quarta-feira, 8 de maio de 2013

JP-318950 & JP-371131

Até Outubro do ano passado não tinha nenhum postal do templo  Kinkaku-ji em Quioto, no entanto agora tenho dois. O 1º postal já tinha sido publicado aqui mas agora volto a publicá-lo para o juntar ao postal que recebi há umas semanas atrás. É interessante vê-lo assim em duas estações do ano bem diferentes.
 Kinkaku-ji, Templo do Pavilhão Dourado, é uma das 17 propriedades que fazem parte dos "Monumentos Históricos da Antiga Quioto", Património Mundial desde 1994.  

 JP-318950, enviado por "pupunin".
Todo o pavilhão, excepto o rés-de-chão, está coberto de folha de ouro puro e no telhado do pavilhão está uma fenghuang dourada (fénix chinesa).
O pavilhão foi erguido em três andares, cada um com um estilo arquitectónico diferente. O primeiro andar é um palácio residencial, com uma doca coberta para o barco do xogum; o segundo é um hall de preces budistas ou casa de samurai; e o terceiro é um pequeno templo zen com portas deslizantes e janelas em formato de sino.
 
Published by NBC (Nippon Beauty Color) Inc. Japan
JP-371131, enviado pela Makiko.
O local onde o Pavilhão Dourado se situa foi usado por volta de 1220 como local de descanso para Kintsune Saionji, mas o pavilhão em si só foi construído em 1397, para servir como local de descanso para o shogun Yoshimitsu Ashikaga.O seu filho foi o responsável pela conversão num templo Zen de orientação Rinzai. Durante a Guerra de Onin o templo foi queimado várias vezes. Em 1950, o templo foi incendiado por um monge que sofria de perturbações mentais. A estrutura actual data de 1955. - in: wikipédia

TW-805290

Um belo templo no Lago Sun Moon em Taiwan.

TW-805290, sent by Serena.
Há 80 anos havia dois tempos perto do Lago Sun Moon mas foram destruídos para que o governo japonês pudesse construir uma barragem. Em 1930 foram reconstruídos e unidos num só templo, o Wunwu.
Após a Segunda Guerra Mundial, o governou quis desenvolver a indústria do turismo local e reconstruiu outra vez o templo, tornando-o mais grandioso, maior e mais parecido com os palácios chineses.
Existem três divisões separadas. No 2º piso do salão da frente existe um santuário dedicado ao Primeiro Ancestral Kaiji e Deus da Literatura; o salão central é dedicado a Guan Gong, o Deus da Guerra e a Yue Fei; o salão traseiro é dedicado a Confuncio.

terça-feira, 7 de maio de 2013

CN-828921 & CN-912105

E da China chegaram estes 2 belos postais oficiais, todos de locais Unesco.


CN-828921, enviado por duoduo070926
Este é um pôr-do-sol ou nascer do sol, quem sabe, no Parque Nacional da Floresta Zhangjiajie, que se situa na parte noroeste da província de Hunan.
Este é um dos vários parques nacionais que fazem parte da Região de Interesse Paisagístico e Histórico de Wulingyuan, na lista da Unesco desde 1992. 

CN-912105, enviado pela Mengning.
Templo de Yue Fei em Hangzhou é uma das propriedades que se encontram na paisagem Cultural do Lago do Oeste e que figura na lista do Património Mundial desde 2011.
Este templo foi construído em 1221 em honra de Yue Fei, um general da Dinastia Song do Sul, quando a capital da China era Hangzhou.
O local é composto pelo templo Yue Fei, o Templo da Lealdade e o mausoléu do general.

domingo, 5 de maio de 2013

Dushanbe - Tajiquistão

Agora sim, mais uma novidade da Ásia Central, um postal da capital do Tajiquistão, o meu 1º de lá. Foi enviado pelo Emerich e mostra o Monumento a Sadriddin Aini.
Sadriddin Aini, (1878 - 15 de Julho de 1954) foi um intelectual tajique que exerceu na vida como poeta, jornalista e historiador.
É considerado o maior escritor da história do Tajiquistão. Os seus poemas tinham como temas principais a natureza e morte tendo eles um forte teor nacionalista.
Faleceu em 1954 em Dushanbe, onde o seu mausóleu está localizado.

