Depois de duas semanas sem qualquer postal, esta semana recebi alguns, incluindo 4 postais muito desejados e aguardados de locais UNESCO que ainda me faltavam. A Helena enviou-me este de uma floresta de faias na Rep. Checa e com ele tenho todos os locais UNESCO do país.
As Florestas de Faias das Montanhas Jizera, inscritas na lista da UNESCO em Julho de 2021, localizam-se na parte norte da República Checa (região de Liberec, norte da Boémia), perto da fronteira checo-poloca.
Estas florestas são uma das últimas florestas de faias de montanha da Europa quase intocadas pelas pessoas.
As florestas de faias das montanhas Jizera, cobrem uma área de cerca de 27 kms quadrados na encosta nordeste das montanhas Jizera.
A área é notável pelas florestas mistas e de faias em encostas íngremes com geomorfologia única. A inacessibilidade das encostas das montanhas foram uma vantagem para as florestas. As pessoas preferiam extrair madeira nas encostas de mais fácil acesso e não se aventuravam no lado norte das montanhas. Graças a isso as florestas permaneceram quase intocadas pela atividade humana e evoluíram com base em princípios naturais. A parte interna mais valiosa tem cerca de dez kms quadrados e está rodeada por uma zona de protecção de cerca de dezassete kms. As árvores mais antigas destas florestas têm 350 anos; muitas das faias têm cerca de cem anos – a floresta cresce e morre naturalmente.
O nome engana um pouco: embora sejam oficialmente chamadas de florestas de faias, não são só as faias que ali crescem. Nas florestas mistas também se encontram sorveiras e tílias, e na parte inferior crescem carvalhos e abetos, alguns com mais de duzentos anos.
As partes mais bem preservadas e valiosas da Área de Paisagem Protegida das Montanhas Jizera são o lar de muitos animais e plantas raros. Uma parte da reserva é uma área totalmente sem intervenção, onde a natureza é deixada à sua própria evolução espontânea. É uma floresta primitiva única da Europa Central, no verdadeiro sentido da palavra.