sábado, 8 de setembro de 2012

Os meus castelos by TN

Quando decidi enviar para mim alguns postais touchnote com as minhas fotos, fui logo procurar fotos de castelos que não tenho em postais. De Marialva e Arnóia até tenho mas neste postal de Marialva vê-se melhor o castelo e a área envolvente, e o outro de Arnóia divide o espaço com um jardim em Celorico de Basto, neste o postal é só para ele :D

Foto: Marta Cairrão
Marialva é um lugar tão bonito que merece estar em muitos postais. Bem, eu só visitei este parte do castelo, não andei pela aldeia propriamente dita. Fui a trabalho, não teve oportunidade de passear muito tempo.
Marialva já devia ser fortificada quando em 1063, o rei de Leão, Fernando Magno, a conquistou aos muçulmanos, que ocupavam esta região depois dos visigodos e também dos romanos, em cuja época Marialva integrava uma importante via romana.
Com independência portuguesa, D. Afonso Henriques, incentivou o repovoamento da povoação, que se encontrava praticamente abandonada, tendo procedido também, provavelmente, à melhoria das suas defesas.
 Estas melhorias seriam continuadas por D. Sancho I, que também ampliou as muralhas de protecção da vila, todavia no reinado de D. Dinis, que em 1286 instituiu uma feira mensal, a povoação já se estendia para fora da zona fortificada.
 O castelo teve diversas intervenções na sua estrutura, nomeadamente no reinado de D. Manuel I e de D. Sebastião, cuja intervenção e atestada por uma inscrição na muralha, referindo a data de 1559.
 Com o atentado a D. José I, em 1758, e a acusação do marquês de Távora, que nessa altura era alcaide de Marialva, a fortificação foi abandonada, deixando de haver habitantes dentro dos muros da povoação,
 Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de obras de recuperação e beneficiação a cargo do IPPC. Neste conjunto histórico para além do castelo com a Torre de Menagem, inclui-se o pelourinho, a cisterna, a alcáçova e duas igrejas. in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-marialva-15252

Foto: Marta Cairrão
O castelo de Arnóia fica a poucos km's de Celorico de Basto. A sua construção terá sido no século X. Está classificado como Monumento Nacional e é propriedade do estado.

Foto: Marta Cairrão
O ano passado durante a viagem de carro por Trás-os-Montes, passei por Vinhais a caminho de Bragança. Só parei o tempo necessário para tirar 2 fotografias. Com certeza haveria algo de interessante para visitar mas não havia tempo para isso. Assim, vim só parte do que resta do castelo.  
O Castelo de Vinhais foi, provavelmente, construído no reinado de D. Dinis. 
Este castelo teve intervenção activa na crise de 1383, iniciada com a morte do rei D. Fernando, sem deixar herdeiros masculinos, e sua filha D. Beatriz, casada com o rei de Castela, ter reclamado o trono português, o que significava a perda da independência.
 Face à possibilidade de subirem ao trono, o filho do Rei Pedro I e Inês de Castro, a viver em Castela, ou João, Grão-Mestre de Aviz, filho de D. Pedro I e da aia de Inês de Castro, Teresa Lourenço, optou-se pelo segundo, mas originou uma guerra com Castela.
 Vinhais tomou o partido de D. Beatriz, o castelo chegou a estar ocupado pelas forças castelhanas, mas viria a reconhecer D. João I.
 Durante o reinado de D. Afonso V, as estruturas defensivas foram melhoradas mas foram-se degradando e no século XVI, já era referido o mau estado do castelo.
 O que resta desta fortificação está classificado como Imóvel de Interesse Público, e depois de se ter salvo da tentativa de demolição pela Câmara municipal, beneficiou de trabalhos de consolidação e restauro, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. - in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-vinhais-15802

 Foto: Marta Cairrão
Também passei por Mogadouro o ano passado e fui visitar o castelo.
 A construção do castelo terá ocorrido por em 1160, para em 1297, já no reinado de D. Dinis, serem reforçadas as suas defesas. Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, o castelo passou para a Ordem de Cristo.
 Desde o século XV, que este castelo passou a pertencer aos Távoras, teve um papel importante durante a Guerra da Restauração da independência portuguesa, já no século XVII. Com a eliminação dos Távoras, acusados de traição, no reinado de D. José, o castelo foi abandonado e a ruína tomou conta dele.  
 Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de obras de restauro e hoje conservam-se apenas dois panos de muralha, a torre de menagem e a torre do relógio. - in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-mogadouro-15062

