quarta-feira, 30 de março de 2016

PT RR - Grupo 19 * Castelos

Mais postais do RR em português. O grupo 19 foi dedicado a castelos e/ou palácios e os postais vieram de Portugal e França.

© Sergiy Scheblykin
A Paula enviou-me um belo postal do belo Palácio da Pena. Este palácio é lindo de qualquer ângulo, em qualquer hora do dia e altura do ano. Tenho que lá voltar. 

© R. Soberka
A Ana, uma portuguesa a viver em França, enviou-me um postal do Castelo de Flers em Villeneuve-d'Ascq, uma localidade bem no norte da França, junto da fronteira com a Bélgica. E por falar na Bélgica, este postal para além de ter sido assinado pela Ana, foi também assinado pelos postcrossers que participaram no encontro de aniversário da Raquel. Um encontro postcrossing é sem dúvida uma maneira divertida de festejar os anos. 
O castelo de Flers foi construído em 1661. A sua arquitectura é típica da arquitectura rural flamenga do século XVII. Alberga um museu e o posto de turismo da cidade de Villeneuve-d'Ascq.

segunda-feira, 28 de março de 2016

PT RR - Grupo 15 * Neve

Neste grupo dedicado à neve, o Zé Pombal enviou-me um postal da Serra do Larouro e o Óscar um de Crans-Montana. 

Foto: Cristina Duarte
Situada a Nordeste de Montalegre, pertence ao Maciço Antigo. Tem 10 km de comprimento e é a segunda serra mais elevada de Portugal continental, sendo a sua altitude máxima, de 1527 metros, atingida na Fonte da Pipa. Possui uma beleza ímpar e do seu cume podem observar-se os vales do Lima, Tâmega, Cávado e Rabagão, e também várias aldeias e a Vila de Montalegre. Além das paisagens poderá ainda observar cavalos, garranos e praticar desportos de montanha, como asa delta, parapente, escalada e caminhadas. - in: http://www.igogo.pt/serra-do-larouco/

© Photoglob Zurich
As duas cidades vizinhas de Crans e Montana situam-se a 1.500 metros de altitude, num planalto soalheiro localizado no alto do Vale do Ródano, formando um dos maiores destinos de férias do Valais. Suas atracções incluem a impressionante vista para a cadeia de picos das montanhas, de Matterhorn a Mont Blanc, e uma vasta selecção de lojas, alojamento e actividades. 
Crans-Montana é manifestação da combinação de todo o conforto de um resort moderno com a extensa paisagem natural e as vistas panorâmicas dos Alpes do Valais. O lado moderno de Crans-Montana oferece a mais extensa opção em compras nos Alpes num raio de vários quilómetros. Ela dispõe também de um renomado centro cultural e de eventos, além de uma vasta gama de alojamentos. 
Sendo sede de grandes eventos desportivos, e com sua reputação de meca do golfe, Crans-Montana atrai visitantes de todo o mundo. - in: https://www.myswitzerland.com/pt/crans-montana.html

PT RR - Grupo 3 * Igrejas

Mudo de RR. Este é da comunidade em português e neste grupo enviaram-se postais de igrejas. Recebi um de Lisboa enviado pela Rita e a Luzia enviou um de Minas Gerais. 

Foto: Henrique Ruas
Apesar de até ir muitas vezes a Lisboa nunca visitei as ruínas do Convento e Igreja do Carmo, e já lá passei algumas vezes. Quem sabe numa próxima visita à capital.
Mandado construir em 1389 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, o Convento da Ordem do Carmo ergue-se numa posição privilegiada, sobranceira ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), e próxima ao morro do Castelo de São Jorge. 
A igreja do convento, que já foi a principal igreja gótica de Lisboa, ficou em ruínas devido ao Terramoto de 1755 e é uma das principais marcas deixadas pelo terramoto ainda visíveis na cidade. O convento eventualmente passou a ser uma dependência militar e, durante a Revolução dos Cravos, foi no quartel do Carmo que o Presidente do Conselho do Estado Novo, Marcelo Caetano, se refugiou dos militares revoltosos. 
Actualmente as ruínas são sede do Museu Arqueológico do Carmo. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ruinas-da-igreja-e-do-convento-do-carmo-14012

