segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Saragoça - Espanha

A Manuela já me enviou alguns postais de Saragoça, este mostra a imagem de Nossa Senhora do Pilar e uma vista da cidade com o rio Ebro atravessado pela Ponde de Pedra, a Basílica de Nª Srª do Pilar e à esquerda a torre da Catedral de São Salvador. 

Ediciones Arribas
A cidade de Saragoça ostenta os títulos de Muy Noble, Muy Leal, Muy Heroica, Muy Benéfica, Siempre Heroica e Inmortal, que provêm da sua resistência perante o exército francês durante a Guerra da Independência.  

Aveiro

Antes do postal de Sesimbra, a Margarida já me tinha enviado todos estes postais de Aveiro. Já andei várias vezes por Aveiro e é uma cidade que gosto bastante. 

Nestes postais estão as imagens de marca da cidade, o Canal Central, os moliceiros, a Ponte de Carcavelos, a estação, os ovos moles, as salinas, a antiga fábrica de cerâmica Jerónimo Pereira Campos, agora um centro cultural e ainda as casinhas coloridas da Costa Nova. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Castelo de Sesimbra

Há poucas semanas a Margarida foi passar um fim-de-semana a Sesimbra. Eu passei por Sesimbra em Setembro mas o tempo não convidou sequer a sair do carro. Contudo, já lá passei umas férias há uns anos atrás. Visitei o castelo mas não me lembro de grande coisa. Devia fazer como a Margarida e ir passar uns dias lá para reavivar a memória. 
Obrigada Margarida, mais uma vez, pelo postal.

© Atlanticpost
No contexto da reconquista cristã da Península Ibérica e expansão do território português, D. Afonso Henriques conquistou o castelo de Sesimbra em 1165, mas voltaria a cair nas mãos dos árabes, para só em 1200, no reinado de D. Sancho I, ser definitivamente conquistado.   Este castelo foi perdendo importância ao longo dos séculos, e a povoação foi-se transferindo para a zona do porto, sobretudo a partir do desenvolvimento da construção naval, na época dos descobrimentos portugueses, época em que D. Manuel I, mandou construir junto à praia, o forte de São Valentim, que viria a ser substituído, no século XVII, após a sua ruína, pelo Forte de São Tiago.  Com a guerra da restauração da independência portuguesa, em 1648, D. João IV, mandou reparar o castelo e fazer a sua adaptação ao uso de artilharia. Classificado como Monumento Nacional, está bem conservado, apesar dos danos causados pelo terramoto de 1755, dado que já foi alvo de obras de restauro. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-sesimbra-14108

Velhotas

Aqui estão mais duas contribuições do Eduardo e do Tiago para a minha colecção de velhotes. 

 Centro de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Esta senhora bem idosa, é uma fiandeira de linho de Pêrre, uma aldeia no concelho de Viana do Castelo.

Bem no sul do país fica o Museu Regional do Algarve, em Faro, um museu etnográfico onde se encontra típica lareira algarvia. 

Encontro de Natal

Este ano o Encontro de Natal Postcrossing realizou-se no fim-de-semana de 7 a 8 de Dezembro em Palmela, com passagens por outros locais da região, incluindo a casa da Gracinha, onde consta ter havido muita diversão. 
Eu não fui mas recebi estes dois postais enviados pelo Zé e pela Gracinha, assinados também pela Ninocas, pela Paula, pela Joana e pela Rita Oliveira. 

 Papyrus - edição de postais - www.papyrus.com * Design: João Nogueira
Este é um dos seis postais de Natal que o pessoal do postcrossing mandou fazer à Papyrus. Todos eles foram idealizados pelo João Nogueira, que fez um excelente trabalho. 
Apesar de a aletria ser considerada uma sobremesa típica do Natal, na minha casa não o é, aliás, acho que nunca se fez aqui em casa. O único local onde como aletria é mesmo no trabalho. 
Se alguém quiser experimentar fazê-la, aqui fica a receita:
Ingredientes:
150 g aletria
5 dl leite
200 g açúcar
50 g manteiga
4 gemas de ovo
1 limão
Preparação: 
  1. Ponha água a ferver numa caçarola.
2. Desfaça as "madeixas" da aletria e introduza-a na caçarola deixando cozer durante 5 minutos.
3. Aqueça o leite com a casca fina do limão. Vá deitando o leite aos poucos na caçarola com a aletria, que deve estar em lume brando, mexendo sempre.
4. Junte a manteiga e depois o açúcar.
5. Bata as gemas e adicione-lhes um pouco de leite. Retire a aletria do lume juntando-lhe as gemas cuidadosamente.
6. Leve de novo ao lume, por mais 2 minutos.
7. Ainda quente, deite a aletria numa travessa. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com canela. - in: 

Mª da Graça Mendes
A Gracinha também fez uma encomenda à Papyrus. Mandou fazer estes postais com os selos comemorativos do Ideário Republicano. 
Embora a República tenha sido implantada em 1910, no fim de 1908 a Câmara Municipal de Lisboa estava já a cargo do Partido Republicano Português, que vencera as eleições municipais de 1 de Novembro, transformando a capital portuguesa numa das primeiras capitais republicanas da Europa.
 O primeiro centenário dessa vereação é tema para um dos oito selos que recordam os grandes objetivos do Ideário Republicano para a modernização do país. Os outros são dedicados à Escola Republicana, à Industrialização, à Habitação, à Modernização do Estado, ao Registo Civil, à Saúde Pública e à Participação Cívica.
O ideário republicano em Portugal passou sobretudo pelo projecto de uma nova cidadania e foi profundamente marcado pelas grandes clivagens da viragem para o século XX: a redefinição dos símbolos nacionais num clima de mobilização nacionalista, a laicidade do Estado, o aprofundamento do parlamentarismo ou o alargamento da participação e dos direitos políticos e sociais marcaram os programas políticos dos fundadores da Iª República.
Os republicanos participaram também no mais abrangente magma cultural dos ideais de modernização da sociedade portuguesa, que chega aos finais do século XIX com enormes factores de atraso: uma fraca e incipiente industrialização, uma altíssima taxa de analfabetismo ou uma ruralidade muito marcante. - in: http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/institucional/imprensa/imprensa/noticia28.html

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

PT RR - Grupo 87 * Castelos

Palácios e/ou castelos de Portugal, França e Marrocos. 

© Foto: Nuno Trindade © Casa dos Postais - www.casadospostais.com
Já vi imensos postais do Palácio da Pena, tenho uns quantos mas este postal nunca tinha visto e é maravilhoso. A Vitória escolheu um belo postal. 

Photo: P. Morales
A Joana é uma portuguesa a viver em França há um ano e enviou este postal do Castelo de Malle, situado no departamento de Gironde, região da Aquitaine. 
O Château de Malle é um monumento histórico classificado e uma residência cercada
por jardins em estilo italiano. Foi construído no início do século XVII por Jacques
de Malle, descendente de uma antiga família Preignac e presidente do Parlamento de Bordéus. O Château manteve-se na mesma família, sem nunca mudar de mãos. A propriedade goza, entre outras coisas,  de uma situação geográfica privilegiada e possui vinhas que se estendem pelas localidade de  Preignac, Toulenne e Fargues. Também está situada entre duas áreas de denominação controlada de origem, ou seja, Graves e Sauternes. Além disso, a excelente qualidade do vinho doce de Château de Malle foi reconhecida por decreto Imperial.

Colecção de Aguarelas de Alberto Sousa (in Arquivo Militar)
Esta é uma aguarela do castelo de Arzila, uma cidade do noroeste de Marrocos, por onde os portugueses andaram e este castelo é testemunha dessa herança deixada pelos nossos antepassados. 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CA-391926

Oficial do Canadá. 

Photo by Schrembi
CA-391926, enviado pela Linda.
A Linda enviou-me este postal da Igreja Anglicana de S. Tomás em Whitby, na província de Ontário. 
Esta é uma das igrejas anglicanas mais antigas da região. Foi construída em 1869 e foi projectada por um arquitecto, (algo pouco comum para uma igreja de uma pequena localidade) Henry Langley, que também desenhou outros edifícios históricos na área. O sino foi adicionado em 1873.