domingo, 2 de dezembro de 2012

Postais de França

Nos últimos tempos recebi imensos postais de França. Para além destes, a minha prima Carolina deu-me também 24 postais franceses que encontrou na casa da avó! Mas esses são demasiados para colocar aqui. Ficam estes enviados pelo Emerich, Miguel e Joaninha.

Editions A. Leconte
Esta é uma bela vista da Île de la Cité em Paris.
A Île de la Cité é uma de duas ilhas no rio Sena (a outra é a Île Saint-Louis) que pertencem à cidade de Paris, em França. É o centro da capital francesa e foi onde a cidade medieval de Paris foi fundada.
Na ponta Oeste da ilha encontra-se um palácio merovíngio; na ponta Este, desde essa mesma época, tem sido reservada para edifícios de cariz religioso, principalmente depois do século X, com a construção da conhecida Catedral de Notre Dame. Entre esses dois extremos da ilha, a partir de 1850, foi desenvolvendo áreas residenciais e comerciais; contudo, esse pedaço de terra foi preenchido com a Prefecture de Police, o Palais de Justice, o Hôtel-Dieu e com o Tribunal de Commerce. Apenas as zonas a norte e a oeste continuam a ter residências. - in: wikipédia

© Editions Combier - Macon * Foto: Olivier Anger
 Em 2004 quando fui à Suiça, fui de autocarro e uma das paragens foi numa estação de serviço em Annecy. Lembro-me disto porque vi postais a vender mas não pude comprar nenhum porque tinha deixado a carteira no autocarro. Fiquei o resto da viagem a pensar nos postais. Agora, 8 anos depois, recebo finalmente um postal de lá.
Annecy é uma cidade na região Rhône-Alpes. No postal está o castelo da cidade, construído entre os séculos XII e XVI.
O castelo foi residência dos Condes de Genebra e dos duques de Genevois-Nemours. Foi vítima de vários incêndios e foi abandonado no século XVII. Depois de recuperado serviu como quartel até 1947 e em 1953 a cidade comprou-o, restaurou-o e instalou um museu.

 Antes de receber este postal enviado pela Joaninha, já tinha outros dois que comprei numa.... estação de serviço!! Desta vez tinha a carteira comigo.
A Basílica de Notre-Dame de la Garde foi construída em estilo neo-bizantino entre 1853-1864. Situa-se a 162 metros de altura e tem vista para o porto antigo.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Parque Natural de Grands Causses - França

Parecia mesmo mal que logo neste feriado só colocasse um postal espanhol aqui no blog. Assim, colocando um francês, já não parece tão mal. E este não é um postal francês qualquer, trata-se de um postal de um local Unesco que me faltava, "Causses e Cevenas, Paisagem Cultural Agro-pastorícia Mediterrânica", colocado na lista o ano passado.

Fotos: Yves Bos
Este parque situa-se no departamento de Aveyron, localizado na região Midi-Pyrénées.
Com uma superfície de 327 070 hectares, este é o 3º maior parque natural de França. O principal objectivo do parque, criado em 1995, é conciliar a preservação da fauna, flora e património cultural com um desenvolvimento sustentável.
Só falta dizer que este postal foi enviado pelo Manú.

Catedral de Cuenca - Espanha

Depois de uns quantos postais desta cidade e principalmente depois de ter visto as fotos da Joaninha de lá, estou cada vez mais convencida a visitar Cuenca um dia destes.
Desta catedral ainda não tinha nenhum postal e por isso agradeço à Joaninha tê-lo enviado.

® Ediciones Sicilia S. A.
A Catedral de Cuenca foi a 1ª catedral gótica de Castela. De estilo gótico normando tem o duplo carácter de santuário e fortaleza. As obras iniciaram-se em 1196 e terminaram em 1257, apesar de ter continuado a sofrer alterações ao longo dos séculos.
O exterior da catedral foi modificado quase por compleno no século XVI e um século mais tarde, foi construída a capela do santuário e tanto a fachada como as torres foram reformadas, dando ao edifício um aspecto barroco. 
No século XVIII foi construído um novo altar mor e no início do século XX a fachada colapsou, tendo sido reconstruída seguindo o seu aspecto original.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Castell de Ciutat - Espanha

Tenho imensos postais de Espanha mas de castelos até nem tenho muitos, mas há dias chegou mais um, enviado pelo Zé.

Foto: M. Duat
Este castelo situa-se no município de Seo de Urgel, na Catalunha.
A construção que se vê hoje teve início após a invasão francesa em 1691. O castelo esteve ocupado até aos primeiros anos do século XX. Depois passou por um período de abandono até que foi comprado por uma família em 1970 com a intenção de restaurar a sua parte histórica e convertê-lo num complexo turístico. 
Foi com a chegado do século XXI que o el Castell de Ciutat se transformou num importante conjunto histórico-turístico formado pelo antigo castelo, a fortaleza abaluartada e um hotel de 4 estrelas. 

Velhotes

Há quem adoro crianças e tenha muita paciência com elas mas eu dou-melhor com a 3ª idade! É claro que também gosto de crianças mas o meu fraquinho é mesmo por velhotes e passo os meus dias rodeada por eles. Trabalho num lar e gosto muito do que faço. Às vezes até pode não me apetecer ir trabalhar mas ao chegar lá, os meus meninos, fazem-me esquecer qualquer problema.
Como gosta tanto de velhotes, em especial dos meus velhotes, comecei há dias esta nova colecção e em pouco tempo recebi estes novos postais para juntar aos que já tinha.

