domingo, 31 de julho de 2016

Furnas - Açores

Este postal não podia ser mais oportuno. Em Junho a Vera esteve em São Miguel e na próxima terça-feira vou para lá eu e na sexta vou andar pelas Furnas, de onde é este postal. Vou à Lagoa das Furnas, ver a lagoa e ver tirar o famoso cozido, depois de comer o cozido vou provar águas na Caldeira das Furnas e muito mais. 
A mala já está quase feita, amanhã ainda é dia de trabalho mas na terça bem cedo, lá irei para o belo arquipélago dos Açores pela segunda vez. Até daqui a uma semana!! 

© www.veracor.pt
Furnas é uma freguesia portuguesa do concelho da Povoação.
São vários os pontos de interesse nas Furnas, as caldeiras são um deles. As Caldeiras são uma zona de manifestações de vulcanismo activo, onde de várias bocas brotam géisers de água fervente e lamas medicinais e onde existe uma série de bicas vertendo águas minerais de diversos sabores e temperatura, o que faz das Furnas uma das mais ricas regiões hidrológicas da Europa. - in: wikipédia

Velhotas

Eu já tinha comprado este postal algures e claro está, estava em branco. Há dias recebi o mesmo postal enviado pela Joaninha. É bem mais interessante tê-lo escrito e com selo. 

© Edição Vistal * Foto: W. Müller
Não sei de onde são estas simpáticas senhoras mas são perfeitas para a minha colecção de idosos.

PT RR - Grupo 30 * Igrejas

Tempo agora para um RR em português. As Anas enviaram postais de Tavira e Lille. 

© Michael Howard Photography * www.mikehowardphoto.com
Em Tavira existem 37 igrejas esta é a Igreja de S. José do Hospital. 
As suas origens remontam ao século XV, no entanto, em consequência do terramoto de 1755, teve que ser reconstruída ficando concluída em 1768. Apresenta uma planta de nave única octogonal de lados desiguais e capela-mor. O retábulo é um interessante exemplar de pintura em “trompe l’oeil”, de arquitectura fingida, executada pelo pintor Joaquim Rasquinho em 1805. - in: http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/tavira/pttavira.html

Clichés 818 DIAPHOR © Jean-Pierre Duplan - Christophe Verecque
A Catedral de Notre-Dame de la Treille em Lille é uma das mais novas catedrais de França. A sua construção começou no final do século XIX e só terminou em 1999. No interior da igreja existe uma parede translúcida, a imagem no canto inferior esquerdo, feita com pedras de mármore de Portugal. 

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Monthly Favorite Surprise RR - Junho'16

Algo curioso aconteceu no RR de Junho. Gosto de receber postais relacionados com as Guerras Mundiais mas raras vezes recebo, no entanto no RR do mês passado chegaram 3 relacionados com a 2 Guerra Mundial. Nunca antes tinha recebido postais das Guerras através deste RR. Os postais das Guerras foram enviados pela Yolanda, pela Agnieszka e pela Ira. A Steffi e a Twinkle. 

Ansichtskertenverlag Josef Brand
Este riozinho é o Kleine Ohe no Parque Nacional da Floresta da Baviera. O parque está localizado na Floresta da Baviera Oriental junto à fronteira da Alemanha com a República Checa. Foi fundado em 07 de Outubro de 1970e foi o primeiro parque nacional na Alemanha. Juntamente com a vizinha Floresta da Boémia Checa, a Floresta da Baviera constitui a maior área contígua de floresta na Europa Central.

A bonita aldeia de Zhouzhuang situa-se entre Xangai e Suzhou, na província de Jiangsu. Tem uma história de mais de 900 anos de idade e muitas casas foram construídas nas Dinastias Ming e Qing. 
Com vários lagos e rios, a beleza de Zhouzhuang encontra-se ao virar da esquina, nos passeios junto à água e ao cruzar as várias pontes de pedra que existem na aldeia.  

