Kinderdijk foi um dos muitos locais que conheci graças aos postais e foi uma das principais razões para ir até à Holanda pela 1ª vez. Nunca tive grande interesse por moinhos, não os temos aqui para estes lados, mas depois de ter visitado o local uma vez e ter ido à Holanda duas, agora sou uma grande fã.
Kinderdijk está classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1997 e na página da UNESCO pode ler-se o seguinte:
© Aad Schenk
NL-2234384, enviado pela Martha.
A Rede de Moinhos de Kinderdijk-Elshout é um grupo de edifícios numa paisagem artificial excepcional, na qual a batalha de séculos do povo holandês para drenar partes de seu território e protegê-lo contra novas inundações, é dramaticamente demonstrada pela sobrevivência de todos os principais elementos do complexo sistema desenvolvido para esse fim.
NL-4610496, enviado pela Janneke.
A construção de obras hidráulicas para a drenagem de terras para agricultura e assentamento começou na Idade Média e continuou ininterruptamente até os dias actuais.
A propriedade ilustra todas as características típicas associadas a esta tecnologia: pólders, drenagem alta e baixa e canais de transporte para águas supérfluas de pólder, aterros e diques, 19 moinhos de drenagem, 3 estações de bombeamento, 2 comportas de descarga e 2 casas de montagem de pranchas de água.


1 comentário:
Vim visitar o teu blogue, muito original, porque o vi referido no jornal "Público" de hoje sábado, dia 1 de Setembro, no suplemento Digital, pág 16 , em Manias 2.0 artº Postcrossing de Joana Amaral Cardoso. Parabéns! Pena não ter sabido antes das férias... Ter-te-ia mandado vários postais... Fica para a próxima... Beijos.
Enviar um comentário