quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Castell de Ciutat - Espanha

Tenho imensos postais de Espanha mas de castelos até nem tenho muitos, mas há dias chegou mais um, enviado pelo Zé.

Foto: M. Duat
Este castelo situa-se no município de Seo de Urgel, na Catalunha.
A construção que se vê hoje teve início após a invasão francesa em 1691. O castelo esteve ocupado até aos primeiros anos do século XX. Depois passou por um período de abandono até que foi comprado por uma família em 1970 com a intenção de restaurar a sua parte histórica e convertê-lo num complexo turístico. 
Foi com a chegado do século XXI que o el Castell de Ciutat se transformou num importante conjunto histórico-turístico formado pelo antigo castelo, a fortaleza abaluartada e um hotel de 4 estrelas. 

Velhotes

Há quem adoro crianças e tenha muita paciência com elas mas eu dou-melhor com a 3ª idade! É claro que também gosto de crianças mas o meu fraquinho é mesmo por velhotes e passo os meus dias rodeada por eles. Trabalho num lar e gosto muito do que faço. Às vezes até pode não me apetecer ir trabalhar mas ao chegar lá, os meus meninos, fazem-me esquecer qualquer problema.
Como gosta tanto de velhotes, em especial dos meus velhotes, comecei há dias esta nova colecção e em pouco tempo recebi estes novos postais para juntar aos que já tinha.

 © Edição Vistal - Foto: N. Kustos
Esta sou eu daqui a uns anos ainda à espera do carteiro :D Ah sim, porque eu vou coleccionar postais por muitos e longos anos!!
Acho este postal super fofo e a velhota faz-me lembrar a Ti Ermelinda, uma vizinha que tive na minha terra.

 Algarve Art Collection © Edição Postalis, Lda
Não conhecia este postal e é tão, tão giro. Este e o anterior foram enviados pelo Miguel.

 Algarve Art Collection © Edição Postalis, Lda
Quando disse que ia criar uma colecção com postal de velhotes, a Paula lembrou-se logo que talvez tivesse algo para mim e tinha. Enviou este postal passados poucos dias!!

 Foto-Vista, Lda
Uma velhota a varrer a sua casa típica alentejana.
O postal foi enviado pelo Manú.

© AtlanticPost - Publicidade e Artes Gráficas
 O Zé também quis ajudar-me nesta nova colecção e enviou este postal algarvio. O postal até pode ser algarvio mas quanto ao velhote, não se sabe bem. É que tenho um postal do Alentejo com o mesmo velhote e o mesmo burro (imagem da direita). Em vez de uma amendoeira como fundo, no postal alentejano está uma casa alentejana.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Castelo de Faro

E depois de dois castelos alentejanos e um ribatejano, agora tenho um algarvio, enviado pelo Tiago. Este é apenas o meu 2º postal do castelo de Faro, mais um castelo que não conheço.

 Forways, LDA
O que resta do castelo de faro, faz parte de uma estrutura defensiva da cidade, que deve ter origem romana e foi posteriormente reforçada pelos árabes. O castelo parece ter sido construído, depois da Reconquista Cristã da Península, sobre a Alcáçova de origem muçulmana. 
 Em 1596, Faro sofre um ataque das forças inglesas, é saqueada e incendiada, tendo que ser alvo de obras de reconstrução ao longo de vários anos e já no século XVII, mais obras fazem a adaptação do castelo e muralhas da cidade, para o uso de artilharia.
 No século XVIII, o castelo foi quartel do Regimento de Artilharia do Reino do Algarve e em finais do século XIX, foi arrendado a uma empresa que o converteu em fábrica de álcool.
 As alterações feitas, para funcionar como fábrica, adulteraram muito o castelo, que também foi vítima da abertura de uma rua através das muralhas, a actual Rua do Castelo. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-faro-15533

PT RR - Grupo 73 * Castelos

Mais um RR concluído e mais uns postais recebidos, 3 belos castelos dos quais só conheço um!

 © Vítor Vieira
 Sabem quando queremos muito conhecer muito um lugar e ao chegar lá tudo corre mal?? Aconteceu algo parecido com a minha visita a Monsaraz há umas semanas atrás. A culpa foi do S. Pedro. Chuva e nevoeiro, especialmente nevoeiro, são duas coisas a evitar num passeio mas foi mesmo o que me aconteceu. Claro que já não me apeteceu muito andar por aquelas ruas a chover e obviamente as fotos não ficaram nada de jeito. Terei que lá voltar numa outra altura.
Esta vista, que eu não vi em condições, foi enviada pela Ninocas.

