domingo, 24 de junho de 2012

Porto - Córsega

Este foi um dos postais que chegou na sexta feira passada. Foi enviado pela Telenn e mostra uma das torres de vigia de origem genovesa na Córsega. Esta situa-se no Golfo do Porto e foi construída em 1549.

 Foto: Pierre Dominique Natali
As torres genovesas da Córsega são uma série de torres e fortificações construídas durante a ocupação genovesa da ilha. Devido à grande quantidade de torres, converteram-se num símbolo da ilha e estão classificadas como Monumentos Históricos da França.
As primeiras torres foram construídas durante o século XVI como protecção contra ataques de piratas. No entanto as torres causaram alguns problemas à repúblicas, desde falta de armamento e defeitos de construção que causaram o colapso de algumas. Como consequência, a partir dos finais do século XVII as torres activas eram muito menos; em 1755 só se utilizam 22 e algumas foram utilizadas pela tropas francesas que conquistaram a Córsega em 1768.
Actualmente das 85 torres que existiam no começo do século XVIII, existem 67 e algumas são apenas ruínas.

Serra de Tramuntana - Espanha

Começaram hoje a ser escolhidos os novos locais a ser incluídos na lista do Património Mundial da Unesco. Espero que Elvas seja um dos locais escolhidos.
O ano passado a Espanha passou a contar com mais um local classificado, a Serra de Tramuntana de onde é este postal enviado pela Fabienne. Para ter todos os locais espanhóis, só me falta um postalito com um dos exemplos de Arte Rupestre da Bacia Mediterrânica da Península Ibérica.

Foto:  Laia Moreno
A Serra de Tramuntana está situada ao noroeste da Ilha de Maiorca.
A serra foi moldada durante séculos de agricultura num ambiente de recursos escassos mas que apresenta uma rede articulada de dispositvos de gestão de águas, ligada a explorações agrícolas de origem feudal.
A paisagem é marcada por terraços agrícolas e obras de regadio, incluíndo moinhos de água, construções de pedra e quintas.

Encontro Internacional em Lisboa

Já que falei no encontro de Lisboa, aqui fica o postal que enviei para mim assinado pelos participantes. Reparei há dias que não assinei o meu próprio postal :o Mas isso pode facilmente ser solucionado.
O encontro foi há duas semanas e foi um fim-de-semana muito bem passado, mesmo com greves, Presidente da República a roubar-nos o elétrico, comemorações do 10 Junho e regatas no Tejo.

 Edição Vistal
Os tugas que participaram foram, para além de mim: a Paula, o Miguel, a Rita, a Joaninha, a Ninocas & Dudu, a Vitória, o Zé "Piloto", o outro Miguel "maique", a Teresa e a amiga Carolina que agora é postcrosser, o Paulo e a Ana e outra Ana "animalsfriend".
Do resto da Europa vieram: a Heidi e a Kati da Finlândia, as holandesas Astrid, Tjitske, Jetske e Telenn, da Alemanha a Anja, da Suiça o Andy, da Bélgica a Lotty, da Espanha o Samuel, da Irlanda o Brian e a esposa e da Espanha o Samuel. Acho que estão todos.

sábado, 23 de junho de 2012

Santuário de Nª Srª dos Remédios

Ainda há pouco aqui deixei um postal do Santuário da Sª da Peneda e agora tenho o Santuário de Nª Sª dos Remédios em Lamego. Já fui umas poucas de vezes a este santuário, a última vez o ano passado. É de facto muito bonito e um dos belos locais do nosso país. Curiosamente, o postal foi enviado de um outro país, a Finlândia. Foi enviado pela Heidi que há umas semanas passou por lá. Veio uns dias antes do Encontro Internacional em Lisboa e andou a passear por Portugal com a Kati. Estiveram na Guarda e como iam seguir para Braga, sugeri-lhes que fizessem uma paragem em Lamego e elas assim fizeram.
Como disse, o postal foi enviado pela Heidi e foi assinado por alguns postcrossers o fim-de-semana passado durante um encontro em Jyväskylä.  

