sábado, 20 de julho de 2013

Oficiais da Ucrânia

Assim só duma vez, aqui ficam três oficiais ucranianos.

Photo by My Postcard Studio
UA-630904, enviado pela Valeria.
Gostei muito deste postal, passou a ser um dos meus favoritos da Ucrânia. Mostra a Fortaleza de Medzhybizh no oeste da Ucrânia, construída na década de 1540 como um baluarte contra a expansão otomana.
De acordo com a lenda nas passagens subterrâneas da fortaleza carruagem dourada escondida e carroças com prata. Alguém quer lá ir ver se é verdade?


 UA-658427, enviado pelo Sergey.
Neste postal temos a Igreja da Exaltação da Santa Cruz em Kamianets-Podilskyi e parte do castelo da cidade.
A igreja foi construída entre 1799 - 1801. O castelo figura na lista de tentativas da UNESCO e é uma das 7 Maravilhas da Ucrânia.
Author: Oleg Totskiy
UA-610034, enviado pela Anna.
Por falar em maravilhas, o Pechersk Lavra em Kiev também é uma das 7 Maravilhas da Ucrânia.
UA-640954, enviado pela Elena.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MO-21175

Aqui está uma novidade no que diz respeito aos postais oficiais, o meu 1º da Moldávia e apenas o meu 3º deste país.
Esta é a igreja ortodoxa de Stª Maria em Orheiul Vechi.

Foto: V. Galperin
MO-21175, enviado pelo Vladimir.
A igreja de Stª maria faz parte do mosteiro de Orheiul Vechi, que se situa a 10 km sudeste da cidade de Orhei.
Este mosteiro foi construído num penhasco de calcário maciço. O Mosteiro da Caverna, foi escavado por monges ortodoxos, no século XIII. Permaneceu habitado até ao século XVIII, e em 1996 alguns monges voltaram para este lugar isolado de culto e estão a reconstruí-lo aos poucos.
A face do penhasco é pontilhada com o que parecem ser buracos; a maioria destes são cavernas e lugares de culto escavados ao longo dos milénios.
 Em 1905 foi construída uma igreja acima do solo, dedicada à ascensão de Stª Maria. A igreja foi encerrada pelos soviéticos em 1944 e permaneceu abandonada durante o regime comunista. Os serviços religiosos voltaram à igreja em 1996, embora o local pareça ainda um pouco abandonado.

domingo, 14 de julho de 2013

RO-63952

Gosto tanto de receber postais que estão na minha galeria de favoritos. Neste caso, quando este postal foi enviado, ainda não estava nos favoritos, foi uma coincidência tê-lo recebido e gostei muito. Adoro ver como as igrejas, mosteiros e outros edifícios religiosos, são diferentes de país para país. 

RO-63952, enviado pela Elena.
O Mosteiro de Putna é um mosteiro ortodoxo romeno, um dos mais importantes centros culturais, religiosos e artísticos estabelecidos na Moldávia medieval. Tal como tantos outros, foi mandado construir pelo Príncipe Estêvão o Grande.  
No mosteiro encontram-se os túmulos de Estêvão, hoje um lugar de peregrinação, e de vários membros da sua família. O Mosteiro de Putna abriga os túmulos de Estevão  hoje em dia, um lugar de peregrinação e vários membros de sua família
A construção do mosteiro começou após Estêvão ter ganho uma batalha em 1466; a igreja foi dedicada à Virgem Maria.  

O mosteiro ficou concluído em três anos, mas a consagração só aconteceu um ano mais tarde porque entretanto os moldavos se envolveram noutra batalha.  Em 3 de Setembro de 1470, durante uma cerimónia com a presença de Estevão e toda a sua família, o mosteiro foi consagrado e posteriormente tornou-se o mais importante sítio religioso na área.
A actual igreja foi praticamente reconstruída entre 1653 e 1662 por Vasile Lupu e seus sucessores. Embora o edifício siga o plano das igrejas típicas moldavas dos séculos XV e XVI, tem muitas características arquitectónicas e decorativas que são características da arquitectura do século XVII.

