quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PT RR - Grupo 64 * Castelos

Há dias comecei a fazer um album com os meus postais de castelos, assim como um documento para contabilizar de quantos castelos portugueses tenho postais e quantos deles já visitei.

Destes 3 aqui já tinha postais de 2 deles, Castelo dos Mouros e Guimarães, mas já os visitei a todos, incluindo o de Arnóia em Celorico de Basto.

Edição da Associação de Municípios do Baixo Tâmega

Em 2010 acampei em Celorico de Basto. Da cidade não vi grande coisa mas visitei o Castelo de Arnóia. Não vi postais em lado nenhum mas, mais uma vez, a Vitória descobriu algo que eu ainda não tinha. Para além do castelo, este postal também mostra o Jardim do Solar do Gandarela.

O Castelo de Arnoia, também conhecido como Castelo dos Mouros ou Castelo de Moreira, ergue-se na povoação e freguesia de Arnoia, concelho de Celorico de Basto.

O local onde se situa o castelo, é apontado como sendo habitado desde a época da ocupação romana de Península Ibérica, mas o actual castelo só deverá ter sido construído em finais do século X.


As primeiras referências seguras sobre a existência da fortificação surgem no reinado de D. Dinis, face a uma contenda com o alcaide deste castelo, com este rei a arrendar os domínios de Celorico de Basto a Martim Joanes, em 1282, fazendo parte do contrato a escolha de um alcaide para o castelo.


No reinado de D. Manuel I, em 1520, é concedido foral a Celorico de Basto e a sede do concelho era em Arnóia, o que se manteve até 1719, no reinado de D. João V.


Classificado como Monumento Nacional, tem beneficiado de obras de consolidação e restauro a cargo do IPPAR.


De modestas proporções, o castelo está edificado sobre planta rectangular, tem a porta de entrada defendida pela Torre de Menagem, na praça de armas tem uma cisterna. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-arnoia-15849


Jamp - Edições Turísticas, Lda * Foto: Andrés Murillo


Apesar de no último ano ter estado 2 vezes em Sintra, a minha única visita ao Castelo dos Mouros foi há mais de 10 anos. Este postal foi enviado pela Tanea.

Antigo castelo de provável fundação muçulmana, durante o séc. IX, no qual nunca se travou nenhuma batalha. De facto, tanto os ocupantes muçulmanos como cristãos rendiam-se invariavelmente após a conquista de Lisboa pelo lado oposto, apesar da aparente invulnerabilidade do Castelo.
Tal facto deve-se à sua função, que não era tanto a da defesa da vila e sim de defesa e vigilância de Lisboa e arredores, conjuntamente com outras vilas do termo de Lisboa. Em 1154, D. Afonso Henriques concede carta de foral à vila.
Com o contínuo avanço da Reconquista para Sul, o Castelo dos Mouros perde a sua importância estratégica, acabando por ser totalmente abandonado durante a Segunda Dinastia. Nos finais de quatrocentos apenas habitavam o sítio do castelo alguns judeus, segregados do resto da comunidade por ordem régia e até esses acabaram por sair devido à expulsão das minorias étnicas e religiosas. À ruína devida à passagem do tempo, juntou-se a provocada pelo terramoto de 1755. No séc. XIX, D. Fernando II aforou a velha fortaleza e procedeu ao seu restauro integral. Como acontece com quase todos os vestígios monumentais sintrenses mais remotos, pouco é já o que pode ser observado que seja de origem. Do que hoje se vê, apenas a base das torres e as muralhas remontarão à fundação inicial. - in:
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2908

Edição Casa das Recordações

E no Castelo de Guimarães estive, pela última vez, em 2010.

O postal foi enviado pelo Manú "sapic12".

Castelo de Arraiolos

Há dias a Vitória fez anos e para comemorar a data decidiu enviar postais. Eu recebi este do castelo de Arraiolos. Este castelo destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo.

© Michael Howard Photography www.mikehowardphoto.com

O castelo de Arraiolos, tem como período aceite para a sua construção, o reinado de D. Dinis, por volta de 1310, sendo doado a D. Nuno Álvares Pereira, em 1387, que também recebeu o título de Conde de Arraiolos.

No reinado de D, João IV, em plena época da Restauração da Independência, o castelo foi remodelado, mas algumas décadas depois estava ao abandono e o terramoto de 1755, completou a ruína que já apresentava.


Depois de em 1910, ser classificado como Monumento Nacional, foram executadas obras de recuperação, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-arraiolos-13948

US-1518324

Nos últimos dias recebi uns quantos postais de faróis. Há dias chegou este oficial dos EUA com este farol no estado do Oregon.

Foto: Jean Carter

US-1518324, enviado pela Audrey.

O Farol do Cabo Branco situa-se no Cabo Branco, na costa sudoeste do estado do Oregon.

A proposta para a sua construção foi apresentada em 1864 e entrou em funcionamento em 1870.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Unescos da Austrália

Estes foram os últimos postais de locais Unesco novos que recebi. Nos próximos tempos não prevejo a chegada de mais :( Pode ser que me engane.

Estes dois são da Austrália, das ilhas Macquarie, Património Mundial desde 1997, e Lord Howe, na lista desde 1982.

Ambos os postais foram enviados pelo Castor.

Foto: Graeme Beech

A ilha Macquarie é uma possessão peri-antárctica da Austrália no Oceano Antártico, localizada a 1500 km a sudeste da Tasmânia, a meio caminho entre Austrália e o continente antárctico. A ilha tem 34 kms de comprimento máximo e 5 kms de largura máxima, com uma área de 128 km².

