sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Pula - Croácia

O Coliseu de Roma pode ser o anfiteatro mais conhecido mas por esse mundo fora há outros igualmente interessantes, como é o caso deste em Pula, na Croácia, popularmente chamado de Arena de Pula. Tal como o Coliseu de Roma, foi construído no século I d. C., durante o reino do imperador Vespusiano. 

Tem uma planta elíptica, o eixo mais longo mede cerca de 130 metros e o mais curto cerca de 100 metros. As lutas de gladiadores ocorriam na área plana central chamada arena, enquanto os espectadores podiam sentar-se nas camadas de pedra ou ficar na galeria. Acredita-se que o Anfiteatro tinha capacidade para 20.000 espectadores. Calcário local foi usado para sua construção. Na Idade Média foi  local de torneios de cavaleiros e feiras.
Hoje em dia, é o local para vários eventos - o Festival de Cinema de Pula, vários concertos, ópera, ballet e competições desportivas. Actualmente a sua capacidade é de cerca de 5000 espectadores.
Toda semanas durante os meses de verão, a Arena volta a ter lutas de gladiadores como parte do espectáculo histórico e de entretenimento "Spectacvla Antiqva".
As passagens subterrâneas, antes utilizadas pelos gladiadores, hoje em dia acolhem uma exposição regular de viticultura e olivicultura na Istria nos tempos antigos. As exposições incluem reconstruções de máquinas usadas para a produção de azeite e vinho (moinhos, prensas, vasos) e ânforas usadas para armazenar e transportar azeite e vinho.

Sem comentários: