domingo, 21 de julho de 2013

Oficiais da Rússia & BY-935800

E assim só num post, despacho uns quantos postais russos. O último foi enviado como oficial da Bielorrúsia mas trata-se de um postal russo.

RU-1806708, enviado pela Julia.
Este é um postal de Izhevsk, a capital da República Udmurt Republic, nos Urais Ocidentais. 
A catedral é a Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky. Foi construída entre 1818 - 1823 em estilo neoclássico.
 
 RU-1780077, enviado pela Olga.
De Moscovo chegam quase sempre postais de catedrais, que eu adoro, ou do Kremlin, mas desta vez chegou algo diferente.
Torre Ostankino é uma torre de rádio e televisão em Moscovo. Com 540 metros de altura é a torre de comunicações mais alta da Europa e a 4ª mais alta do mundo. 
Foi  construída entre 1963-1967, para celebrar para marcar o 50º aniversário da Revolução de Outubro.
 
 RU-1742920, enviado pela Masha.
Outro postal de Moscovo mas este com várias vistas da cidade.

 RU-1714898, enviado pela Elena.
Este é o Mosteiro Tolga em Yaroslav. O mosteiro tem quase 700 anos mas os actuais edifícios datam de 1670.
Os soviéticos fecharam o mosteiro em 1926 e os edifícios tiveram várias finalidades, incluindo um centro educativo, um hospital durante a Segunda Guerra Mundial e um centro correcional para delinquentes juvenis.
Em 1987 foi devolvido à Igreja Ortodoxa Russa e agora é um convento.
 

 RU-1674612, sent by Svetlana.
Mais um mosteiro e que agora também é um convento. Situa-se a 100 km de Nizhny Novgorod. Trata-se do Convento Ortodoxo Zheltovodsky Makaryev.
Terá sido fundado no século XV por S. Macário.  Em 1439 foi incêndiado tendo sido reconstruído por um monge em 1620.
A maior parte do dos edifícios foram construído em pedra entre 1651 - 1667. Todo o complexo está rodeado por uma muralha formando um quadrado com 200 metros de cada lado.
O mosteiro perdeu importância e a sua principal fonte de rendimento, quando a Feira Makaryev foi transferida para Nizhny Novgorod. Os monges começaram a partir.  Além disso, no início do século XIX, o rio Volga mudou o seu curso e a erosão causada pelas águas destruiu alguns edifícios.  Preocupada com a segurança dos monges, a diocese de Nizhny Novgorod e as autoridades locais fecharam o mosteiro e em 1869 a comunidade monástica foi dissolvida.
Alguns anos depois o rio voltou a mudar de curso e deixou de ameaçar o complexo. Em 1882 o mosteiro voltou a funcionar, agora como um convento de freiras.
Após a Revolução de Outubro, os Bolcheviques nacionalizaram as propriedades monásticas e em 1927 as freiras foram expulsas do convento. 
Entre 1928–1929, os edifícios foram usados como orfanato. Durante a Segunda Guerra Mundial funcionou como hospital militar e em 1943 passou a ser uma escola veterinária.
Foi em 1992 que o Convento  Zheltovodsky Makaryev da Santíssima Trintade foi devolvido à diocese de Nizhny Novgorod. Em 2006 viviam lá 22 freiras. 
 
BY-935800, enviado pela Alena.
O Kremlin de Smolensk cerca o centro da cidade de Smolensk, na parte ocidental da Rússia. A muralha foi construída entre 1595 e 1602, durante o reinado dos czares Fyodor I Ioannovich e Boris Godunov. O comprimento das muralhas é de cerca de 6,5 km, dos quais menos de metade foi preservado.
O Kremlin de Smolensk é classificado como um monumento arquitectónico protegido a nível federal.

Igreja da Proteção da Stª Virgem - Bielorrússia

Quando estou mais liberta de trocas e postais oficiais, vou participando nas tags e em especial nas dos favoritos. Foi numa dessas que consegui este postal da Bielorrúsia.

Esta é a Igreja da Proteção da Stª Virgem que se encontra no Museu de Arquitectura Popular e Vida Rural da Bielorrússia. Situa-se a 4 km de Minsk e foi aberto em 1976.
Este museu ao ar livre apresenta 35 monumentos de arquitectura popular, datados dos séculos XVII até ao início do século XX, de diferentes regiões históricas e etnográficas da Bielorrússia.  

sábado, 20 de julho de 2013

Oficiais da Ucrânia

Assim só duma vez, aqui ficam três oficiais ucranianos.

Photo by My Postcard Studio
UA-630904, enviado pela Valeria.
Gostei muito deste postal, passou a ser um dos meus favoritos da Ucrânia. Mostra a Fortaleza de Medzhybizh no oeste da Ucrânia, construída na década de 1540 como um baluarte contra a expansão otomana.
De acordo com a lenda nas passagens subterrâneas da fortaleza carruagem dourada escondida e carroças com prata. Alguém quer lá ir ver se é verdade?


 UA-658427, enviado pelo Sergey.
Neste postal temos a Igreja da Exaltação da Santa Cruz em Kamianets-Podilskyi e parte do castelo da cidade.
A igreja foi construída entre 1799 - 1801. O castelo figura na lista de tentativas da UNESCO e é uma das 7 Maravilhas da Ucrânia.
Author: Oleg Totskiy
UA-610034, enviado pela Anna.
Por falar em maravilhas, o Pechersk Lavra em Kiev também é uma das 7 Maravilhas da Ucrânia.
UA-640954, enviado pela Elena.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MO-21175

Aqui está uma novidade no que diz respeito aos postais oficiais, o meu 1º da Moldávia e apenas o meu 3º deste país.
Esta é a igreja ortodoxa de Stª Maria em Orheiul Vechi.

