segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gibraltar

Este postal foi uma surpresa. Não estava à espera de nenhum postal de Gibraltar e por isso achei estranho quando o vi. Já não achei tão estranho quando vi quem o enviou, a Joaninha. Aquela rapariga ainda é pior do que eu, anda sempre de um aldo para o outro e desta vez foi até Gibraltar e ainda deu um pulo até Marrocos!! Fez ela muito bem :D Joaninha, podes continuar a enviar postais das tuas aventuras.



Copyright & Distributors Estoril LTD
Se não me engano, este é o meu 3º postal de lá.
Apesar de Espanha estar ali ao lado, Gibraltar é um território britânico e até as cabines telefónicas fazem o favor de realçar esse facto.

Um dos locais mais visitados de Gibraltar é a Ponta de Europa, um miradouro onde se pode ver onde Espanha acaba e África começa. As imagens captadas desde o miradouro são impressionantes devido à vista do mar aberto com as 2 zonas costeiras: uma espanhola e a outra africana.

Volubilis - Marrocos

Nos últimos dias não têm chegado postais Unesco. Estou à espera de 4 mas estou com sérias dúvidas em relação a 2 deles :( Pode ser que esteja enganada e que cheguem de facto à minha caixa de correio.

Há alguns dias recebi este de Volubilis, Marrocos mas enviado da Croácia pela Agata "ddonkey".

Volubilis são as ruínas de uma cidade romana perto de Meknès, em Marrocos. Foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1997, para proteger suas estruturas incríveis - algumas das mais bem preservados no Norte da África - e, especialmente, seus mosaicos.

Maroc Infini

Volubilis era uma importante cidade romana localizada perto da fronteira oeste do Império Romano. Foi construída no sítio de uma antiga povoação cartaginesa do século III.

Os romanos evacuaram a maior parte de Marrocos no século III, mas Volubilis não foi abandonada.

Em 631 Volubilis é tomada pelos árabes. Em 808, após a fundação de Fez, Volubilis perde importância, declinando definitivamente no século XVIII, quando o sultão Muley Ismail mandou desmantelar a cidade para aproveitar os seus materiais para a construção de edifícios em Meknes.

As escavações começaram em 1915 e dos 20ha ocupados, apenas metade foi ainda escavada. Os monumentos mais importantes são o forum, uma basílica do século II, que se vê no postal, o templo de Júpiter e o Arco do Triunfo.

Os mosaicos dramáticos são o destaque de qualquer visita: estes representam uma série de personagens mitológicos e eventos, desde os amantes Bacchus e Ariadne, e os trabalhos de Hércules. Os motivos deste mosaicos são muitas vezes utilizados nps tapetes berberes.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ilha Marion - África do Sul

A semana passada recebi um envelope do Brasil enviado pela mana Déa. Enviou-me 1 postal da Tunísia, 1 do Brasil e este da África do Sul.

Foto: Michael Kracke

A Ilha Marion é uma das duas ilhas que fazem parte do grupo das Ilhas do Príncipe Eduardo, localizadas na parte sub-antártica do oceano Índico.

Estas ilhas foram declaradas como Reservas Naturais Especiais pelo departamento de Gestão Ambiental da África do Sul e por isso as actividades nas ilhas, são restritas à pesquisa e à gestão da conservação. Os únicos humanos que vivem na ilhas são o pessoal de uma estação meteorológica e biológica na ilha Marion.

domingo, 22 de janeiro de 2012

ZA-20690

Mais um postal de um país de onde não é habitual receber oficiais. Se bem me lembro, este é apenas o meu 2º oficial com ID da África do Sul. O 1º tinha ID da África do Sul mas o postal era da Namíbia.

The Photo Workshop

ZA-20690, enviado pela Stel.

O Passe Swartberg atravessa as Montanhas Swartberg, localizadas na ponta norte de uma área chamada Klein Karoo, na província do Cabo Ocidental.

Este local é famoso pelas suas formações geológicas.
O passe foi construído usado o trabalho de prisioneiros e foi inaugurado em 1888.

NZ-62159

Há muito tempo que não recebia postais da Nova Zelândia, aliás, tenho poucos postais de lá, talvez uns 10.