Está tudo encaminhado para que em Setembro eu vá a Minas Gerais, no entanto o Santuário do Caraça não está nos meus planos de locais a visitar. 
A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, integrante do Santuário do Caraça, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Catas Altas, no estado de Minas Gerais.
Situada na Serra do Caraça, construída entre 1876 e 1883, auge do período de mineração, no local onde antes existia a Ermida do Irmão Lourenço, foi inaugurada em 27 de maio de 1883.
Uma das principais rotas de turismo do município, foi a primeira igreja do Brasil em estilo neogótico. Possui uma torre de 48 metros de altura e uma pintura da Santa Ceia pintada pelo Mestre Ataíde em 1828. O altar possui uma imagem barroca de Nossa Senhora Mãe dos Homens talhada na madeira em peça única, com roupas pintadas a ouro, vinda de Portugal em 1784. - in: wikipédia

Monthly Favorite Surprise RR * Fevereiro '16

O mês passado, e no que diz respeito a este RR, chegaram postais da Rep. Checa, da Suiça e da Alemanha. 

Foto: Ivan Rillich
Todos os mês há um postal que se destaca dos outros, no RR de Fevereiro foi este enviado pela Radana.  
O castelo Sovinec Castelo ergue-se num promontório rochoso no vale das Montanhas Jeseník Nízký.
Foi construído no século XIV e cem anos mais tarde tornou-se uma importante fortaleza Hussita.
 Durante a Guerra dos Trinta Anos e apesar das fortificações maciças, foi capturado pelo exército sueco do general Torstenson. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi usado como uma prisão e base para as SS. 
Foi neste castelos que os artistas checos proibidos puderam apresentar os seus trabalhos durante a Normalização. 

© Photoglob Zurich
A Grace também me enviou um castelo, e tal como o anterior, também é novo na minha colecção. 
O castelo Oberhofen, com sua fortaleza medieval e sua torre, está localizado nas margens do Lago Thun. O castelo, que remonta ao início do século XIII, abriga um museu. O grande parque do castelo tem fama de ser um dos mais magníficos da região dos Alpes. - in: http://www.myswitzerland.com/pt/castelo-oberhofen-parque-e-museu-com-vida-propria.html

 A Sybille enviou-me um postal de Berlim com uma das Propriedade Residenciais Modernistas da cidade que estão classificadas como Património Mundial desde 2008. 
O Hufeisensiedlung foi construído de acordo com os planos de Bruno Taut e Martin Wagner em 1925-1933, numa antiga propriedade senhorial no que é agora o distrito de Neukölln, em Berlim. 
O design funcional e modesto serviu de modelo para a arquitectura habitacional nos anos 1920 e 1930. A arquitectura assimétrica disposta de forma escalonada deu lugar a uma nova forma de desenho urbano.
Actualmente existem um pouco menos de 2.000 apartamentos e mais de 679 casas unifamiliares na propriedade.
A casa de férias "Tautes Heim"  no Hufeisensiedlung dá aos visitantes a oportunidade de imaginar como era viver nos anos 20 e 30. A casa, que foi restaurada sob a protecção histórica, pode acomodar até quatro pessoas e tem três quartos autênticos com mobiliário que são típicos da época, bem como uma casa de banho, cozinha e jardim com terraço.

Do norte da Alemanha chegou este postal com o farol List Ost que se situa na ilha de Sylt. 
O farol em ferro fundido, foi construído pelos dinamarqueses e ainda está activo. 
 Este é um dos dois faróis construídos pelo governo dinamarquês sobre uma língua de areia no extremo norte de Sylt para orientar os navios através do canal entre Sylt e a ilha dinamarquesa de Romo. 

sábado, 26 de março de 2016

Monthly Favorite Surprise RR * Janeiro '16

Este ano, e até agora, inscrevi-me todos os meses neste RR, a inscrição para Abril já está feita. Em Janeiro os postais chegaram da Alemanha, da Ucrânia, da Rússia e dos EUA.