 © Edição Vistal - Foto: N. Kustos
Esta sou eu daqui a uns anos ainda à espera do carteiro :D Ah sim, porque eu vou coleccionar postais por muitos e longos anos!!
Acho este postal super fofo e a velhota faz-me lembrar a Ti Ermelinda, uma vizinha que tive na minha terra.

 Algarve Art Collection © Edição Postalis, Lda
Não conhecia este postal e é tão, tão giro. Este e o anterior foram enviados pelo Miguel.

 Algarve Art Collection © Edição Postalis, Lda
Quando disse que ia criar uma colecção com postal de velhotes, a Paula lembrou-se logo que talvez tivesse algo para mim e tinha. Enviou este postal passados poucos dias!!

 Foto-Vista, Lda
Uma velhota a varrer a sua casa típica alentejana.
O postal foi enviado pelo Manú.

© AtlanticPost - Publicidade e Artes Gráficas
 O Zé também quis ajudar-me nesta nova colecção e enviou este postal algarvio. O postal até pode ser algarvio mas quanto ao velhote, não se sabe bem. É que tenho um postal do Alentejo com o mesmo velhote e o mesmo burro (imagem da direita). Em vez de uma amendoeira como fundo, no postal alentejano está uma casa alentejana.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Castelo de Faro

E depois de dois castelos alentejanos e um ribatejano, agora tenho um algarvio, enviado pelo Tiago. Este é apenas o meu 2º postal do castelo de Faro, mais um castelo que não conheço.

 Forways, LDA
O que resta do castelo de faro, faz parte de uma estrutura defensiva da cidade, que deve ter origem romana e foi posteriormente reforçada pelos árabes. O castelo parece ter sido construído, depois da Reconquista Cristã da Península, sobre a Alcáçova de origem muçulmana. 
 Em 1596, Faro sofre um ataque das forças inglesas, é saqueada e incendiada, tendo que ser alvo de obras de reconstrução ao longo de vários anos e já no século XVII, mais obras fazem a adaptação do castelo e muralhas da cidade, para o uso de artilharia.
 No século XVIII, o castelo foi quartel do Regimento de Artilharia do Reino do Algarve e em finais do século XIX, foi arrendado a uma empresa que o converteu em fábrica de álcool.
 As alterações feitas, para funcionar como fábrica, adulteraram muito o castelo, que também foi vítima da abertura de uma rua através das muralhas, a actual Rua do Castelo. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-faro-15533

PT RR - Grupo 73 * Castelos

Mais um RR concluído e mais uns postais recebidos, 3 belos castelos dos quais só conheço um!

 © Vítor Vieira
 Sabem quando queremos muito conhecer muito um lugar e ao chegar lá tudo corre mal?? Aconteceu algo parecido com a minha visita a Monsaraz há umas semanas atrás. A culpa foi do S. Pedro. Chuva e nevoeiro, especialmente nevoeiro, são duas coisas a evitar num passeio mas foi mesmo o que me aconteceu. Claro que já não me apeteceu muito andar por aquelas ruas a chover e obviamente as fotos não ficaram nada de jeito. Terei que lá voltar numa outra altura.
Esta vista, que eu não vi em condições, foi enviada pela Ninocas.

 © AtlanticPost - Publicidade e Artes Gráficas Lda
 Nunca fui a Mértola, gostava de lá ir e se possível num dia de sol.
Este postal foi enviado pela Vitória.
O castelo que hoje podemos contemplar em Mértola é o resultado das obras de restauro e ampliação efectuadas nos século XIII, após a conquista cristã, quando foram colocada a porta ogival, que nos dá acesso à sala nobre abobodada. Ao longos de outros reinados foram-se realizando obras no castelo (D. Afonso IV e de D. Pedro I ), mas agora já sob o comando da Ordem dos Espadatários. Lá do alto se tem uma bela vista de conjunto da vila e do rio Guadiana. - in: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=325632

 A Tânea enviou um postal do castelo de Torres Novas que eu também nunca visitei.
Com uma construção que remonta a épocas distantes, o castelo de Torres Novas foi uma fortaleza árabe antes do início da reconquista cristã.Em 1147/48 foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, para, passado algum tempo, voltar a ser tomada pelos muçulmanos. A fortaleza é definitivamente reconquistada por D. Afonso, filho de D. Sancho I, em 1190.
Os inúmeros ataques inimigos, tanto por parte dos mouros como durante o período de guerra com Castela, provocaram a destruição desta antiga fortaleza e da sua cerca. As muralhas e torres do castelo foram, por isso, mandadas reconstruir, em 1374, por D. Fernando. Mais tarde, com o terramoto de 1755, o castelo foi também uma das construções da vila que mais danos sofreu.
O recinto do Castelo foi cedido à Câmara Municipal por carta de lei datada de 3 de Abril de 1839, mas o Cemitério Municipal já aí estava instalado desde 1835, onde permaneceu até 1935. Quanto às muralhas da cerca, passaram para posse da Câmara só em 1923, por despacho do Ministro da Guerra. Na alcaidaria funcionou, até 1961, a cadeia comarcã de Torres Novas.
Por decreto de 16 de Junho de 1910, o castelo de Torres Novas foi classificado monumento nacional. - in: http://www.cm-torresnovas.pt/pt/conteudos/Turismo/MonumentosPatrimonio/Castelo.htm