Há uma semana estava na Polónia, mais concretamente em Varsóvia. Fui dia 15 vim dia 20 e foram 5 dias fantásticos. Foi divertido, foi emocionante, foi uma grande aventura. Deixa muitas saudades e sobertudo a vontade de voltar. Eu vou voltar de certeza porque quero conhecer outras cidades no norte do país e voltar a Cracóvia.
© copyright projektu graficznego Wydawnictwo Parma Press
O programa da viagem incluiu aterragem em Varsóvia, uma viagem de 3 horas de comboio, em pé (sim em pé), até Cracóvia. Visita a 2 castelos no Parque Nacional Ojcow, Minas de Sal em Wieliczka e a visita mais importante, Campos de Concentração Auschwitz-Birkenau. No regresso a Varsóvia passámos ainda por Czestochowa e pelo castelo Olsztyn.
Este é daqueles postais que gostava que não existissem. Mas já que existem, que sirvam para lembrar o que se passou, para que não volte a acontecer.A razão principal desta viagem foi mesmo a visita a Auschwitz. Já sabia que ia ser uma visita emotiva e de facto foi. Não é de ânimo leve que se entra, por exemplo, numa câmara de gás onde foram mortas milhares de pessoas.
Enviei para mim este postal com a porta de entrada do campo de Auschwitz II - Birkenau, mais conhecida pelos prisioneiros como "Porta da Morte".
Os Nazis deram início à construção deste campo no Outono de 1941 na localidade de Brzezinka, situada a 3 km de Oswiecim, onde se encontra o campo de Auschwitz I.
Em Birkenau foi instalada a maior parte da maquinaria de extermínio e nele assassinadas a maior parte das vítimas do campo.
A maioria dos prisioneiros chegava ao campo de comboio depois de uma terrível viagem, em vagões de carga, que durava vários dias. A partir de 1944, estendeu-se a linha para que os comboios chegassem directamente ao campo. Era nesta entrada que os médicos das SS faziam a selecção dos deportados. Eram metidos em 2 filas separadas: uma para as mulheres e crianças e outra para os homens. Entre estes os fortes e saudáveis eram separados dos idosos, doentes, das grávidas e das crianças. Os declarados aptos para trabalhar ficavam no campo, os restantes (70-75%) eram conduzidos às câmaras de gás.
O objectivo principal do campo não era o de manter prisioneiros como força de trabalho (caso de Auschwitz I) mas sim de exterminá-los. Para cumprir esse objectivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmaras de gás que podiam receber até 2.500 prisioneiros por turno.
As câmaras de gás de Birkenau foram destruídas pelos nazis em novembro de 1944 com a intenção de esconder as actividades do campo das tropas soviéticas. Em 17 de janeiro de 1945 os nazis iniciaram uma evacuação do campo. Perto de 7.500 prisioneiros (ou 3.000 segundo outras fontes), pesando entre 23 e 35Kg, foram liberados pelo Exército Vermelho em 27 de janeiro de 1945.







NL-1086632, enviado pela Miranda.


NL-1105713, enviado pela Jetty.


Depois de um castelo, outro castelo, o de Vaduz no Liechtenstein. Foi enviado pela Grace "azzurri".
Agora um farol françês, o farol do Cap Griz Nez, localizado no cabo com o mesmo nome em Côte d'Opale, no departamento de Pas-de-Calais, no norte da França. Foi construído em 1837 e destruído em 1944 durante a Segunda Grande Guerra. Foi posteriormente reconstruído em entrou novamente em funcionamento em 1958. O postal foi enviado pela Veronique "sunsky".
Mais um farol da Austrália. O farol Split localiza-se em Aireys Inlet, uma pequena vila na Great Ocean Road, Victoria, Austrália.
E o último postal deste RR veio da Ucrânia, mais concretamente da Crimeia. Foi enviado pela Olga "olenenka" e mostra o maciço Demirji, parte da Cordilheira das Montanhas da Crimeia. 


Outro postal que não foi enviado do seu país de origem. A Helena "helenafl" é da Holanda mas enviou um postal de Nápoles, onde eu estive em 2010.
Da Holanda, uma paisagem de inverno, enviada pela Rietha "poekje", que usou um selo postcrossing. 
Ontem à noite, este e mais 2 ou 3 postais, sofreram um acidente. Felizmente, não houve grandes estragos, apenas a parte de trás deste, ficou com a tinta esborratada.
Este postal é muito bonito mas eu já o tinha. Felizmente o 1º postal está em branco e vou poder usá-lo numa futura troca. Este foi enviado pela Cynthia "flaggazer". 
A Catedral de Santo Isaac é mais sumptuosa e grandiosa das igrejas de São Petersburgo. A sua construção iniciou-se em 1818 e acabou em 1858. Na decoração da Catedral de Santo Isaac empregaram-se 43 tipos de minerais, entre os quais granito, mármore, malaquita, lápis-lazuli e ouro.
O Sergey "augoor" enviou-me um postal de Minsk com a estátua de Adam Mickiewicz, um dos maiores poetas e escritos polacos. Nasceu em 1798 e morreu em 1855.
Winnipeg é a capital e a maior cidade da província canadiana de Manitoba. Neste postal enviado pela Rose "phuleshouse", podemos ver o Edifício Legislativo da província, onde se reune a Assembleia Legislativa de Manitoba. O edifício foi construído em estilo neo-clássico entre 1913 e 1920.