© W. Eugene Smith / Magnum Photos
Este postal foi enviado de Espanha mas mostra uma equipa da marinha americana a fazer explodir uma gruta na Colina 382 durante a Batalha de Iwo Jima no Japão.
A Batalha de Iwo Jima (Operação Detachment) foi travada entre os Estados Unidos e o Japão, entre Fevereiro e Março de 1945, durante a Guerra do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. Como resultado da batalha, os EUA ganharam controle da ilha de Iwo Jima e os campos aéreos localizados nessa mesma ilha.
O combate foi intenso, em parte devido à preparação japonesa, e as tropas norte-americanas capturaram o ponto mais elevado da ilha, o Monte Suribachi, perdendo 6.812 homens. O motivo para a invasão de Iwo Jima era capturar os seus campos aéreos de modo a fornecer um local de aterragem e de reabastecimento para os bombardeiros norte-americanos no avanço para o Japão, enquanto também tornava possível a escolta dos bombardeiros por caças. - in: wikipédia
Durante as cinco semanas de batalha combateram-se alguns dos combates mais ferozes e mais sangrentos da Guerra no Pacífico.

Thomas Derrick é um herói da Segunda Grande Guerra australiano. Recebeu a Cruz Victoria, a mais alta condecoração por bravura "em face do inimigo" atribuído a membros das forças armadas britânicas e da Commonwealth. Em Novembro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, Derrick foi condecorado com a Cruz Victoria pelo seu assalto a uma posição japonesa fortemente defendida em Sattelberg, Nova Guiné. Durante o assalto, ele escalou um penhasco sob fogo pesado e silenciou sete postos de metralhadoras, antes de liderar o seu pelotão numa carga que destruiu mais três.
Morreu em Maio de 1945 após ter sido atingido por 5 balas de uma metralhadora japonesa. 

Aleksandr Pokryshkin foi um dos principais pilotos de caça da Segunda Guerra Mundial, marechal da aviação soviética e o primeiro e único piloto a ser condecorado Herói da União Soviética durante a Guerra. Ele fez um total de 650 missões, participou em 139 batalhas aéreas, e tem um registo oficial de 59 aviões inimigos derrubados.

Monthly Favorite Surprise RR - Maio'16

Em Maio decidi enviar 5 postais e se enviei 5 também recebi 5. Os postais vieram dos EUA, da Rússia e da Ucrânia. 

Photo © Craig Turtle
A Cynthia diz que consegue ver o Mt. Hood da janela dela, não deve ser uma vista nada má. 
O Mt. Hood, localizado a 80 kms de Portland, é um estratovulcão potencialmente activo no arco vulcânico da Cordilheira das Cascatas no norte do Oregon. Neste monte encontram-se 12 glaciares e campos de neve.  É o ponto mais alto do Oregon e o quarto mais alto na Cordilheira das Cascatas.
Mt. Hood é considerado o vulcão do Oregon com mais probabilidades de entrar em erupção, embora com base na sua história, uma erupção explosiva é improvável. Ainda assim, as chances de uma erupção nos próximos 30 anos estão estimadas entre 3 e 7%. O Serviço Geológico dos EUA caracteriza-o como "potencialmente activo", embora a montanha seja informalmente considerada dormente. 

 James Blank Collection
A Brenda enviou um postal da costa da Califórnia, algures na região do Big Sur.
Big Sur é uma região localizada no centro da Califórnia. Os limites convencionais da região encontram-se na região costeira de cerca de 145 quilómetros entre o rio Carmel (a norte) e o riacho San Carpoforo (a sul), estendendo-se cerca de 32 quilómetros para o interior, em direção às colinas de Santa Lucia a leste.
A parte mais setentrional da região de Big Sur está a cerca de 193 quilómetros ao sul de São Francisco, enquanto que a mais meridional está a aproximadamente 394 quilómetros ao norte de Los Angeles. - in: wikipédia
O nome "Big Sur" deriva do espanhol, "el sur grande", que significa "o grande sul", ou de "El País Grande do Sul", "o país grande do sul". Este nome refere-se à sua localização a sul da cidade de Monterey. O terreno oferece vistas deslumbrantes, tornando Big Sur um destino turístico muito popular.

