sábado, 21 de janeiro de 2012

Cidade Antiga de Sigiriya - Sri Sanka

Que grande pedregulho! Mas este e é mais que um simples e grande pedregulho, é uma fortaleza, a Cidade Antiga de Sigiriya no Sri Lanka e que é Património Mundial da Humanidade desde 1982.
Sigiriya, antiga capital do Sri Lanka, foi construída durante o reinado do Rei Kassyapa (477-495 a.C.) sobre um rochedo de granito, elevando-se a uma altura de 370 metros e oferece-nos um magnífico exemplo de um centro de cidade da antiga Ásia, combinando com um avançado centro urbano do actual Sri Lanka.

A fortaleza foi originariamente construída na forma de um leão agachado, com a sua entrada sendo feita pela boca do leão. As patas gigantes são só o que restou da figura do leão mas o seu imponente perfil ainda se impõe em toda a estructura, com pedras enormes esculpidas e pintadas. - in: wikipédia
O postal foi enviado pela Lídia.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Castelo Kellie - Malásia

Não estava à espera que houvesse castelos na Malásia mas existe uma aproximação! O Abu disse que queria trocar comigo e eu escolhi este postal do Castelo Kellie. Este castelo foi mandado construir por William Kellie Smith que queria algo que o fizesse lembrar da Escócia.


A construção iniciou-se em 1915 mas foi interrompida em 1926 com a súbita morte de Kellie.


O governo de Perak tem feito esforços para resgatar o castelo da vegetação invasora. Para além de assombrado, diz-se que existem no castelo quartos e túneis secretos.

Ravensca - Roménia

Apesar de Ravensca se situar na Roménia, os habitantes desta aldeia falam checo.
Este é o último postal enviado pelo Emerich nesta última troca.


Foto: Ivo Fík Dokoupil

É uma das 6 aldeias do Banato romeno (uma região geográfica e histórica da Europa Central actualmente dividida entre três países: Roménia, Sérvia e Hungria) onde se fala checo. Graças ao seu isolamento, a língua não é muito influenciada nem pelo romeno nem pelo sérvio.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Třebíč - Rep. Checa

O que me custou ter um postal de Třebíč e agora já tenho uns quantos. Estes dois primeiros foram enviados pelo Emerich e o último pelo Emanuel "sapic12".

Foto: Ivan Rillich

Třebíč é um dos mais antigos e importantes centros da comunidade judaica. O pitoresco bairro judeu estava situado entre a cidade cristã e propriedades feudais, o que tornou impossível a expansão dos seus edifícios. Assim é fácil encontrar ruas e passagens muito estreitas.

Em toda a cidade foram construídas duas sinagogas, uma câmara municipal, um rabinado, uma escola, um hospital e um albergue e um cemitério já fora da cidade.

A comunidade judaica atingiu o máximo de população em 1835, quando os judeus eram um quarto da população da cidade. Durante o genocídio Nazi, 1939-1945, 280 pessoas foram enviadas para campos de concentração e apenas 10 sobreviveram.

O antigo bairro judeu de Třebíč é o mais bem presevado bairro judeu da Europa.

Foto: Ivan Rillich

A Basílica de São Procópio é uma igreja românico-gótica, construída entre 1240-1280.

A basílica, juntamente com o bairro judeu, faz parte da Lista do Património Mundial da Humanidade desde 2003.

Český Krumlov - Rep. Checa

Também existe um castelo em Český Krumlov mas não aparece neste postal. Tal como o anterior, também foi enviado pelo Emerich.

Foto: Jirí Suttner

Český Krumlov é uma pequena cidade na região da Boémia do Sul. É conhecida pela arquitectura e arte da parte antiga da cidade, bem como pelo seu castelo. É um dos locais Unesco da República Checa, estando na lista do Património Mundial desde 1992.

Ledeč nad Sázavou - Rep. Checa

Mais um castelo da Rep. Checa, resultante da última troca que fiz com o Emerich.

Foto: Ivan Rillich

Tal como castelo de Buchlov, também este data do século XIII. Situa-se na região de Havlickuv Brod, bem no centro do país.

Castelo Buchlov - Rep. Checa

Tenho andado com preguiça e não me tem apetecido fazer actualizações. Mas já se passaram uns dias e está na altura de voltar aos postais.

Este postal foi enviado pela Evelina, a quem eu enviei um postal oficial. Na mensagem de agradecimento disse que viu o meu blog e que gostava de me enviar um postal. Enviou mesmo e é bem bonito. Tenho alguns castelos da Rep. Checa mas ainda não tinha este.

Este castelo situa-se na região da Morávia. A sua construção começou no século XIII mas o trabalhos continuaram até ao século XVII.