A Grande Barreira de Coral é o maior refcife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.
Apesar de ser considerada a maior construção feita por seres vivos, a Grande Barreira de Coral (GBC) não é uma estrutura única. Na realidade, é constituída por mais de 2.900 recifes de coral e 940 ilhas, independentes.
Este conjunto estende-se ao longo de cerca de 2.000 km e cobre uma área aproximada de 350.000 km2 - cerca de 3 vezes a de Portugal. É tão grande, que é possível avistá-la do espaço.
A GBC separa a linha de costa do NE australiano, do mar. Entre a GBC e a terra, estende-se uma longa lagoa de águas calmas. Durante todo o ano, as suas águas quentes e límpidas mantêm-se acima dos 21º C.
Os corais que crescem na parte da lagoa são delicados e frágeis. Os que crescem do lado exterior, exposto à acção directa das ondas e correntes, são mais robustos e resistentes.
Estima-se que a GBC se tenha começado a formar no fim da última glaciação, há cerca de 20.000 anos. Nesta zona da Austrália, o mar invadiu as regiões costeiras e o seu nível subiu quase 120 m. As condições ambientais aqui criadas, permitiram o crescimento dos primeiros corais.
Ao longo do tempo, os seus esqueletos de carbonato de cálcio sobrepuseram-se e foram cimentados por algas calcárias. De tal modo, que a extensão dos recifes foi aumentando progressivamente. Isto permitiu o estabelecimento de uma das comunidades biológicas mais ricas do planeta, análoga às florestas tropicais húmidas.
De facto, a variedade da vida aqui existente é extraordinária, incluindo mais de 400 espécies diferentes de corais, 4.000 de moluscos, 1.500 de peixes, 6 de tartarugas, 35 de aves marinhas e 23 de mamíferos marinhos.
As maiores ameaças para a GBC são os tufões, o lixiviamento (coral bleaching) e a estrela-coroa-de-espinhos (Acanthaster planci). A acção directa do homem é minima, uma vez que, nesta zona, a densidade populacional é baixa e o esforço de pescaé reduzido.
Em 1975, foi criado o Great Barrier Reef Marine Park, responsável pela supervisão da Grande Barreira de Coral. A UNESCO declarou-a Património da Humanidade em 1981. - in: http://www.oceanario.pt/cms/1286/
Sem comentários:
Enviar um comentário