quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Elvas

Elvas pode muito bem ser um local a visitar dentro de semanas. A ver vamos.
Quem já lá foi foram a Vitória e a Gracinha e aproveitaram para enviar estes postais.

Foto: João Carpinteiro
 Eu já tinha um postal do castelo de Elvas mas já velhote, aliás, já o comprei velho. Este é bem mais bonito. Ah, o dia que o recebi a Vitória estava comigo!!
O castelo de Elvas é uma obra de fortificação islâmica, reconstruída nos séculos XIII e XIV, tomando só no séc. XVI o aspecto actual. Acolhia o alcaide de Elvas e foi palco de importantes acontecimentos da história do país como tratados de paz e trocas de princesas.
Sem qualquer função militar a partir da segunda metade do séc. XIX, o castelo de Elvas foi deixado ao abandono, entrando no séc. XX arruinado. Motivo pelo qual vários elvenses amantes da história e do património quiseram promover o seu restauro, a sua visibilidade e entabularam um processo que faria do castelo de Elvas em 1906 o primeiro Monumento Nacional português. - in:
http://www.cm-elvas.pt/page/locais-visitar-patrimonio-militar

EDIG
Neste postal enviado pela Gracinha não está o castelo mas está o aqueduto, o chafariz do Parque da Piedade e a estátudo do rei  D. Sancho II, terceiro rei de Portugal entre os anos de 1211 e 1223.

Palácio de Estói - Portugal

 Só fiquei a saber da existência deste palácio já na era postcrossing, quando o vi nos postais da Ninocas. Agora que temos um algarvio na comunidade em português, o Tiago, ele ofereceu-se para me enviar um postal de lá e acabou por enviar dois.

© Edição Vistal - Foto: P. Mariano
O palácio de Estói, foi concluído no início do século XX, pelo visconde de Estói, sob a direcção do arquitecto Domingos da Silva Meira, é um complexo arquitectónico e paisagístico com cerda de quatro hectares, situado na aldeia de Estói, perto de Faro.

© Atlanticpost
Este conjunto arquitectónico tem jardins geométricos de estilo francês, decorados com estátuas, onde há também laranjeiras e palmeiras, o palácio, estilo rococó, é decorado com painéis de azulejos e vitrais. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-palacio-de-estoi-15529
Está classificado como Imóvel de Interesse Público e é actualmente uma das Pousadas de Portugal.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ilha Terceira

Para mim a Terceira foi a 1ª e foi amor à 1ª visita. Quero voltar!! Gostei mesmo muito e não me arrependo de ter decidido ir para lá sozinha. Fui para lá sozinha mas tive a companhia da Lurdes e do marido que foram meus guias e me mostraram a ilha toda, só não vimos o que estava fechado, mas assim tenho uma desculpa para voltar.

 Foto © Maurício Abreu
Este postal de Angra foi enviado por mim. Passei umas quantas vezes aqui na marina! Gostei muito de Angra, é o meu tipo de cidade. Pequena, sossegada e com muito para ver, ou não fosse ela Património da Humanidade. Falando nisso, está classificada desde 1983.
Situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e belíssima baía, Angra tem muito para contar. Esta foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, elevada em 1534, já na altura uma muito importante e influente localidade, grande ponto de comércio e troca e ponto de escala obrigatório nas travessias transcontinentais, em busca dos “Novos Mundos”.
Angra opôs-se com heroísmo ao domínio Castelhano, tornando-se na sede do governo do país entre 1580 e 1583, e com a rendição das forças Espanholas em 1641, granjeou o título de “sempre leal cidade”. O topónimo “Heroísmo” deriva das lutas liberais do século XIX, onde Angra do Heroísmo pautou pela defesa dos ideais de liberdade.
As suas bonitas e típicas ruas são o reflexo de anos de história, influência dos vários habitantes vindos de variadas regiões, e dos muitos visitantes e negociantes que por tão importante ponto de comércio e troca, pleno de beleza, se apaixonaram. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-angra-do-heroismo-18594

 Foto: Afonso Alves
Uma das coisas que mais gostei na ilha foi dos impérios. Este aqui, em São Bartolomeu, tive a sorte de poder visitar. Os mordomos estavam numa reunião e a Lurdes perguntou-lhes se aqui a menina do continente podia ver porque nunca tinha visto nenhum. E menina do continente entrou e teve direito a várias explicações. Fiquei fã. A próxima vez que voltei à Terceira, já disse à Lurdes, temos de fazer uma passeio tipo "a rota dos impérios".
Este império foi fundado em 1875.