Este oficial mostra uma paisagem com o Monte Cook como pano de fundo. As flores roxinhas que se vêem são tremoceiros que apesar de muito bonitas são uma praga, porque se apoderam das áeras onde as plantas nativas crescem.

Kiwi Vista Company Limited

NZ-62159, enviado pela Annie.

O Monte Cook/Aoraki, nos Alpes do Sul no centro da Ilha Sul, é a maior montanha da Nova Zelândia. Um destino popular entre turistas, é também um destino favorito para os montanhistas aventureiros. A Glaciar Tasmânia e a Glaciar Hooker fluem nas suas encostas.

A montanha está localizada nos limites do Parque Nacional Monte Cook/Aoraki. O parque foi criado em 1953 e é, juntamente com o Parque Nacional West, Património Mundial.

O parque possui mais de 140 picos que ultrapassam 2 000 m. 72 glaciares cobrem cerca de 40% dos 700 km² do parque. - in: wikipédia

PT RR - Grupo 66 * Igrejas

Mais postais de um RR, este da comunidade em português, e com postais de igrejas de Portugal e do Brasil.

Gráfica Bastos Lda

Mais uma vez a Vitória enviou-me um postal inédito na minha colecção. Ainda não tinha postais da Ermida da Srª do Castelo e não tinha qualquer postal de Mangualde.

"No começo do séc. XV foi levantada uma capelinha dedicada a Santa Maria do Castelo num terraço não longe do cimo do monte em lembrança da batalha travada em Trancoso entre soldados de Portugal e de Castela.
Mais tarde outra capela se ergueu, substituindo a primeira. E esta capela se manteve até 1832, data da entronização da imagem da Senhora do Castelo no templo que ainda hoje se ergue no aplainado cume da colina, mandado levantar pela piedade de Miguel Pais de Sá Menezes.
A capela é uma construção de linhas esbeltas mas simples onde ressalta a singularidade da altíssima torre elevada a prumo sobre a fachada. O interior do templo luminoso mostra uma elegante capela-mor cujo retábulo de sabor neoclássico se levanta sobre altos degraus." - in
: http://www.cmmangualde.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=235

Foto: Fernando Guerra



É claro que já tinha um postal, ou melhor, os postais da Basílica de Fátima, mas ainda não tinha esta vista. O postal foi enviado pela Gracinha.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário está localizada no Santuário de Fátima.

A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto Gerard Van Kriecken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D.Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.

O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.

A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite. - in: wikipédia

Dos 3 últimos postais que recebi do Brasil, 2 eram de Ouro Preto. Este aqui foi enviado pela Gisely e mostra o interior da Igreja Matriz de Nª Srª do Pilar.
Esta é considerada a mais rica e requintada igreja de Minas Gerais. Foi construída entre 1711 - 1733 e no seu interior foram utilizados mais de 400 quilos de ouro e de prata em pó para ornamentar as talhas da nave e da capela-mor. Por toda a obra estão espalhadas centenas de esculturas de anjos. Na sacristia da igreja funciona o Museu de Arte Sacra, repleto de peças do século 18.

sábado, 21 de janeiro de 2012

PT x Outros Países - Grupo Especial 11

Os outros países deste grupo espcial dedicado aos castelos foram a Irlanda e a Polónia.


Foto: Willie Rooney

Este é mais um castelo irlandês enviado pelo Brian "fisherman". O Castelo e Centro Cultural de Dalkey situa-se a uma hora de Dublin. Para além da torre do século XIV, o Centro Cultural engloba uma igreja e um cemitério do século X, um museu e uma galeria.

Foto: W. Pawluczuk

Confirmo, vou mesmo à Polónia em Março :D Faltam 53 dias!!
Este postal foi enviado pelo Ryszard e pela Marlena "rs100". O castelo situa-se em Balków, uma vila na Baixa Silésia, no sul da Polónia.
Foi construído no século XIII. Foi danificado durante a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) e em 1703 tornou-se propriedade da Abadia de Grüssau. Os trabalhos de recuperação começaram apenas em 1905.
Desde 1994 realiza-se neste castelo um festival de rock gótico.