Photo © Kevin Shields
Em Abril a Nan enviou um postal de um parque nacional, Yosemite, e em Maio enviou outro postal de um parque nacional, desta ver do Acadia. 
O Farol Bass Harbor Head foi construído em tijolo em 1858.  

A Tatiana enviou este bonito postal de Suzdal, uma das mais antigas cidades russas. Apenas com uma  população de 9978 habitantes, é um destino turístico muito procurado, sendo o seu Kremlin com a Catedral da Natividade, as suas principais atracções.
O  Kremlin de Suzdal é a parte mais antiga da cidade, data do século X. Como outros Kremlins russos, foi originalmente uma fortaleza ou cidadela e era o centro administrativo e religioso da cidade. 
Juntamente com várias estruturas na cidade vizinha de Vladimir, foi classificado como Património Mundial da Humanidade em 1992. 

Termino com um postal enviado da Rússia mas que é da Ucrânia, porque para mim, a Crimeia continua a ser um território ucraniano. 
A Alyona enviou um postal de Alupka, uma cidade na Criméia, onde é possível ver um jardim dentro do Palácio Vorontsov e a Montanha Ai-Petri em segundo plano. Ai-Petri tem 1234 metros de altura. Desde 1987, um teleférico percorre 3 kms para transportar passageiros de e para a montanha, proporcionando aos visitantes excelentes vistas sobre a área circundante e do Mar Negro. 

domingo, 24 de julho de 2016

Monthly Favorite Surprise RR - Abril 16

Em Abril recebi 4 postais de 4 países diferentes, o que nem sempre acontece. Estes vieram da Suiça. da Bielorrússia, da Rep. Checa e da Finlândia. 

© photoglob Zürich
A querida Grace enviou um postal da capital suiça. 
Ao caminhar pelo centro histórico de Berna, com o seu ar descontraído e provincial, é difícil de acreditar que esta é a capital da Suíça, mas é e é também Património Mundial da Humanidade.
O centro enfeitado com bandeiras de Berna, reconstruído depois de um devastador incêndio em 1405, é um prazer estético, com 6 km de arcadas cobertas, lojas, bares e adegas e figuras folclóricas brincando em fontes do século XVI. Das colinas circundantes, tem-se uma vista igualmente cativante dos telhados vermelhos dispostos numa faixa de terra dentro de uma curva do rio Aare.
Em poucas palavras, Bern seduz e surpreende a cada curva. Os seus museus são excelentes, o parque dos ursos é absolutamente único - tudo isto mostra que há mais em Berna para além da burocracia.

Para além deste postal, enviado pela Nika, ser muito bonito, o carimbo do selo também o é, se repararem é um carimbo postcrossing!! 
A Catedral da Ressurreição em Borisov, na Bielorrússia, foi construída em tijolo vermelho em 1874 pelo arquitecto P. Merkulov no mesmo local onde antes existiu uma igreja de madeira, construída em 1620 ou em 1640 e que foi destruída por um incêndio em 1865 ou em 1867.
O templo foi construído em honra da ressurreição de Deus. 

Foto: Jan Stepnicka
Da República Checa chegou um postal de um castelo que eu já tinha mas ainda assim, é um belo postal. Foi enviado pela Radana.
Kost é um dos castelos medievais mais bem preservadas na República Checa e é considerado o segundo mais importante. A origem do castelo remonta ao século XIII e a construção do edifício foi provavelmente iniciada por Benes de Wartenberg, que construiu um salão e a torre como uma fortaleza defensiva.

