domingo, 2 de junho de 2013

Catedral de Palma de Maiorca

Há uns meses a Ingrid da Aústria pediu-me para trocar uns postais com ela. Depois de ver o que ela tinha para oferecer não podia dizer que não. Para além de alguns postais da Aústria também escolhi um de Malta e este com a Catedral de Palma de Maiorca em Espanha.

Tullio Gatti Photo Gallery
A Catedral gótica de Santa Maria de Palma foi fundada pelo rei Jaime I de Aragão, para honrar uma promessa que fez à Virgem Maria, depois de sobreviver a uma terrível tempestade.
Construída no local de uma mesquita árabe pré-existente, a catedral tem 121 metros de comprimento, 55 metros de largura e ocupa uma área de aproximadamente 6.600 m2.
Foi desenhada no estilo gótico francês com influências do gótico do Norte Europeu e construída com calcário das pedreiras Santanyi.
A sua construção decorreu entre 1230 - 1601. Em 1851 a fachada principal caiu durante um terramoto e foi reconstruída em estilo neogótico por Joan Bautista Peyronnet.
O enorme lustre de ferro no alto do altar-mor foi forjado por Antonio Gaudí, que esteve envolvido nos trabalhos de restauração da Catedral entre 1901 e 1914.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cangas de Onis - Espanha

Gosto de pontes romanas e esta em Cangas de Onis, nas Astúrias, é um belo exemplar. Não sei se o Zé Pombal leu que gosto de pontes romanas ou não, mas este postal foi uma bela escolha.

© FISA - Escudo de Oro S. A.
Esta ponte foi construída durante o reinado de Afonso XI de Castela e Leão, no século XIV.
A meio do do arco principal encontra-se pendurada uma reprodução da Cruz da Vitória, uma jóia do pré-românico asturiano, guardada na Câmara Santa da Catedral de São Salvador de Oviedo, que se converteu no símbolo do Reino das Astúrias e, mais tarde, do Principado das Astúrias.
A cruz original é feita em madeira de carvalho, forrada a ouro e pedras preciosas.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Catedral de Ourense - Espanha

No último Dia da Mãe a Vitória realizou um sonho da mãe e levou-a até Santiago de Compostela. Que bela prenda!! Antes de chegarem a Santiago passaram por Ourense, de onde me enviou este belo postal da catedral e que eu adorei. Quando for a Santiago tenho de passar por aqui.

© Ediciones Paris S. L.
A Catedral de Ourense, diz a lenda, foi mandada construir por um monarca suevo chamado Carriarico, que pediu ajuda a São Martinho de Tours após o seu filho ficar doente. Em agradecimento mandou construir um templo no lugar onde se encontra agora a catedral.
A sua construção, em estilo românico-gótico, começou em 1160 e terminou em 1188.
Na entrada pela porta principal encontra-se o Pórtico do Paraíso que se assemelha ao Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, e que, junto com ele, representam os melhores conjuntos escultóricos das catedrais galegas.

Santiago de Compostela - Espanha

Santiago de Compostela é neste momento, uma das, se não mesmo a cidade espanhola no topo da minha listinha de locais a visitar. Estar no topo não significa que esteja para breve uma visita, não faço mesmo ideia de quando poderá acontecer mas não me parece que esteja para breve.
Quem já lá foi, e a pé, foi a Margarida. Fez o Caminho de Santiago desde Ponte de Lima, foi isso, não foi?? O Caminho de Santiago era algo que gostaria de fazer, mas isso ainda deve ser mais díficil do que visitar a cidade. Alguém se quer candidatar a companheiro de caminhada?
Já tenho uns quantos postais de Santiago mas foi preciso a Margarida enviar este postal para colocar um aqui.

Santiago de Compostela é a capital da Galiza e localiza-se na província da Corunha.
É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o túmulo de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

Ediciones Arribas
A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade. É um centro milenar de peregrinação cristã da Europa e foi um factor determinante para colocar a Espanha dentro dos círculos medievais graças ao chamado Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, actual padroeiro e protector do Reino da Espanha.
Após o descobrimento pelo bispo Teodomiro de Iria Flavia, entre 820 e 835, do que se consideravam os restos do apóstolo Santiago Maior, o rei Afonso II das Astúrias mandou edificar uma igreja dedicada ao culto do apóstolo. Em 872, na época do rei Afonso III, começou a construção da nova basílica de pedra, que substituiu a pequena igreja, e que foi consagrada em 899, com a presença de dezessete bispos, e que se derrubou em 1112. Em 1075, sob o impulso do bispo Diego Páez e do rei Afonso VI de Castela e Leão começou a construção da catedral românica. - in: wikipédia

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Rua Vasco da Gama - Guarda

Confesso que não reconheci imediatamente este local quando recebi o postal. Trata-se de um postal da Guarda que a Gracinha comprou num leilão e que achou que eu iria gostar.
Esta imagem deve já ter mais de 20 anos, não me lembro da rua assim.

As grandes diferenças são as varandas na Pensão Aliança, o edifício na esquina do lado direito e a casa azul ao fundo da rua que já não existe, está lá um prédio agora.

Pôr-do-sol no Algarve

Tal como o postal da Edite, este também chegou hoje e também é um prémio por ter acertado num dos jogos da comunidade.

Foto: César de Sá
Foi enviado pelo Zé e como ele próprio diria, estão ali 2 ovnis que eram bem escusados.

Postal de cortiça

Este é o meu 2º postal de cortiça. Foi enviado pela Edite, um dos novos membros da comunidade em português, no forum do Postcrossing.
É do conhecimento geral que Portugal é o maior produtor mundial de cortiça. Com uma área de 730 mil hectares de montado de sobro, somos responsáveis por mais de 50% da produção mundial de cortiça.
Actualmente, esta matéria-prima tem várias utilizações, como por exemplo os revestimentos de solos, os isolamentos (térmicos e acústicos), na fabricação de instrumentos musicais, em artigos de decoração, nos componentes para calçados e para o setor industrial de diversos segmentos automóvel, bebidas, construção, alvenaria, decoração e, neste caso, postais.

www.sofoto.pt | Foto: J. C. Pinheira
A primeira extracção da cortiça ocorre, normalmente, quando a árvore atinge entre 25 a 30 anos, sendo que a extracção ocorre nos meses de Junho a Agosto. Essa cortiça, por vezes com espessura considerável, recebe o nome de virgem e distingue-se substancialmente da cortiça de reprodução extraída nos períodos seguintes: é designada por secundeira na segunda tiragem e por amadia nas tiragens ou extracções subsequentes. A cortiça amadia é a de maior qualidade, sendo por isso a mais valorizada, e a única que pode ser utilizada para o fabrico de rolhas. A partir desta fase, a cortiça é extraída a cada nove anos. - in: wikipédia