Gruta Magura - Bulgária

Hoje o Postcrossing faz 8 anos! Parabéns!!!! 
Preferia muito mais estar a festejar este aniversário em Aveiro, no encontro tuga, do que festejar esta data assim. Mas enfim, não pode ser de outra maneira. 
Sendo hoje o aniversário do postcrossing, mostrar alguns postais que têm chegado à minha caixa de correio, também é uma bela maneira de celebrar, não é? Então aqui fica um da Bulgária enviado pela Lilia. 

UNICART
Voltei a fazer uma troca com a Lilia e desta vez, para além de postais de locais já UNESCO, trocámos também de locais que podem vir a ser Património Mundial, uma vez que estão na lista de tentativas. 
A Gruta Magura é uma das maiores e mais bonitas grutas da Bulgária. 
A gruta situa-se perto da aldeia de Rabisha, no distrito de Vidin. O início da formação da gruta data de há 15 milhões anos atrás e situa-se  uma colina. Lá dentro existem várias salas e galerias que foram habitadas durante a idade do Bronze e que contêm restos de assentamentos e desenhos nas paredes. As gravuras nas paredes do salão maior testemunham a existência de vida desde 3100 até 900 anos antes de nossa era - ou seja, a idade do ferro. Numa das galerias pode ser visto um grande número de desenhos rituais, que estão entre as obras-primas da arte pré-histórica tardia na Europa.
Esta gruta foi declarada um monumento de cultura e um notável sítio natural.

sábado, 13 de julho de 2013

Praça do Rei Tomislav - Zagreb

Mais dois postais da Croácia. O 1º também foi enviado pela Manuela mas o 2º foi comprado por mim quando estive em Zagreb há uns anitos atrás. Ambos mostram a Praça do Rei Tomislav. 

Esta praça é dominada pela estátua do Rei Tomislav, o 1º rei croata que governou o país entre 910 até 928, primeiro como duque da Croácia Dalmácia (910-925) e depois como rei do Reino Croata (925-928).  

Para além da estátua, situa-se nesta praça a estação de caminhos de ferro, a maior do país, e o Pavilhão das Artes. O pavilhão foi construído em 1898 a partir da estrutura do pavilhão croata que esteve presente na Exposição do Milénio em Budapeste. 
O seu estilo mistura elementos clássicos com alguns traços de Art Nouveau.
É a galeria mais antiga do sudeste da Europa e a única galeria da cidade construída propositadamente com o objectivo de receber exposições em grande escala. 

Vrboska - Croácia

Quem colecciona postais UNESCO sabe bem que alegria é encontrar um postal de um local que não até então não sabíamos que tínhamos. Foi o que me aconteceu há dias com este postal enviado pela Manuela. Quando fui investigar sobre esta localidade, li na wikipédia que fazia parte da Planície de Stari Grad, o único local UNESCO que me faltava da Croácia. Achei que era bom demais para ser verdade e fui confirmar no site da UNESCO. Vrboska aparece nas fotos do local e no mapa que estabelece os limites da área classificada. Assim sendo, tenho todos os locais UNESCO da Croácia!!! 

Vrboska situa-se na costa norte da Ilha de Hvar, rodeada por florestas de pinheiros, vinhas e olivais. Foi fundada no século XV como porto de pesca. 
Apesar de ser a localidade mais pequena da ilha, Vrboska é um dos tesouros de Hvar. Devido às suas várias pontes, é muitas vezes referida como "Veneza Pequena". 

Bastião dos Pescadores - Budapeste

Lembro-me que uma das minhas primeiras trocas no forum do postcrossing foi com alguém da Hungria. Na altura perguntei se tinha um postal deste local, o Bastião dos Pescadores e ela disse que não. Desde então fiquei com vontade de ter um postal de lá. Mesmo sem saber, a Raquel fez-me a vontade. 

SIMIX PRINT
O Bastião dos Pescadores é um terraço edificado em 1895, nos estilos neo-românico e neo-góticos, para  comemorar o aniversário da conquista Magiar. É constituído por sete torres, em homenagem às sete tribos magiares que se estabeleceram na bacia dos Cárpatos em 896 e fundaram a Hungria.
 Das torres do Bastião podemos desfrutar das vistas mais pitorescas de Peste, especialmente do Parlamento, da Ilha Margarida, da maravilhosa Ponte das Correntes e dos palácios na beira do Rio Danúbio.