terça-feira, 3 de abril de 2012

CN-554162

Não sei de onde exactamente na China é este postal mas é muito bonito.


CN-554162, enviado pela "nickel".
Quem enviou o postal apenas diz que esta é uma imagem de um aldeia algures no sul da China.

Bosra - Síria

Já estava à espera deste postal há algum tempo mas tal como já aconteceu com outros postais enviados pela Lilia "childish", o 1º postal que ela enviou, perdeu-se pelo caminho. Como tinha que me enviar outros 2 postais, aproveitou e reenviou este.

Trata-se de um postal de Bosra, uma pequena cidade localizada no sul da Síria, quase na fronteira com a Jordânia. O seu centro histórico está classificado desde 1980 como Património Mundial da Humanidade.

Do património histórico da cidade, destacam-se as muito bem-preservadas ruínas de um anfiteatro romano, construído com pedra escura no século II, com capacidade para mais de 15000 pessoas.

Mosteiro Hilandar - Grécia

O Mosteiro Hilandar é um dos mosteiros sérvio-ortodoxos no Monte Atos, Grécia. Este foi um dos postais que escolhi para a última troca com o Emerich e escolhi-o por se tratar de um local Unesco. O Monte Athos está inscrito na lista do Património Mundial desde 1988.

A República de Monte Atos ou Montanha Santa, mesmo pertencendo formalmente ao território da Grécia, que mantém um espécie de governador, é na verdade uma "entidade teocrática independente". Para entrar neste território é necessária uma permissão especial, não obstante a Grécia faça parte da União Europeia e tenha abolido os controles fronteiriços.

O território desta pequena república está situado na península da Calcídica, a 100 km a sudeste da cidade de Tessalónica e é habitado por cerca de 1500 monges ortodoxos distribuídos em vinte mosteiros principais. Cada um destes mosteiros elege seu próprio superior e os representantes para a Santa Assembleia, que exerce o poder legislativo em todo Monte Atos.

A única forma de chegar ao Monte Atos é por barco, partindo da cidade de Ouran-oupoli. Tratando-se de um território habitado por monges, só podem entrar homens e animais do sexo masculino.

Este pequeno enclave abriga preciosos tesouros artísticos: antigos manuscritos, ícones e afrescos pintados pelos mais ilustres representantes da pintura bizantina. Desde suas origens, a Montanha Santa hospedou místicos e mestres espirituais cujos escritos foram recolhidos no século XVIII numa célebre antologia - a Filocalia - que influenciou profundamente o mundo ortodoxo. - in: wikipédia


Copyright © 1998 IP Studio Strugar

Este mosteiro é o quarto na hierarquia dos mosteiros no Monte Atos. Foi fundado em 1198 pelo primeiro Arcebispo Sérvio São Sava e pelo seu pai, Stefan Nemanja.

Por ter sido fundado por sérvios e por que os seus primeiros monges também eram sérvios, o mosteiro é conhecido como o Mosteiro Sérvia e é actualmente o mosteiro onde residem tradicionalmente os monges sérvios.

Favoritos da Bulgária

Estes são dois belos postais da Bulgária e como grande parte dos postais que recebo de lá, estes também foram enviados pela Lilia "childish".

Foto: Boyko Kalev

Por que razão terão chamado "Ponte do Diabo" a uma ponte tão bonita??

A ponte atravessa o rio Arda, nas montanhas Ródope. Não se sabe ao certo quando foi construída mas várias fontes indicam que tenha sido entre os séculos XIV e XVII.

É a maior e a mais conhecida ponte deste tipo nas montanhas Ródope. Tem 56 metros de comprimento e três arcos. Aqueles buracos semi-circulares entre os arcos, serviam para medir o nível da água do rio.



Shipka é uma cidade da Búlgária, localizada no distrito de Stara Zagora. A localidade é conhecida pelo Templo Memorial do Nascimento de Cristo, construído entre 18,85-1902. Este templo foi dedicado aos soldados russos, ucranianos e búlgaros que lutaram pela libertação da Bulgária na Guerra Russo-Turca em 1877-1878.

terça-feira, 27 de março de 2012

BY-370641 & BY-390716

Agora dois oficiais da Bielorrússia.