Foto: Kalevi Asplund
Antes os postais da Finlândia chegavam quase todos os dias, ou pelo menos todas as semanas, agora raramente chega ontem. Este chegou em Abril e foi o último que recebi.
O Parque Nacional Pyhä-Luosto situa-se na Lapónio, na Finlândia. Foi criado em 2005, quando o mais antigo parque nacional da Finlândia, Parque Nacional Pyhätunturi (fundado em 1938) se juntou ao Luosto. Isto torna o Pyhä-Luosto o parque nacional mas antigo da Finlândia mas ao mesmo tempo também o mais novo. O novo parque abrange 142 quilómetros quadrados.
 As características mais importantes são especialidades geológicas, florestas antigas e zonas húmidas.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Monthly Favorite Surprise RR - Março 16

Tenho 4 meses desde RR para actualizar. Comecemos então com os postais recebidos em Março, vindos dos EUA, da Rússia e da Alemanha. 

A Nan enviou-me este postal que estava nos meus favoritos. Adoro!! A queda de água Bridalveil, Véu da Noiva, é uma das atracções do Parque Nacional de Yosemite na Califórnia. 
 Tem 188 metros de altura e é uma das poucas quedas de água no parque que flui durante todo o ano. 

Foto de R. C. Bishop
Também dos EUA ", alohagreetings" enviou este postal de Steamboat Springs, uma cidade no Colorado. A cidade é internacionalmente conhecida por ser um destino de inverno muito procurado devido às estâncias de esqui. A principal é Steamboat Ski Resort, que fica no Monte Werner a leste da cidade e existe outra mais pequena, a Howelsen Ski Area.

A Alyona enviou um postal do Mosteiro Ferapontov, um local UNESCO russo na lista do Património Mundial desde 2000.
O Mosteiro Ferapontov, na região de Vologda no norte da Rússia, é um exemplo excepcionalmente bem preservado e completo de um complexo monástico ortodoxo russo dos séculos XV-XVII, um período de grande importância no desenvolvimento do Estado russo e da sua cultura . 
A arquitectura do mosteiro é notável pela sua criatividade e pureza das linhas. O interior é decorado pelas pinturas murais de Dionisy, o maior artista russo do final do século XV.

Catedral de Stª Maria em Freiberg, na Alemanha, é uma estrutura notável para uma cidade de 40.000 Habitantes. A igreja foi fundada no século XII. Em 1386, a igreja foi ampliada, e tornou-se uma catedral em 1480. Apenas quatro anos depois de ganhar o estatuto de catedral, a igreja colapsou na sequência de um incêndio que destruiu a maior parte da cidade de Freiberg. Foi reconstruída em estilo gótico tardio entre 1484 e 1501, criando a igreja que existe hoje. A Reforma chegou a Freiberg em 1537, e a igreja passou a ser protestante.
Além de ser um local de culto, é o lugar de descanso do Duque Moritz (um eleitor da Saxónia). Abriga dois órgãos construídos por Gottfried Silbermann, um dos maiores construtores de órgãos da Europa no século XVIII.

Ottawa - Canadá

A 190 quilómetros oeste de Montreal, encontra-se Ottawa, a capital do Canadá e a sua 4ª maior cidade. Está localizada na porção leste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, nas margens do Rio Ottawa, uma importante via fluvial que forma a fronteira entre Ontário e Quebec.
O postal foi enviado pelo Jason.

Photo: J. G. Lavoie
No lado esquerdo da imagem encontra-se o Château Laurier, um hotel de cinco estrelas no centro de Ottawa.  Devido à sua proximidade à Colina do Parlamento, onde se encontra o Parlamento do país, o edifício à direita, recebe frequentemente vários políticos, daí ser chamado muitas vezes "terceira câmara do Parlamento".  

Montreal - Canadá

Parece que anda toda a gente a passear, e quem ainda não anda (tipo eu), anda a contar os dias para ir. A querida Marie foi até Montreal passar um fim-de-semana com o namorado e encontrou também alguns amigos do postcrossing. 