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As minhas igrejas by TN

Estes postais ficam lindamente na minha colecção de igrejas. Por não ter encontrado postais "normais" delas é que fiz e enviei para mim estes touchnotes. Ainda estou à espera de um outro postal mas acho que tenho de o reenviar, não chegou até hoje e devia ter chegado juntamente com o de Espinho.

 Foto: Marta Cairrão
Se não me engano estive em Espinho em Maio deste ano. Comprei alguns postais mas não encontrei nenhum com esta igreja, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda., a Matriz de Espinho.
Esta igreja veio substituir a antiga Capela da Praça Nova, numa área que foi invadida pelo mar. É uma obra moderna da responsabilidade do arquiteto Adães Bermudes, iniciada em 1930. Trata-se de uma construção ao gosto da época, com sabor revivalista neo-românico.
Este templo caracteriza-se pela boa combinação dos elementos de inspiração românica e as necessidades
contemporâneas. - in: http://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-espinho

 Foto: Marta Cairrão
Aqui mais perto fica Castelo Bom e esta é a Igreja de Nossa Srª da Assunção. Esta igreja como a vemos hoje, foi construída no século XVIII no lugar de uma outra que datava do século XIII.

 Foto: Marta Cairrão
Já estive em Vila Real por 3 vezes. Esta foto foi tirada na última vez que lá estive, 2008.
A Igreja de São Domingos ou Sé de Vila Real tem origem num convento dominicano, que terá sido iniciado em 1424, no reinado de D. Dinis. Do convento nada mais resta do que a igreja e seu adro.
De concepção gótica, mesmo tardia, é um monumento de 3 naves.
Sofreu obras profundas em meados do século XVIII, torre e capela-mor. Foi classificada como Monumento Nacional em 1926. - in: wikipédia

 Foto: Marta Cairrão
 A Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, dedicada a Nª Srª da Assunção. A sua construção iniciou-se na 1ª metade do século XVI e demorou 100 anos a ser construída e é, não só o mais vasto templo de Trás-os-Montes e Alto Douro, como provavelmente a maior igreja matriz de Portugal.

Foto: Marta Cairrão
A antiga catedral de Miranda do Douro foi consagrada em 1556, é hoje a matriz da cidade. Fundada por D. João III em 1552, evidencia-se pela sua fachada com portal maneirista, torres sineiras, altares, retábulos, abóbadas e cadeirais.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Monsanto

Estive em Monsanto no passado mês de Julho. Já lá tinha ido há uns anos mas não me lembrava de muita coisa. Tenho que lá voltar uma 3ª vez porque acho que não vi tudo o que havia para ver.

 Foto: Marta Cairrão
Monsanto, considerada a Aldeia mais Portuguesa de Portugal, situa-se a cerca de 25 quilómetros de Idanha-a-Nova.
Monsanto é o resultado de uma fusão harmoniosa da natureza e dos seus acidentes geográficos com a acção do homem, ao longo dos tempos. Tal ligação deu origem a curiosas utilizações de grutas e penedos integralmente convertidos em peças de construção. Os penedos graníticos, enormes, estão de tal modo ligados às habitações, que tantolhes servem de chão, como de paredes ou tectos.

 Foto: Marta Cairrão
No centro da aldeia encontra-se a lgreja da Misericórdia, de raíz Românica, construída no século XVI. Perto desta igreja encontra-se a Torre do Relógio ou Torre de Lucano, construída no século XlV, torre sineira onde foi colocada uma réplica do Galo de Prata (troféu atribuído a Monsanto por ter conquistado o titulo de "a aldeia mais portuguesa de Portugal". - in:  http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-monsanto-14500

Foto: Marta Cairrão
O castelo de Monsanto, à semelhança dos que foram implantados nesta região, terá sido construído pelos templários.
A uma cota de cerca de 750 metros acima do nível do mar, possui dois recintos distintos delimitados por muros, a Torre de Menagem está situada na praça de armas, onde também se situa a cisterna e as ruínas da Capela de Nossa Senhora do Castelo. O castelo e as muralhas de Monsanto encontram-se classificados como Monumento Nacional. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-monsanto-14499

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Castelo Mendo

Castelo Mendo é uma das 7 belas Aldeias Históricas no distrito da Guarda. Apesar de ser aqui perto só ainda lá fui uma vez.

