quinta-feira, 14 de junho de 2012

Forte de Lahore - Paquistão

Hoje quando já não esperava receber qualquer postal, fui pela 3ª vez à caixa do correio e fui agradavelmente surpreendida com vários postais. Um deles foi este do Paquistão, uma bela surpresa enviada pela Rita Simões. Para além de se tratar de um postal de um local Unesco novo, o postal em si é muito bonito. Adorei esta surpresa.

 Foto: Foto Bank
O Forte de Lahore e jardins de Shalimar formam um complexo de edifícios construídos entre 1641 e 1642 pelo imperador muçulmano Shah Jahan, da dinastia mogol. Faz parte da lista de Património Mundial da Humanidade desde 1981. A construção de uma estrada ameaça os jardins e os seus muros, levando à inclusão do sítio na lista do Património Mundial em perigo em 2000.
Os jardins e o forte datam ambos do século XVII, e combinam influências hindus e persas, num estilo muito próprio criado pelos imperadores mongóis, que reinaram sobre parte do Paquistão e da Índia entre os séculos XVI e XVIII.

Olímpia - Grécia

Eu adoro viajar mas muitos dos meus amigos não me ficam atrás. Que o diga a Joaninha que há poucas semanas fez um cruzeiro e visitou a Espanha, Itália, Grécia e Croácia. Os cruzeiros nunca me seduziram muito mas depois do que ela contou, acho que pode ser algo a considerar para umas próximas férias.

 Summer Dream Editions
Este é o meu 2º postal de Olímpia.
Olímpia situa-se na península do Peloponeso. Este santuário da Grécia Antiga é o lugar do nascimento do mais importante evento atlético de todos os tempos: os Jogos Olímpicos.
Neste local arqueológico, classificado como Património Mundial da Humanidade em 1989, os visitantes podem caminhar entre as impressionantes ruinas da área, onde há 3000 anos atrás os atletas olímpicos treinavam e corriam.
Actualmente, com a reinstituição dos Jogos Olímpicos por Pierre de Coubertin, a chama Olímpica acende-se de quatro em quatro anos no restaurado estádio de Olímpia, utilizando a luz do Sol reflectida por um espelho parabólico. Essa chama vai depois acender uma tocha que é transportada por atletas até ao local da realização dos Jogos dessa Olimpíada.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mais favoritos da Bulgária

Voltei a receber postal da Lilia da Bulgária e desta vez tudo correu bem. Cada vez que me envia algo, tem quase sempre que reenviar porque os envelopes perdem-se pelo caminho. Ainda bem que estes postais não se perderam porque são muito bonitos.

 Foto: Boyko Kalev
O Mosteiro de Dryanovo é um mosteiro ortodoxo búlgaro, em funcionamento, situado no Vale do Rio Andaka, na parte central da Bulgária.
Foi fundado no século XII, durante o Segundo Império Búlgaro e foi dedicado ao Arcanjo Miguel.
Foi destruído 2 vezes devido a incêndios e foi pilhado durante o domínio Otomano na Bulgária. Foi restaurado em 1845.

Foto: Boyko Kalev
Esta é a cascata Boyana na montanha Vitosha, uma montanha perto de Sófia. É a maior cascata na montanha. Com quase 15 metros, num dia claro é possível vê-la desde o centro de Sófia.

Igrejas da Ucrânia

Depois de dois postais polacos, agora tenho três ucranianos, resultado de uma troca solicitada pela Galina "gayl".

 Uma bela igreja de madeira, a Igreja da Ressurreição, datada de 1784, na aldeia de Kysorychi.

 Este é um postal de Kiev e mostra a Igreja da Exaltação da Cruz, uma das igrejas que faz parte do Mosteiro de Kiev-Petchersk. Este mosteiro, juntamente com a Catedral de Santa Sofia, faz parte da lista do Património Mundial desde 1990.

E para terminar, mais um postal de Kiev.
A Igreja de Stº André é a maior igreja barroca em Kiev. Foi construída entre 1747-1754.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PL-433546 & PL-448185

Hoje quando já pensava que ia ficar sem postais pelo 2º dia consecutivo, eis que aparece o carteiro (bem mais tarde que o habitual) e entrega-me 9 postais. Já compensa o dia de ontem. Entre eles estava um oficial da Polónia, o 2º em poucos dias. Por isso editei este post e assim, aqui ficam os 2 oficiais, ambos de Varsóvia. Apesar de ter comprado vários postais em Varsóvia, não comprei nenhum destes.

 DDK Edition

PL-433546, enviado pela Olga.
Gosto tanto de receber postais de locais onde já estive. Passei por quase todos os locais ilustrados no postal.
O que impressiona em Varsóvia é saber que grande parte do centro histórico da cidade foi destruído durante a 2ª Guerra Mundial e dois em cada três dos habitantes que lá viviam antes da guerra ou tinham morrido ou tinham sido deportados. A reconstrução procedeu-se de forma minuciosa, com as ajudas de outros países.
Em 1980 a Unesco classificou o centro histórico da cidade como Património Mundial, classificando-o como um exemplo de reconstrução quase total de uma sequência histórica que se estende desde o século XIII até ao século XX.
 
 DDK Edition
PL-448185, enviado pela Kasia.
Se tivesse tido tempo teria visitado este palácio. Fica para uma próxima visita, sim porque vai haver, com certeza, uma próxima.
O Palácio Wilanów, em Varsóvia, foi construído para o Rei polaco Jan III Sobieski, no último quartel do século XVII, e mais tarde foi ampliado por outros proprietários. Apresenta as características típicas da residência barroca suburbana entre cour et jardin (entre pátio e jardim). A sua arquitectura é muito original - é uma mistura entre a arte europeia e a velha tradição de construção polaca. As elevações e interiores do palácio, usando símbolos antigos, glorificam a família Sobieski, especialmente os triunfos militares do Rei.
Depois da morte de Jan III Sobieski, em 1696, o palácio passou para a posse dos seus filhos. A partir de 1720 viria a ser possuído por uma sucessão de famosas famílias magnatas.
Entre 1730 e 1733 serviu de residência a Augusto II, também um Rei da Polónia. Cada proprietário modificou os interiores do palácio, tal como os jardins e cercanias, de acordo com a moda e necessidades correntes.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o palácio foi renovado. A maior parte da colecção saqueada pela Alemanha durante a guerra foi repatriada e, em 1962, foi reaberto ao público.
O Palácio e Parque de Wilanów não constituem apenas um testemunho sem preço do esplendor passado da Polónia, mas são também um local para eventos culturais e concertos. - in: wikipédia

quinta-feira, 31 de maio de 2012

LT-213021

Continuo com postais oficiais e este da Lituânia chegou hoje.


LT-213021, enviado pelo Benas.
Esta é uma imagem de uma das ruas de Siauliai em 1929. Esta cidade situa-se no norte a Lituânia e é a 4ª maior cidade do país.

RU-934036

Um oficial da Rússia e como facilmente se percebe, trata-se de um postal de Moscovo com a Catedral de São Basílio.


RU-934036, enviado pela Anastasia.
A Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscovo, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan,
O edifício original, conhecido como "Igreja da Trindade" e depois de "Catedral da Trindade", continha oito igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central; a décima igreja foi erguida em 1588 sobre o túmulo do santo venerado local Vasily (Basílio).
 A catedral é parte do Kremlin e da Praça Vermelha, Património Mundial da UNESCO desde 1990.
Num jardim à frente a igreja há um estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades. - in:
wikipedia