Montreal é a maior cidade da província canadiana de Quebec, a segunda mais populosa do Canadá, e também uma das mais populosas cidades francófonas do mundo. É também uma região administrativa do Quebec. Situa-se na ilha homónima do Rio São Lourenço, sendo um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.
Montreal foi uma das primeiras cidades do Canadá, tendo sido fundada em 1642. Montreal, desde então, foi até a década de 1960 o principal pólo financeiro e industrial do Canadá, bem como a maior cidade do país. - in: wikipédia

© Marcoux Y
O Estádio Olímpico é um estádio multi-usos localizado no Parque Olímpico no distrito de Hochelaga-Maisonneuve de Montreal. Foi construído em meados dos anos 1970 como o principal local para os Jogos Olímpicos de Verão de 1976.
Este é o estádio com mais lugares sentados no Canadá. Após as Olimpíadas tornou-se na casa das equipas profissionais de basebol e futebol da cidade. Actualmente é um espaço multi-usos que recebe vários eventos, como por exemplo concertos e feiras. 
Incorporada na base norte do estádio, está a Torre Montreal, a torre inclinada mais alta do mundo, com 175 metros.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

US-4109498 & US-4100687

Estes postais bem diferentes foram ambos enviados do estado do Texas. Por acaso não tenho muitos postais nem do Texas nem do Alasca. 

Photo © Randy Brandon
US-419498, enviado pela Jenny.
O estado do Alasca é um dos locais do planeta onde vivem esquimós. Os esquimós ou inuítes são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Árctico, no extremo norte da Terra. Para além do Alasca, habitam também no Canadá, na Gronelândia e na Sibéria. O seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, para além da apanha de bagas durante o verão.
Existem diferentes grupos como os Inuit, Alutiit, Yupik e Inupiat, que falam diferentes dialectos .
O termo esquimó  tem sido usado desde o século XVI pelos europeus e outros povos para designar os indígenas do Árctico, mas, em tempos recentes, alguns desses povos pediram para não serem chamados de esquimós.
Por muito tempo acreditou-se erroneamente que esquimó significaria "comedor de carne crua". O termo passou, então, a ser considerado politicamente incorrecto, por muitos, no final do século XX.
Estima-se que estes povos vivam nas regiões do Árctico e sub-Árctico há mais de 3.000 anos. A população actual é superior a 100 mil pessoas. São cultural e biologicamente distintos dos povos vizinhos, inclusive dos índios americanos, sendo bem adaptados ao frio polar. - in: http://www.guiageo-artico.com/esquimos.htm

Photo © Richard Stockton
US-4100687, enviado pela Annie.
Não associo praias ao Texas mas parece que algumas das melhores praias dos EUA se encontram na Costa do Golfo do Texas. A região atrai milhares de turistas todos os anos, não só pelas paisagens mas também bela vida selvagem.  

domingo, 17 de julho de 2016

Cahokia Mounds - EUA

É sempre em Julho que a lista do Património Mundial aumenta. O Comité da UNESCO está reunido em Istambul e até agora já escolheram 9 novos locais. Nos próximos dias serão mais uns quantos.

Cahokia Mounds, nos EUA, já está nesta lista desde 1982.

Painting by Lloyd K. Townsend
US-3973627, enviado pelo Joel.
Cahokia é a área de uma antiga cidade indígena (c. 600 - 1400 dC) localizada na planície de baixio norte-americana, entre Saint Louis Leste e Collinsville no Sudoeste de Illinois, através do Rio Mississippi, de St. Louis, Missouri. O local com cerca de 8,9 km2 incluiu 120 montes de terra estendendo-se através de uma área de 15,5 quilómetros quadrados, dos quais 80 montes ainda existem. 

Cahokia é o maior local arqueológico relacionado com a cultura Mississippiana, que desenvolveu sociedades avançadas na América do Norte, Central e Oriental, começando mais de cinco séculos antes da chegada dos europeus. É um exemplo notável de uma estrutura sedentária pré-urbana, que permite o estudo de um tipo de organização social sobre o qual não existem informações escritas. - in: wikipédia