 © AtlanticPost - Publicidade e Artes Gráficas Lda
 Nunca fui a Mértola, gostava de lá ir e se possível num dia de sol.
Este postal foi enviado pela Vitória.
O castelo que hoje podemos contemplar em Mértola é o resultado das obras de restauro e ampliação efectuadas nos século XIII, após a conquista cristã, quando foram colocada a porta ogival, que nos dá acesso à sala nobre abobodada. Ao longos de outros reinados foram-se realizando obras no castelo (D. Afonso IV e de D. Pedro I ), mas agora já sob o comando da Ordem dos Espadatários. Lá do alto se tem uma bela vista de conjunto da vila e do rio Guadiana. - in: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=325632

 A Tânea enviou um postal do castelo de Torres Novas que eu também nunca visitei.
Com uma construção que remonta a épocas distantes, o castelo de Torres Novas foi uma fortaleza árabe antes do início da reconquista cristã.Em 1147/48 foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, para, passado algum tempo, voltar a ser tomada pelos muçulmanos. A fortaleza é definitivamente reconquistada por D. Afonso, filho de D. Sancho I, em 1190.
Os inúmeros ataques inimigos, tanto por parte dos mouros como durante o período de guerra com Castela, provocaram a destruição desta antiga fortaleza e da sua cerca. As muralhas e torres do castelo foram, por isso, mandadas reconstruir, em 1374, por D. Fernando. Mais tarde, com o terramoto de 1755, o castelo foi também uma das construções da vila que mais danos sofreu.
O recinto do Castelo foi cedido à Câmara Municipal por carta de lei datada de 3 de Abril de 1839, mas o Cemitério Municipal já aí estava instalado desde 1835, onde permaneceu até 1935. Quanto às muralhas da cerca, passaram para posse da Câmara só em 1923, por despacho do Ministro da Guerra. Na alcaidaria funcionou, até 1961, a cadeia comarcã de Torres Novas.
Por decreto de 16 de Junho de 1910, o castelo de Torres Novas foi classificado monumento nacional. - in: http://www.cm-torresnovas.pt/pt/conteudos/Turismo/MonumentosPatrimonio/Castelo.htm

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Amarante

Estive em Amarante apenas uma vez e já há muitos anos. Só me lembro da ponte porque foi lá que assisti ao fogo de artifício das Festas de S. Gonçalo.
Neste postal enviado pelo Óscar e pela Daniela, pode ver-se, para além de um bocadinho da ponte, a Igreja e Convento de São Gonçalo.

© Forways Lta
Esta igreja foi fundada por D. João III em 1540. A sua construção só foi concluída cerca de 80 anos mais tarde, o que contribuiu para a conjugação de diversos estilos.
No conjunto conventual destaca-se a varanda dos reis, com as estátuas dos monarcas que patrocinaram a sua construção - D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e D. Filipe I. O templo é composto por dois claustros, tendo um deles um monumental chafariz, enquanto no altar da capela-mor permanece o túmulo de São Gonçalo. A fachada da igreja é grandiosa, com três andares, dois renascentistas e um barroco. (Monumento Nacional). - in:
http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=365351

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ponte de Vilar de Mouros

Eu gosto de pontes mas de pontes antigas. Tenho no meu perfil que gosto de pontes romanas, mas não têm de ser necessariamente romanas, o que importa é que tenham sido construídas há séculos atrás.

Vilar de Mouros é conhecido pelo festival de verão mas a mim desperta-me mais interesse a sua ponte, monumento nacional desde 1910.

Guia Turístico do Norte
Apesar de ser conhecida como ponte românica de Vilar de Mouros, a ponte é na verdade gótica. Foi construída entre os séculos XIV / XV e seguiu o modelo da ponte de Ponte de Lima.
O 1º postal foi comprado por mim em Braga e este foi enviado pelo Manú.

Castelo Rodrigo

Este é o último touchnote e tal como tantos outros, foi enviado por mim para mim! É o último que mostro e foi o último a chegar, só chegou um mês depois de o ter feito e enviado.
Como foi feito e enviado por mim, esta é mais uma das minhas fotos e devo dizer que gosto muito dela, assim como gosto da igreja aqui apresentada. Trata-se da Igreja do Rocamador em castelo Rodrigo, uma das Aldeias Históricas.

Foto: Marta Cairrão
Esta igreja dedicada a Nossa Senhora do Rocamador, foi fundada pelos frades hospitalários em 1192. Foi construída em estilo românico e serviu de apoio aos peregrinos a Santiago de compostela.