BY-370641, enviado pela Kate.
Esta trata-se de uma paisagem típica da região de Vitebsk, no norte do país.



BY-390716, enviado pela Liza.


Esta é a torre sudoeste do Castelo Mir. No cimo da torre existem máquinas que serviam para atirar pedras e água a ferver. A torre está preservada tal qual era no século XVI, quando o castelo foi construído.

Castelo Cimburk - Rep. Checa

"Que bonito castelo!" - pensei eu quando recebi hoje este postal. Na verdade este castelo não existe, ou melhor, hoje em dia o que existe são apenas ruínas. Este seria o seu aspecto em 1650.

Este postal foi uma surpresa da Evelina, a quem enviei um postal oficial há tempos e que depois me quis enviar um postal. Enviou-me um outro castelo e agora este.

O castelo, situado na região da Morávia do Sul, foi originalmente construído em estilo gótico entre 1327 – 33 e mais tarde reconstruído em 1468 e 1655. Foi abandonado em 1702.

Os meus postais da Polónia

Há uma semana estava na Polónia, mais concretamente em Varsóvia. Fui dia 15 vim dia 20 e foram 5 dias fantásticos. Foi divertido, foi emocionante, foi uma grande aventura. Deixa muitas saudades e sobertudo a vontade de voltar. Eu vou voltar de certeza porque quero conhecer outras cidades no norte do país e voltar a Cracóvia.

© copyright projektu graficznego Wydawnictwo Parma Press

O programa da viagem incluiu aterragem em Varsóvia, uma viagem de 3 horas de comboio, em pé (sim em pé), até Cracóvia. Visita a 2 castelos no Parque Nacional Ojcow, Minas de Sal em Wieliczka e a visita mais importante, Campos de Concentração Auschwitz-Birkenau. No regresso a Varsóvia passámos ainda por Czestochowa e pelo castelo Olsztyn.

Copyright by Panstwowe Muzeum Auschwitz-Birkenau, Foto: Jaroslaw Mensfelt

Este é daqueles postais que gostava que não existissem. Mas já que existem, que sirvam para lembrar o que se passou, para que não volte a acontecer.

A razão principal desta viagem foi mesmo a visita a Auschwitz. Já sabia que ia ser uma visita emotiva e de facto foi. Não é de ânimo leve que se entra, por exemplo, numa câmara de gás onde foram mortas milhares de pessoas.

Enviei para mim este postal com a porta de entrada do campo de Auschwitz II - Birkenau, mais conhecida pelos prisioneiros como "Porta da Morte".

Os Nazis deram início à construção deste campo no Outono de 1941 na localidade de Brzezinka, situada a 3 km de Oswiecim, onde se encontra o campo de Auschwitz I.

Em Birkenau foi instalada a maior parte da maquinaria de extermínio e nele assassinadas a maior parte das vítimas do campo.

A maioria dos prisioneiros chegava ao campo de comboio depois de uma terrível viagem, em vagões de carga, que durava vários dias. A partir de 1944, estendeu-se a linha para que os comboios chegassem directamente ao campo. Era nesta entrada que os médicos das SS faziam a selecção dos deportados. Eram metidos em 2 filas separadas: uma para as mulheres e crianças e outra para os homens. Entre estes os fortes e saudáveis eram separados dos idosos, doentes, das grávidas e das crianças. Os declarados aptos para trabalhar ficavam no campo, os restantes (70-75%) eram conduzidos às câmaras de gás.

O objectivo principal do campo não era o de manter prisioneiros como força de trabalho (caso de Auschwitz I) mas sim de exterminá-los. Para cumprir esse objectivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmaras de gás que podiam receber até 2.500 prisioneiros por turno.

As câmaras de gás de Birkenau foram destruídas pelos nazis em novembro de 1944 com a intenção de esconder as actividades do campo das tropas soviéticas. Em 17 de janeiro de 1945 os nazis iniciaram uma evacuação do campo. Perto de 7.500 prisioneiros (ou 3.000 segundo outras fontes), pesando entre 23 e 35Kg, foram liberados pelo Exército Vermelho em 27 de janeiro de 1945.