Foto: Marta Cairrão 
A Aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude, um ponto de defesa estratégica.
Acredita-se que a primitiva edificação do castelo remonte à passagem do século XII para o XIII, sob o reinado de Sancho I de Portugal (1185-1211). A povoação recebeu Carta de Foral, passada por Sancho II de Portugal (1223-1248) em Vila do Touro, a 15 de Março de 1229. Este documento é particularmente interessante por estipular a primeira feira oficial no reino, a ser realizada por oito dias, três vezes por ano: na Páscoa, no São João e no São Miguel. Nele se encontram referidos o castelo e seu alcaide à época, Mendo Mendes. Data deste período a construção da primeira cintura muralhada para defesa da povoação. - in: wikipédia

Foto: Marta Cairrão
Existem algumas igrejas na aldeia, umas bem conservadas, outras em ruínas. Esta, a Igreja de Stª Maria é muito antiga, foi construída antes da fundação de Portugal.

Seixo Amarelo - Portugal

Agora sim, começa o verdadeiro desfile dos postais touchnote. Gostei desta ideia touchnote especialmente pela possibilidade de poder criar postais usando as minhas próprias fotos. Assim, enviei vários para mim e o 1º foi este com a capela de Nª Srª das Cabeças no Seixo Amarelo, a minha terra.
É uma aldeia pequena e com pouca gente, talvez menos de 100 pessoas. Vivi lá até aos 9 anos.

 Foto: Marta Cairrão
Como disse, esta é a Capela de Nossa Srª das Cabeças. Não faço ideia de quando foi construída.
Nossa srª das Cabeças é a padroeira da aldeia e a festa realiza-se todos os anos de 14 a 16 de Agosto.

Foto: Marta Cairrão
Esta é a Igreja Matriz, situada no centro da aldeia. No interior da igreja merece destaque o tecto com pinturas dos séculos XVIII, recentemente restauradas.
Ao lado esquerdo está o campanário também do século XVIII. Há uns anos atrás era o meu avô que fazia tocar os sinos.

Guimarães Capital Europeia da Cultura

Este ano Guimarães é juntamente com Maribor na Eslovénia, Capital Europeia da Cultura. Para comemorar os CTT lançaram um selo relativo a este acontecimento e o Manú enviou-me há dias este postal máximo.

Forways, Lda
A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objectivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia. - in: wikipédia

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Festas da Rainha Santa

As Festas da Rainha Santa têm lugar de 2 em 2 anos em Coimbra e este ano foi ano de festa. De 1 a 9 de Julho a cidade homenageou a sua santa patroeira. A Cristina assistiu a uma das procissões e enviou-me este postal.

 Guia Turístico do Norte
As Festas da Rainha Santa são a mais genuína manifestação de veneração da cidade à sua Padroeira, D. Isabel, mulher do Rei D. Dinis. Mulher de grande piedade, manifestou sempre profunda caridade e sensibilidade para com as necessidades dos pobres e excluídos, sendo, por isso, apelidada de Rainha Santa.
Foi canonizada em 1625 e por essa ocasião Coimbra manifestou o seu entusiasmo e alegria, celebrando o dia com festejos que se prolongaram por uma semana. Actualmente, as Festas realizam-se de dois em dois anos, numa simbiose de manifestações religiosas e profanas. O ponto alto são as duas procissões religiosas, uma nocturna e outra diurna, nas quais a imagem da Veneranda é transportada em ombros para a Igreja da Graça, regressando, no domingo seguinte, ao local de origem, o Convento de Santa Clara-a-Nova. - in:
http://www.turismodecoimbra.pt/pt/feiras-e-festas/festas-da-cidade-de-coimbra-e-da-rainha-santa-isabel.html