segunda-feira, 21 de abril de 2014

TW-1227325 & TW-1227347

A Iris é de Taiwan e tem 2 contas no postcrossing e é isso que explica o facto de ela ter recebido a minha morada 2 vezes no mesmo dia e eu ter recebido 2 postais dela no mesmo dia com ID's diferentes. 
Ela esteve em Roma o ano passado e escolheu enviar estes dois postais com monumentos bem conhecidos da cidade.

TW-1227325, enviado pela Iris.
O Arco de Tito é um arco triunfal do século localizado na Via Sacra, Roma, a sudeste do Fórum Romano. Foi construído em 82 d.C. pelo Imperador Romano Domiciano, logo após a morte do seu irmão mais velho Tito, para comemorar as vitórias de Tito, incluindo o Cerco de Jerusalém em 70 d. C.
Este arco serviu de modelos para a construção de muitos dos arcos do triunfo erguidos desde o século XVI, sendo o mais famoso, o Arco do Triunfo em Paris, concluído em 1836.

TW-1227347, enviado pela Iris. 
O Coliseu é o maior anfiteatro do mundo e é considerado a maior atracção turística de Roma mas talvez não saibam que:
* tem mais de 80 entradas e pode acomodar 50 000 espectadores:
* acredita-se que mais de 500 000 pessoas tenham perdido a vida e mais de um milhão de animais selvagens tenham sido mortos durante os jogos de humanos vs animais;
* as últimas lutas de gladiadores aconteceram em 435 a. C.;
* os romanos tinham entrada grátis no Coliseu e eram alimentados durante os espectáculos;
* os festivais e os jogos no Coliseu podiam durar até 100 dias;
* por vezes o Coliseu era inundado para os romanos aí realizarem batalhas navais como forma de entretenimento;
* muitos desastres naturais causaram vários danos na estrutura do Coliseu mas foram os terramotos de 847 a. C. e 1231 a.C. que causaram a maior parte dos danos que podemos ver hoje em dia;
* o nome original do Coliseu era Anfiteatro Flaviano em honra da Dinastia dos Imperadores Flávios;
* o Coliseu foi construído por 3 razões: foi uma oferta da Dinastia Flávia aos cidadãos de Roma para assim aumentar a sua popularidade, para servir de palco a várias formas de entretenimento e mostrar ao mundo as técnicas de engenharia romanas. 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

IT-266744

Foi há quase 4 anos que eu a Joaninha demos um salto desde Roma até Nápoles. Uma das coisas que eu queria ver na cidade era o Vesúvio. Vi-o, tirei fotos e comprei postais, um deles igualzinho a este que recebi há dias. Não fico nada chateada por receber um postal repetido, é muito melhor tê-lo com selo e escrito em italiano do que em branco.

Daniele Minopoli Editore
IT-266744, enviado pela Betty.
O Monte Vesúvio passou por oito grandes erupções nos últimos anos 17.000. A erupção de 79 DC é uma das erupções antigas mais conhecidas no mundo e pode ter matado mais de 16.000 pessoas. Cinza, lama e pedras desta erupção enterraram as cidades de Pompeia e Herculano. Pompéia é famosa pelos os moldes de cinza que cobriu as vítimas das erupções. As vítimas sufocaram com as cinzas no ar, que em seguida os cobriu e preservou incríveis detalhes das suas roupas e rostos.
A partir de 1631, o Vesúvio entrou num período de constante actividade vulcânica, incluindo fluxos de lava e erupções de cinza e lama. Violentas erupções no final dos anos 1700, do século XIX e início do século XX criaram mais fissuras, fluxos de lava, cinzas e explosões de gás. Estas danificaram ou destruíram muitas cidades ao redor do vulcão e às vezes mataram; a erupção de 1906 causou mais de 100 feridos
A erupção mais recente foi em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Causou grandes problemas para as forças aliadas recém chegadas à Itália, quando cinzas e rochas da erupção destruíram os aviões e forçaram a evacuação numa base aérea nas proximidades.

DE-3070715

Outro oficial da Alemanha mas este é mesmo um postal alemão. A cidade de Oldenburg situa-se no estado na Baixa Saxónia. 

© Schöning GmbH & Co. KG 
DE-3070715, enviado pelo Sven.
O edifício amarelo é o Palácio de Oldenburg.
O local onde se encontra o palácio foi outrora o local de um castelo muralhado.  O palácio tal como agora está foi construído pelo Conde Anton Günther (1583-1667). De 1607 de 1615, o castelo medieval foi convertido num palácio de estilo renascentista. A partir daí serviu como residência de todos os condes e grão-duques da cidade.
A aparência do palácio mudou frequentemente ao longo dos séculos seguintes.
Desde 1921 faz parte do Museu da Arte e da História da Arte. 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DE-3070941

O ID é alemão mas a praia é espanhola, ou seja, este é um postal espanhol, ou pelo menos a mostrar uma praia espanhola, enviado da Alemanha. 

© mauritius images / Tolo Balaguer
DE-3070941, enviado pelo "hot2121".
A Cala del pilar é uma das praias mais inacessíveis de Menorca. A areia é dourada e a água é muito limpa. Por se encontrar numa zona de protecção marinha, é proibido pescar. 

domingo, 13 de abril de 2014

Santuário de Fátima

Há dias recebi este postal enviado pelo Dúlio mas mais importante que dizer que o postal foi enviado por ele, é dizer que esta bela foto foi tirada por ele. É mesmo uma bela fotografia e bem merece ser um postal.

Tal como a Capelinha das Aparições, a Basílica foi construída para corresponder ao pedido expresso de Nossa Senhora “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário...” (13 de Outubro de 1917).
Ergue-se no local onde, em 13 de Maio de 1917, os três Pastorinhos brincavam (...).

O projecto foi concebido pelo arquitecto holandês Gerardus Samuel van Krieken e continuado pelo arquitecto João Antunes.
A 13 de Maio de 1928 foi benzida a primeira pedra pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes de Conceição Santos. A sagração foi a 7 de Outubro de 1953.
O título de “Basílica” foi-lhe concedido por Pio XII, pelo breve “Luce Superna”, de 11 de Novembro de 1954.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.
A torre sineira, erguida ao centro da fachada, tem 65 metros de altura, é rematada por uma coroa de bronze, de 7.000 quilos, construída na Fundição do Bolhão, Porto, e encimada por uma cruz iluminada que, de noite, se avista a longa distância. - in: http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=42324

Solar da Família Costa Faro - Mangualde

O correio andava lento, eram poucos os postais a chegar mas esta última semana já se pareceu mais com a normalidade a que estou acostumada. Chegaram postais todos os dias e a sexta-feira foi mesmo um dia excelente. Entre os vários postais que chegaram, estava este de Mangualde enviado pela Sofia. 

Desenho de Jorge Braga da Costa
Este é um desenho do Solar da Família Costa, construído no século XVIII na freguesia de Santo Amaro de Azurara. 

sábado, 12 de abril de 2014

Castelo de Penedono

Há exactamente 3 anos fui passear com uma amiga até Trás-os-Montes. Fomos de carro e passámos por imensos locais. O 1º local onde parámos foi precisamente Penedono. Há imenso tempo que queria visitar o castelo e essa foi a oportunidade perfeita. 
E castelo é muito bonito e tirei várias fotos. Também comprei postais, que aliás são bem baratos (alguns) no posto de turismo. Este não foi comprado por mim, foi enviado pela Margarida! Devo dizer que é um dos meus postais favoritos.