 © Objecto Anónimo, Lda

O santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, começou a ser construído em 1750, para ser terminado em 1905, ocupando o monte onde existiu desde o século XIV, uma capela dedicada a Santo Estêvão.
 No século XVI, esta capela ameaçava ruína e foi mandada construir uma nova igreja, pelo bispo da cidade, onde foi colocada também a imagem da virgem com o menino ao colo.
 Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e cresceu a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava de ajuda, dando origem desta forma à devoção à Senhora dos Remédios.
 Este santuário, cujas festas principais de realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem a fachada do templo com marcas de estilo barroco, é ladeada por torres sineiras, no interior, o altar-mor ostenta a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.
 Os altares laterais são dedicados aos pais da virgem, as paredes são cobertas por azulejos com imagens da vida da virgem. A escadaria de acesso ao santuário, com 686 degraus, tem vários patamares onde se encontram os reis de Israel, e na base da escadaria, quatro figuras representam as quatro estações do ano. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-de-nossa-senhora-dos-remedios-15288

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sé da Guarda

Para mim, a minha Sé, a linda Sé da Guarda é a mais bonita de Portugal. Alguém se atreve a discordar?? :) Assim que soube do lançamento dos selos da série Rota das Catedrais, decidi que tinha que enviar para mim um postal da Sé com um selo da Sé e assim fiz. A título de curiosidade, as outras catedrais homenageadas são a de Viana do Castelo, Santarém, Viseu, Vila Real, Braga, Silves, Lamego, Porto e Faro.

 Foto: A. Pinto
A Sé-Catedral da Guarda foi erguida no seguimento do pedido de D. Sancho I ao Papa Inocêncio III para transferir a diocese de Egitânia para a nova cidade da Guarda. Da original construção, de estilo românico, nada resta. Foram, no entanto, encontrados alguns vestígios que apontam para um edifício simples.
Seria mandada construir por D. Sancho II uma segunda catedral, no local onde se situa a actual Igreja da Misericórdia, concluída no século XIV, mas mais tarde destruída aquando da reforma fernandina das muralhas, por se situar fora delas.
A construção da actual Sé da Guarda remonta aos finais do século XIV, já no reinado de D. João I — D. Fernando teria falhado na promessa de erguer novo templo —, por iniciativa do bispo Vasco de Lamego, partidário da casa de Avis durante a crise dinástica. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI, sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos do gótico, com evidências claras da influência manuelina.
A história da catedral teve um período importante na sua conservação, na viragem para o século XIX: em 1898 coube ao arquitecto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projectos de restauro revivalista, pelo que é notável o estado de conservação da catedral.
Encerrada ao culto durante a Instauração da Républica, com a desculpa de garantir a sua restauração nunca realizada, reabriu de novo em 21 de Junho de 1921 para a sagração episcopal de D. José do Patrocínio Dias, bispo de Beja e natural da Covilhã, Diocese da Guarda. - in: wikipédia

PT RR - Grupo 72 * Igrejas

Esta semana chegou o último postal relativo a este grupo, assim já os posso mostrara a todos.

 Edição Casa das Estampas
 Descobri o Santuário da Srª da Peneda apenas há alguns anos durante um acampamento no Gerês. Gostei muito e é um daqueles lugares onde gostava de voltar. Agradeço à Tânea este postal.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um santuário localizado na freguesia de Gavieira, Arcos de Valdevez, Portugal, construído entre os finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX.
A igreja foi terminada em 1875. Frente à igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros. - in: wikipédia

 © al-garbdistri
 A Vitória demorou a enviar os postais deste grupo mas valeu a pena a espera porque, no meu caso, enviou-me uma igreja nova para a minha colecção, a Igreja Nª Srª dos Navegantes em Armação de Pêra.
Esta igreja foi inaugurada em 24 de Julho de 1960. Foi erguida graças ao esforço e contribuições da população local.

 Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
De Belo Horizonte, a Gisely enviou-me este postal com 3 das igrejas da cidade: a Igreja de Nª Srª de Lourdes, a Igreja de São José e Basílica de Nª Srª da Boa Viagem.
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, cuja construção terminou em 1923, apresenta  um estilo predominantemente gótico.
A Igreja São José é uma igreja em estilo manuelino com fortes influências holandesas, localizada no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foi construída pela congregação dos redentoristas entre 1902 e 1910. , é um dos mais notáveis monumentos construídos em Belo Horizonte.
A Basílica da Boa Viagem foi construída em 1913 e 1932 e o estilo escolhido foi o neogótico.

US-1702603 & US-1708952

Estou lesionada :( Ontem fiz uma entorse no pé e durante uma semana tenho que lhe dar descanso. Isso quer dizer que durante uma semana não posso enviar postais. Não posso enviar mas posso recebê-los e nos últimos dias têm chegado bastantes. Agora ficam aqui dois oficiais dos Estados Unidos.

 Foto: Bill Daniels
 US-1702603, enviado pela Carol.
Mais um vulcão para a minha colecção. O Sunset Crater é um cone de cinza vulcânica localizada no norte de Flagstaff, no estado do Arizona. Para proteger o cone foi criado o Monumento Nacional do Vulcão Sunset Crater.

 Foto: Gail Atkinson
US-1708952, enviado pela Bekah.
Não sei bem o que está neste postal mas a Bekah disse que esta foi uma das fotos vencedoras num concurso de fotografia em Wheeling, no estado da Virgínia Ocidental.