Foto: V. Galperin
MO-21175, enviado pelo Vladimir.
A igreja de Stª maria faz parte do mosteiro de Orheiul Vechi, que se situa a 10 km sudeste da cidade de Orhei.
Este mosteiro foi construído num penhasco de calcário maciço. O Mosteiro da Caverna, foi escavado por monges ortodoxos, no século XIII. Permaneceu habitado até ao século XVIII, e em 1996 alguns monges voltaram para este lugar isolado de culto e estão a reconstruí-lo aos poucos.
A face do penhasco é pontilhada com o que parecem ser buracos; a maioria destes são cavernas e lugares de culto escavados ao longo dos milénios.
 Em 1905 foi construída uma igreja acima do solo, dedicada à ascensão de Stª Maria. A igreja foi encerrada pelos soviéticos em 1944 e permaneceu abandonada durante o regime comunista. Os serviços religiosos voltaram à igreja em 1996, embora o local pareça ainda um pouco abandonado.

domingo, 14 de julho de 2013

RO-63952

Gosto tanto de receber postais que estão na minha galeria de favoritos. Neste caso, quando este postal foi enviado, ainda não estava nos favoritos, foi uma coincidência tê-lo recebido e gostei muito. Adoro ver como as igrejas, mosteiros e outros edifícios religiosos, são diferentes de país para país. 

RO-63952, enviado pela Elena.
O Mosteiro de Putna é um mosteiro ortodoxo romeno, um dos mais importantes centros culturais, religiosos e artísticos estabelecidos na Moldávia medieval. Tal como tantos outros, foi mandado construir pelo Príncipe Estêvão o Grande.  
No mosteiro encontram-se os túmulos de Estêvão, hoje um lugar de peregrinação, e de vários membros da sua família. O Mosteiro de Putna abriga os túmulos de Estevão  hoje em dia, um lugar de peregrinação e vários membros de sua família
A construção do mosteiro começou após Estêvão ter ganho uma batalha em 1466; a igreja foi dedicada à Virgem Maria.  

O mosteiro ficou concluído em três anos, mas a consagração só aconteceu um ano mais tarde porque entretanto os moldavos se envolveram noutra batalha.  Em 3 de Setembro de 1470, durante uma cerimónia com a presença de Estevão e toda a sua família, o mosteiro foi consagrado e posteriormente tornou-se o mais importante sítio religioso na área.
A actual igreja foi praticamente reconstruída entre 1653 e 1662 por Vasile Lupu e seus sucessores. Embora o edifício siga o plano das igrejas típicas moldavas dos séculos XV e XVI, tem muitas características arquitectónicas e decorativas que são características da arquitectura do século XVII.

Gruta Magura - Bulgária

Hoje o Postcrossing faz 8 anos! Parabéns!!!! 
Preferia muito mais estar a festejar este aniversário em Aveiro, no encontro tuga, do que festejar esta data assim. Mas enfim, não pode ser de outra maneira. 
Sendo hoje o aniversário do postcrossing, mostrar alguns postais que têm chegado à minha caixa de correio, também é uma bela maneira de celebrar, não é? Então aqui fica um da Bulgária enviado pela Lilia. 

UNICART
Voltei a fazer uma troca com a Lilia e desta vez, para além de postais de locais já UNESCO, trocámos também de locais que podem vir a ser Património Mundial, uma vez que estão na lista de tentativas. 
A Gruta Magura é uma das maiores e mais bonitas grutas da Bulgária. 
A gruta situa-se perto da aldeia de Rabisha, no distrito de Vidin. O início da formação da gruta data de há 15 milhões anos atrás e situa-se  uma colina. Lá dentro existem várias salas e galerias que foram habitadas durante a idade do Bronze e que contêm restos de assentamentos e desenhos nas paredes. As gravuras nas paredes do salão maior testemunham a existência de vida desde 3100 até 900 anos antes de nossa era - ou seja, a idade do ferro. Numa das galerias pode ser visto um grande número de desenhos rituais, que estão entre as obras-primas da arte pré-histórica tardia na Europa.
Esta gruta foi declarada um monumento de cultura e um notável sítio natural.

sábado, 13 de julho de 2013

Praça do Rei Tomislav - Zagreb

Mais dois postais da Croácia. O 1º também foi enviado pela Manuela mas o 2º foi comprado por mim quando estive em Zagreb há uns anitos atrás. Ambos mostram a Praça do Rei Tomislav. 

Esta praça é dominada pela estátua do Rei Tomislav, o 1º rei croata que governou o país entre 910 até 928, primeiro como duque da Croácia Dalmácia (910-925) e depois como rei do Reino Croata (925-928).  

Para além da estátua, situa-se nesta praça a estação de caminhos de ferro, a maior do país, e o Pavilhão das Artes. O pavilhão foi construído em 1898 a partir da estrutura do pavilhão croata que esteve presente na Exposição do Milénio em Budapeste. 
O seu estilo mistura elementos clássicos com alguns traços de Art Nouveau.
É a galeria mais antiga do sudeste da Europa e a única galeria da cidade construída propositadamente com o objectivo de receber exposições em grande escala.