terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Bélgica e as bicicletas

Quando parti para a Bélgica, não tinha a ideia que as bicicletas eram tão usadas lá. Há bicicletas por todo o lado, "parques de estacionamento" com centenas de bicicletas amontoadas. Nunca tinha visto tanta bicicleta junta.
Nunca tinha tirado fotografias a bicicletas, mas na Bélgica faz todo o sentido que também sejam fotografadas. Estas são mesmo duas das fotos que tirei lá, em Gent e Brugges, e de que mais gosto.

 Foto: Marta Cairrão
80% do território belga é plano, o que facilita em muito a vida aos ciclistas. Além disso quase todas as ruas oferecem uma faixa única para ciclistas e, quando essas não existem, os ciclistas podem circular na faixa para carros.

Foto: Marta Cairrão
No que diz respeito ao trânsito, os ciclistas têm prioridade, até quando vêm da esquerda, só têm de ceder passagem a autocarros, eléctricos e peões.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Catedral de Bourges - França

Este postal já era bonito só pela catedral mas o facto de se tratar de um local Unesco que me faltava, torna-o ainda mais interessante!! Foi enviado pela Ulla "mirabelle".

M. G. Editions
A Catedral de Bourges, no centro da França, é uma catedral católica considerada uma obra-prima da arquitectura gótica. 
A sua construção iniciou-se em 1195 e foi consagrada em 1324. A sua  fachada de 40 metros da largura, terminada em 1250, é a maior deste tipo. 
Foi inscrita na lista do Património Mundial da Humanidade em 1992.

FR-230241

Um postal a sério e muito real, é este oficial da França com alguns castelos do chamado País Cátaro, situado na região de Languedoc -Roussilon, no sul da França.
No século XII, os habitantes do Languedoc, os Cátaros, foram considerados pela Igreja Católica os piores hereges da época, principalmente por causa da sua cultura singular, bem diferente do resto do país: era uma área praticamente independente do Rei da França; nela falava-se o dialeto provençal e não o francês.
Neste postal estão os castelos de Lastours, Quéribus, Montségur, Puilaurens e Peyrepertuse.

 Fotos: C. Nègre
FR-230241, enviado pela Barbara.
Os castelos cátaros são um um conjunto de castelos erguidos pela Coroa Francesa no final da Cruzada albigense. Alguns destes locais constituíram-se antes do período monárquico em povoações fortificadas capazes de defender os cátaros, tendo sido, após o esmagamento da heresia, transformadas em autênticas cidadelas.
Em 1659, os reis Luís XIV de França e Filipe IV de Espanha assinaram o Tratado dos Pirinéus, selado com o casamento da Infanta Maria Teresa de Espanha com o soberano francês. Esse tratado modificou as fronteiras, dando o Russilhão à França e movendo a fronteira para o Sul, para a crista dos Pirinéus, onde se encontra atualmente. As antigas fortalezas perderam a sua função estratégica. Algumas mantiveram guarnições por algum tempo, algumas até à Revolução Francesa, mas, progressivamente, todas entraram em decadência, algumas tendo-see tornado redis de ovelhas e outras esconderijo de malfeitores. - in:
wikipédia

ES-172534

Este oficial de Espanha foi o 1º touchnote que recebi. Já tinha ouvido falar na aplicação antes, mas ao receber este postal verifiquei que a qualidade era muito boa e decidi experimentar os meus próprios touch. No entanto, não enviei nenhum touch enquanto oficial nem em trocas. Acho que em ambos os casos as pessoas esperam receber postais "a sério". Eu pelo menos espero e este, apesar de ter gostado deles, foi caso único.

ES-172534, enviado pela soniasadin.
Este é o meu 1º postal de Pamplona, a cidade conhecida pelas Festas de São Fermin, cuja actividade mais famosa é o encierro que consiste numa corrida de touros de 800 metros, por três ruas do centro histórico da cidade.
Outra actividade muito apreciada durante as festas é a Comparsaria de gigantones e cabeçudos de Pamplona e aqui estão eles em frente ao Ayuntamiento ou Casa Consistorial, sede do governo municipal.
O primeiro edifício foi construído em "terra de ninguém" para evitar rivalidades, mas perto da confluência de três burgos, após a unificação dos burgos medievais, formalizada pelo "Privilégio da União", a lei foral de 1423. O edifício seguinte, do qual apenas se conserva a fachada, foi construído no século XVIII em estilo barroco. A última reconstrução de grande envergadura do edifício ocorreu em 1957, quando a maior parte foi demolida, pouco se mantendo além da fachada.
 A cerimónia de abertura das mundialmente conhecidas festas de Pamplona, os Sanfermines, decorre numa varanda do segundo andar do ayuntamiento, com o lançamento de um foguete (o chupinazo) ao meio dia de 6 de julho, com o lançador gritando «Pamplones, pamploneses..... Viva San Fermín!!.....Iruindarrak Gora San Fermín!!». - in: wikipédia

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Catedral de Jaén - Espanha

Há tempos vi este postal na galeria do Postcrossing e adicionei-o aos meus favoritos. Passados uns dias, o Juan perguntou-me se queria que mo enviasse. Claro que sim e assim fez ele. Uma nova catedral espanhola e o meu 1º postal de Jaén, uma cidade na Andaluzia.

 Foto: Jesus Gomez
A Catedral da Assunção da Virgem é uma catedral de estilo principalmente renascentista.  A actual catedral foi concebida no século XVI para substituir uma mais antiga, em estilo gótico, do século XV.
Esta catedral encontra-se na Lista de Tentativas da Unesco.

Igreja de San Pablo - Valladolid

Estive em Valladolid há quase um ano com o Miguel e Joaninha, e para grande azar nosso, não encontrámos postais à venda!! Para maior azar meu, de todos as cidades que visitámos durante esse passeio, Valladolid era a única de onde não tinha postais. Agora, graças ao touchnote, enviei este para mim com uma das várias fotos que tirei à Igreja de San Pablo.

Foto: Marta Cairrão
Esta igreja é um dos monumentos mais representativos de Valladolid. Foi mandada construir pelo Cardeal Juan de Torquemada entre 1445-1616. Apresenta um estilo Gótico Isabelino-Plateresco.  
Os Reis Filipe II e Filipe IV de Espanha foram batizados nesta igreja.

Baelo Claudia - Espanha

Deixo agora os postais portugueses e passo para os espanhóis.
Este é mais um touch enviado pela Ninocas. Mostra Baleo Claudia, uma cidade romana em Espanha cuja existência em desconhecia.

Foto: Ana Santos
Baelo Claudia é o nome de uma cidade romana, localizada a 22 km's de Tarifa, perto da aldeia de Bolonia, no sul de Espanha.
Situada nas margens do Estreito de Gibraltar, a cidade foi originalmente uma aldeia piscatória e um entreposto comercial, quando foi estabelecida à 2000 anos atrás.
Apesar de muito próspera no tempo do Imperador Cláudio, entrou em declínio devido a vários terramotos e foi abandonada no século VI.