1º postal está o Templo de Kukulcán e no 2º a Universidade Nacional Autónoma do México.
DE-948671, enviado pelo Claus.
"O Templo de Kukulcán foi construído no século XII d. C., pelos maias itzáes na antiga cidade de Chichén Itzá, no território pertencente ao estado mexicano do Iucatã. É uma das principais estruturas do lugar.
O seu desenho tem uma forma geométrica piramidal e conta com nove níveis ou patamares, quatro fachadas principais, cada uma com uma escadaria central, e um patamar superior terminado por um templo. Esta construção rendeu culto ao deus maia Kukulcán. Conta também com motivos que simbolizam os números mais importantes utilizados no calendário Haab (calendário solar agrícola), o calendário Tzolkin (calendário sagrado) e a roda calendárica. Cada uma das suas faces alinha-se com um dos pontos cardeais, e os 52 painéis esculpidos na suas paredes referem os 52 anos do ciclo de destruição e reconstrução do mundo, segundo a tradição maia.
O alinhamento da construção da pirâmide permite observar diversos fenómenos de luz e sombra, os quais ocorrem cada ano no seu próprio corpo durante os equinócios e solstícios. Assim, as grandes esculturas de serpentes emplumadas, que guarnecem a escadaria Norte, devido à forma como as suas sombras se projectam, parecem mover-se durante os equinócios da primavera e do outono.
Em 1988 a Unesco declarou a cidade maia de Chichén Itzá como Património da Humanidade." - in: wikipédia
"O Campus Central da Cidade Universitária da UNAM, na Cidade do México, é um Património Mundial da Unesco desde 2007.
O conjunto de edificios, instalações de desporto e de espaços abertos do Campus Central da Cidade Universitária da UNAM foram construídos de 1949 a 1952, por mais de 60 arquitectos, engenheiros e artistas que estiveram envolvidos no projecto. O Campus constitui agora um exemplo único do modernismo de integramento urbano do século XX, e uma arquitectura, engenharia, desenho de paisagem e belas artes com referência a tradições locais, especialmente ao passado pré-hispânico do México. O complexo representa valores sociais e culturais de significado universal e é um dos mais importantes icones da modernidade da América Latina." - in: wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário