quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cidades espanholas

Há uns meses voltei a fazer mais uma troca com o Luís e estes são 3 dos 6 postais que ele me enviou. Neste caso são postais de 3 comunidades diferentes, Cantábria, Catalunha e Andaluzia. 

 © Fisa - Escudo de Oro, S. A. 
Este é o edifício da Câmara Municipal de Castro Urdiales. Esta é uma cidade costeira, situada na Baía da Biscaia. 
O edifício foi construído no século XVI em estilo neoclássico. 

 Postales Internacional Color
Pals é uma vila medieval na Catalunha. 
centro histórico da vila encontra-se uma torre românica medieval, construída entre os séculos XI e XIII, conhecida como a Torre de les Hores (torre das horas).
O bairro gótico da cidade foi substancialmente restaurado e ruas empedradas, arcos, fachadas com janelas em arco e varandas de pedra.

El Olivo Editora y Distribuidora * Foto: J. Marc Linares
Este é o meu 2º postal de Jaén. O 1º mostrava a catedral, este mostra parte do castelo de Stª Catalina. 
No local onde está o castelo, já existiram outras 3 fortalezas. 
O origem do castelo data do século VIII quando era uma fortaleza árabe, no entanto a construção actual é cristã, iniciada após a conquista da cidade por Fernando III de Castela em 1246. 
O tem ligação com a cidade de Jaén através de uma passagem.
Actualmente este castelo é um Parador Nacional. 

Estava a assar sardinhas....

A Vitória também quis contribuir para a minha colecção de velhotes. E com mais este postal, resolvi finalmente actualizar o meu álbum relativo a esta colecção; ainda não tenho muitos postais, mas pouco a pouco os velhotes vão aumentando. 

Foto: Hector Christiaen © 2008 - Edições 19 de Abril: 58 *   
E o que é que eu posso dizer sobre este postal?? Não muita coisa, apenas que se trata de um senhor a assar sardinhas algures em Lisboa.

Douro

Margarida enviou-me este postal do Douro em Agosto, as vindimas foram feitas em Setembro e só agora, no fim de Outubro é que eu o coloco aqui! 
Este postal é um belo exemplo da beleza desta região. 

www.touaqui.pt
 “Não se vê por que maneira, este solo é capaz de dar pão e vinho. Mas dá. Nas margens de um rio de oiro, crucificado entre o calor do céu que de cima o bebe e a sede do leito que de baixo o seca, erguem-se os muros do milagre. Em íngremes socalcos, varadins que nenhum palácio aveza, crescem as cepas como os manjericos às janelas. No Setembro, os homens deixam as eiras da Terra-fria e descem, em rogas, a escadaria do lagar de xisto. Cantam, dançam e trabalham. Depois sobem. E daí a pouco há sol engarrafado a embebedar os quatro cantos do mundo.” - (Miguel Torga, in Portugal)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cacela Velha

A queridíssima Ninocas passou pelo Algarve e enviou-me este belo posta de lá, o meu 1º  postal desta localidade pertencente ao concelho de Vila Real de Stº António. 

 Foto © Art & Concept: Gustav A. Wittich | © Edição Vistal
A actual Igreja Matriz de Cacela-Velha foi edificada em 1518 sobre as ruínas da primitiva construção medieval, dos fins do século XIII, da qual conserva uma pequena porta lateral ogival, virada a norte. Fortemente danificada pelo terramoto de 1755, foi reconstruída em 1795.
A igreja ocupa uma posição invejável, desfrutando-se do seu adro um amplo panorama sobre a ria Formosa a seus pés e estendendo-se a perder de vista para poente. - in: wikipédia

domingo, 27 de outubro de 2013

As férias da Vitória

A Vitória esteve de férias o mês passado e estes postais são quase um diário das suas viagens, desde os Açores, passando por Castelo de Vide e ainda uma visita a Cáceres em Espanha. 

© Fotografia: J. A. R / Publiçor
O 1º destino da Vitória e do marido foi a ilha de Santa Maria dos Açores, de onde enviou este postal da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, na freguesia do Santo Espírito. É um templo barroco que data do século XVI. 

© www.veracor.pt
 No regresso de Santa Maria para o continente fizeram escala em São Miguel, e claro, a Vitória aproveitou para comprar e enviar postais. Para além do postal ser muito bonito, com a Lagoa das Sete Cidades e vaquinhas, tinha de ser bonito, o selo é especial, ou melhor, muito especial. O casalinho é a Vitória e o marido Vítor e a foto foi tirada durante a lua de mel deles em 2009, lá em São Miguel, e tal como no postal, na Lagoa das Sete Cidades. 

© Fotógrafo: Modesto Galán
Para terminar as férias foram até Espanha visitar Cáceres, uma cidade que está na minha lista. Para além da Torre das Cegonhas, da qual já tenho um postal, o postal mostra também a Igreja de São Mateus. A igreja foi construída sobre as ruínas de uma mesquita árabe no século XVI. Foi remodelada por diversas vezes, sendo a última no século XX. É do estilo gótico tardio espanhol, o Plateresco. - in: wikipédia

sábado, 26 de outubro de 2013

Velhotes

Dois dos meninos do forum, o Tiago e o Eduardo, fizeram-me uma surpresa e enviaram-me estes postais super fofos para a minha colecção de velhotes. Gostei muito deles! 

 Edição: Foto Quatro, LDA ® * Foto: Jorge Corte Real ©
Não conhecia de todo este postal. A velhota tem um ar tão querido. Foi de facto uma bela surpresa, obrigada Tiago!

© Edições 19 de Abril: 36 * Foto: Kärsti Stiege    
O Eduardo enviou este senhor da Serra do Caldeirão, no Algarve. Foto tirada em 1990!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CA-362837

Esta semana voltei a receber postais apenas uma vez. Hoje há desculpa por causa da greve mas e nos outros dias? Alguma coisa se passa e para a semana vou perguntar nos correios. 

Neste postal, que não chegou esta semana, está o farol do Cabo da Esperança, localizado na península de Avalon perto de St. John's (Terra Nova), é o ponto mais oriental do Canadá e o mais oriental da América do Norte. Foram os navegadores Portugueses que chamaram ao local "Cabo da Esperança", dado origem aos nomes "Cap d'Espoir" em francês e "Cape Spear" em inglês. - in: wikipédia

Produced & Distributed By M & B Postcards 
CA-362837, enviado pela Karen.
O farol do Cabo da Esperança é o mais antigo na província e um símbolo da história marítima da Terra Nova e Labrador. 
Originalmente construído em 1836, o farol representa a arquitectura típica dos faróis daquela época. A estrutura consiste numa torre de pedra rodeada pela casa do faroleiro.  Em 1955 foi construída uma nova torre.
O lado humano do Cabo da Esperança conta a história da família Cantwell. Durante mais de 150 anos, várias gerações desta família residiram no cabo e trabalharam incansavelmente para manter acesso este farol, tão importante para os navegantes
Este local está classificado como um Local Histórico Nacional do Canadá. 
O edifício original do farol e a residência do faroleiro foram restaurados tal como eram em 1839 e estão abertos ao público