Este monumento está localizado na principal praça da cidade e foi construído em 1978 para celebrar o 100º aniversário do nascimento de Sadriddin Aini. O momumento em pedra e bronze destaca alguns dos personagens mais famosos das obras do "Pai da Literatura Tajique".

Petróglifos de Saimaly-Tash - Quirguistão

Um postal do Quirguistão já não é uma novidade neste blog mas ainda assim, este é mais uma bela aquisição para a colecção. Foi enviado pelo Manu a pensar no futuro da colecção Unesco. É que os Petróglifos de Saimaly-Tash estão na lista de tentativas da Unesco.

© 2002, Rarity firm Ltd.
Estes petróglifos encontram-se na montanha Ferghana. Este santuário natural é considerado uma das maiores colecções de gravuras na rocha não só no Quirguistão e na Ásia Central mas também no mundo inteiro.   
Foram identificadas cerca de 10.000 rochas com gravuras, as mais antigas datando dos séculos III e início do século II a. C, ou seja, Idades do Cobre e Bronze.  
Saimaly-Tash é um local único que foi continuamente usado como local sagrado desde o terceiro milénio a. C. até à Idade Média, e ainda até aos dias de hoje. 
É uma rica fonte de conhecimento sobre a vida quotidiana, mentalidade, história e cultura das antigas tribos de caçadores, criadores de gado e dos primeiros camponeses na Ásia Central. Dá-nos também uma ideia sobre a sua cultural espiritual, crenças religiosas e a sua adoração às montanhas, natureza, totems e imagens cósmico-solares.  

sábado, 4 de maio de 2013

Shakhrisyabz - Uzbequistão

Et voilá, completei mais um país no que diz respeito à colecção Unesco. Graças à Brigitte, tenho agora os 4 locais Unesco do Uzbequistão. Centro Histórico de Shakhrisyabz está classificado como Património Mundial desde 2000.
O edifício no postal é o Palácio Ak-Sarai.


Photo by Vladimir Kovrein
O centro histórico de Shakhrisyabz, localizado no sul do Uzbequistão, tem mais de 2000 anos de história e foi o centro cultural e político da região Kesh nos século XIV e XV.
Dentro das muralhas do centro históricos, encontram-se vários monumentos e bairros antigos, testemunhos do desenvolvimento secular da cidade e séculos de sua história, especialmente durante o período do seu apogeu, sob o Império de Tamerlão, no século XV.
A construção de elementos continuou em Shakhrisyabz ao longo de diferentes períodos de tempo, dando ao local um carácter único, através da sucessão de diferentes estilos arquitectónicos.
Apesar da passagem do tempo, os vestígios restantes são ainda impressionantes, na harmonia e na força de estilos, um complemento enriquecedor para o património arquitectónico da Ásia Central e do mundo islâmico.
A construção do Palácio de Ak-Sarai começou em 1380, um ano depois de Tamerlão ter consquistado Khorezm. Os deportados de Khorezm foram levados para Shakhrisyabz para trabalhar no palácio.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Paisagem Cultural de Ulytau - Cazaquistão

Este é o meu 2º postal do Cazaquistão, enviado pelo Manú a pensar no futuro. Estando a lista de tentativas da Unesco, pode ser que esta paisagem, situada numa área semi-desértica no centro do país, venha algum dia a ser Património Mundial da Humanidade.

O postal mostra o telhado do mausoléu de Alasha-Khan. Não se tem a certeza se esta personagem existiu de facto mas é considerado um antepassado do povo cazaque.
O mausoléu foi construído possivelmente durante os séculos XI - XII.