A ilha é a parte exposta de uma cumeada da cordilheira Macquarie, elevada até à posição actual devido a movimentos das placas tectónicas Indo-Australiana e do Pacífico. É um local de importante significado ambiental, sendo o único local da terra onde rochas do manto terrestre, normalmente 6 km abaixo do nível do oceano, se encontram expostas. Esta exposição mostra excelentes exemplos de pilares de basalto e outras rochas extrusivas. - in: wikipédia

Foto: John Butler

O Arquipélago de Lord Howe é composto por apenas uma ilha, a Ilha de Lord Howe, que se localiza no Mar da Tasmânia, a cerca de 600 km da costa da Austrália.

A ilha de Lord Howe, de origem vulcânica, foi formada há sete milhões de anos. Foi descoberta em 1788 pelo Comandante Lidgbird Ball. Em 1982 foi considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e desde então tem-se tentado preservar a sua genuinidade e riqueza ecológica.

A ilha de Lord Howe, com 57 km², conta com 350 residentes permanentes.

A Unesco tenta reduzir ao máximo a intervenção humana nesta ilha de modo a preservar todo o seu ecossistema, pois em 1788 havia quinze espécies de aves exclusivas da ilha e em 1834, altura em que colonizaram a ilha, nove das espécies já estavam extintas. Pensa-se que tal efeito se deve ao rato-preto muito existente nos navios da altura e que passou a alimentar-se vorazmente dos ovos destas aves, impedindo a sua continuidade. Outra ameaça foi a introdução dos porcos, que mais tarde tiveram que ser eliminados da ilha pois ameaçavam a continuidade de uma espécie única, o Gallirallus sylvestris (um frango-de-água exclusivo da ilha, não-voador). Neste momento encontram-se sob um plano de conservação que se tornou no mais eficaz e com mais sucesso em todo o mundo, pois em 1920 existiam apenas 20 representantes da espécie e neste momento existem cerca de 200. A riqueza e unicidade desta ilha não se limitam às aves, pois possui 241 espécies diferentes de plantas nativas, das quais 105 são exclusivas da ilha. - in: wikipédia

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CN-510169

Tive de investigar um bocadinho para descobrir o nome desta capela mas acabei por descobrir. Trata-se da A Capela de Nossa Senhora da Penha, localizada na Colina da Penha em Macau.

CN-510169, enviado pelo Danbo.

A Capela de Nossa Senhora da Penha, também conhecida como a Ermida de Nossa Senhora da Penha e como a Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, foi construída em 1622 (ano da invasão holandesa a Macau) pela tripulação e passageiros de um barco que quase havia sido capturado pelos holandeses, por cima de uma colina, ao lado do baluarte de Nossa Senhora do Bom Parto. Antigamente, a capela servia como local de peregrinação para marinheiros católicos que embarcavam para uma viagem perigosa.

A capela foi completamente reconstruída, juntamente com o paço episcopal (residência do bispo de Macau), em 1837, continuando a manter a sua traçada simples. Em 1892, a capela começou a ser ampliada, depois de ser demolido o baluarte. Em 1935, o Bispo Cardeal D. José da Costa Nunes completou a amplificação e reedificação da capela e inaugurou a magnífica torre sineira.

No adro da capela foi erguida uma estátua da Nossa Senhora do Bom Parto, feito em mármore, de mãos fechadas, de face serena e olhando para o mar, como se ela estivesse a oferecer protecção aos marinheiros e pescadores, sendo essa a razão por que lhe foi dada o nome de "Bom Parto". - in: wikipédia

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Favoritos da Ucrânia

As duas últimas vezes que fiz tag numa das tags de favoritos, foi tagada (isto soa mesmo mal) por duas pessoas da Ucrânia, a Kate "darkboom" e a Anna "Annabel_Lee". Os postais mostra a Catedral de São Vladimir em Kiev e o Mosteiro de Sviatohirsk.

A Catedral de São Vladimir é um dos templos mais bonitos de Kiev. Foi construída no século XIX para comemorar o 900º aniversário do Batismo da Rússia.

Nicolau I foi quem aprovou o projecto de construção da catedral e ordenou que se recolhesse dinheiro por todo o país. Até 1859 foram doados mais de 100.000 rublos pelos russos de diferentes regiões do país.
A catedral foi dedicada a São Vladimir, que batizou a Rússia e tornou o Cristinianismo a religião oficial do país.

A 1ª referência ao Mosteiro de Sviatohirsk data de 1526. O mosteiro situa-se perto da cidade de Sviatohirsk, na província de Donetsk.
Em 1787, o governo de Catarina II, pagou a restauração do mosteiro. Entre 1844 e 1914, este foi um dos mais importantes mosteiro do Império Russo. Em 1922 foi novamente restaurado e convertido numa residência.

Antes da Primeira Grande Guerra, viviam no mosteiro cerca de 600 monges. Na década de 30 foi destruído pelos soviéticos.
Depois da queda da União Soviética e a independência da Ucrânia em 1991, o mosteiro foi uma vez mais restaurado.

Actualmente vivem no mosteiro mais de 100 pessoas e esse número aumenta todos os anos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FI-1322352

Mais um postal oficial, este da Finlândia.

Numa altura em que se fala tanto das temperaturas baixas, a(o) Pirjo, disse que na cidade dela estavam -25º :o


Foto: Hannu Konola

FI-1322352, enviado pela (o) Pirjo.

Esta é a igreja e campanário de Rantsila, uma cidade na província de Oulu.

A igreja foi construída em madeira em 1785.