© Grafipost - Editores e Artes Gráficas
Diz-se que nos Açores há uma vaca por cada dois habitantes e de facto deve haver, estão em todo o lado. Eu não estou nos Açores mas também queria ter uma, é que eu gosto imenso de vacas.
A Lurdes enviou-me este postal, de Vila Nova, sabendo disso e porque eu chamo às vitelas, vacas pequeninas! É muito mais fofo chamá-las assim do que vitelas ou bezerras.

S. Jorge & S. Miguel

 Há exactamente um mês estava de mala feita para ir para os Açores. Já voltava para lá outra vez e podia ser para visitar uma destas 2 ilhas. São Jorge ainda vi ao longe e teria visto melhor não fosse o nevoeiro.

© Grafipost - Editores e Artes Gráficas Lda
Um mês depois de a ter conhecido, recebi este postal da Lurdes. Este é o meu 2º postal da Urzelina, uma freguesia portuguesa do concelho de Velas com cerca de 860 habitantes.
O seu nome deriva da abundância de urzela nas rochas do seu litoral, sendo um dos locais de onde mais se exportava aquele líquen tintureiro.

Foto: Joana Santos
São Miguel é a próxima ilha na minha lista. Pode ser que vá lá na companhia da Joaninha, ela que diz que este é um dos locais que mais gosta no mundo. Acho que também vou gostar!!!

domingo, 18 de novembro de 2012

Ilha Manitoulin - Canadá

Deixo o continente americando com um postal de uma ilha canadiana. Este postal foi enviado pela Marie para assinalar o seu encontro com uma postcrosser polaca, a Ola, que esteve a passar férias no Canadá. Eu também quero ir passar férias ao Canadá, está na minha lista :D

 © Publicado & Distríbuído por Postcard Factory
A ilha Manitoulin é uma ilha no Lago Huron e pertence à província de Ontário, Canadá. Com uma área de 2766 km², é a maior de todas as ilhas em lagos de água doce, sendo mesmo maior que o Luxemburgo.
 Na ilha há no total mais de 80 lagos, alguns dos quais contêm ilhas mais pequenas.
 A vila histórica de Manitowaning, fundada em 1837, foi o primeira povoação europeia na ilha. - in: wikipédia

NY - EUA

O mês passado a Rita foi até NY, diz que gostou muito e que é mesmo como nos filmes. O dia antes de escrever este postal, atravessou a Ponte de Brooklyn e o cenário que viu era semelhante este do postal.
Com certeza que a cidade há-de ter bastantes coisas interessantes para ver e fazer mas não me seduz minimamente. Não faz parte da minha lista de locais a visitar.

ManhattanPostcards.com
Midtown Manhattan é uma região do condado de Manhattan, na cidade de Nova Iorque. Nesta área, concentram-se o maior aglomerado de arranha-céus da cidade, que é a terceira maior do mundo, além de ser um dos principais pontos turísticos, como por exemplo o Empire State Building, a Catedral de S. Patrício, o Museu de Arte Moderna, a sede das Nações Unidas, Times Square, etc.
É também nesta área que se encontram algumas das zonas comerciais mais famosas do mundo, a 5ª Avenida, o Centro Rockefeller, a Broadway, entre outras.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

US-1847101

Não recebo postais oficiais dos EUA há mais de 2 meses, este foi recebido dia 10 de Setembro.
Este é daqueles monumentos que aparecem com alguma frequência em algumas séries de tv, ainda há dias o vi em "Bones".

Foto: © JHC
US-1847101, enviado pelo Michael.
O Lincoln Memorial é um monumento localizado em Washington D.C., Estados Unidos, em homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln. O monumento foi desenhado por Henry Bacon, esculpido por Daniel Chester French e foi concluído em 1922.
Neste memoral foram proferidos vários discursos importantes, incluindo o de Martin Luther King "I've a dream.", aqui feito a 28 de Agosto de 1963 no final da Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade, uma manifestação política que reuniu mais de 250.000 pessoas na cidade para clamar, discursar, orar e cantar por liberdade, trabalho, justiça social e pelo fim da segregação racial contra a população negra do país.