Foto: Szyszka, Erfurt
À primeira vista não parece, mas esta construção com as janelas iluminadas é uma ponte, a Ponte dos Mercadores em Erfurt. Nunca tinha ouvido falar nela mas despertou-me o interesse. 
Esta é a ponte europeia com mais edifícios habitados. Foi inicialmente construída em madeira mas em 1325 foi reconstruída em pedra. Ao longo dos seus 120 metros de comprimento chegaram a existir 62 edifícios, no entanto, depois da remodelação, restaram apenas 32. 
Actualmente existem várias galerias, cafés e boutiques que vendem vários artigos regionais, tecidos estampados azuis da Turíngia, cerâmica pintada à mão, jóias, esculturas em madeira, antiguidades e deliciosas especialidades da Turíngia.
O postal foi enviado pela Anne. 

Em Setembro passado estive em Kiev durante algumas horas e a Catedral de Stª Sofia era um dos monumentos que queria visitar. Infelizmente o tempo não estava convidativo para continuar a passear e embora contrariada, lá voltei para o aeroporto. Terei de voltar a Kiev com bom tempo e mais tempo.
Esta catedral, juntamente com o Mosteiro de Kiev, foi o 1º monumento ucraniano a ser inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO.
O postal foi enviado pela Lera.

Em Dezembro a Rita tinha-me enviado um postal dos meus favoritos, em Janeiro enviou outro. Este edifício é a Porta do Rei em Kaliningrado. É uma das antigas seis portas que foram construídas no século XIX à volta da cidade. 
A porta original chamava-se Porta Gumbinnen e tinha sido construída em 1765. Em 1811 passou a ser chamada de Porta do Rei. O porta foi redesenhada por Friedrich August Stüler em 1850. A fachada oeste tem três estátuas de arenito.
O porta foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, para celebrar a vitória, soldados soviéticos decapitaram as estátuas. Com a celebração da existência de 750 anos da cidade, em Junho de 2005, a porta foi restaurada. 

A Cynthia disse que cresceu perto dos vulcões do Havai, no entanto não identifica este do postal, diz apenas que fica na Ilha Havai, a maior das ilhas do arquipélago. 

terça-feira, 22 de março de 2016

Monthly Favorite Surprise RR * Dezembro '15

Não sei como mas deixei escapar o RR de Novembro, por isso, saltei de Outubro para Dezembro. No mês do Natal, os postais vieram da Holanda, da Estónia e da Rússia. 

HAMAR
 
A Nanda enviou mais um postal para me fazer lembrar as férias passadas na Holanda. O Palácio Real de Amesterdão, na Praça Dam, foi um dos monumentos que vi na capital holandesa. Este é um dos quatro palácios oficiais à disposição do Rei Guilherme, no entanto não fiquem à espera de ver a família real a entrar ou sair do palácio, eles não vivem lá, o palácio é usado em cerimónias oficiais, como por exemplo, visitas de estado e outros eventos. 

Este postal de Tallinn, enviado pela Daire, não me lembra férias passadas mas lembra-me que ainda tenho de ir a Tallinn, não sei é quando será. 
A Catedral Alexander Nevsky é uma catedral ortodoxa que se situa no centro histórico de Tallinn. Foi construída entre 1894-1900, quando a Estónia fazia parte do Império Russo. Muitos estónios não gostavam da catedral porque para eles era um símbolo da opressão russa, por esse motivo foi decidida a sua demolição. A falta de fundos e o tamanho da catedral, impediram que o plano se concretiza-se. Contudo foi deixada ao abandono e a sua restauração só se iniciou após a restauração da independência da Estónia em 1991. 

Da Rússia chegou este belo postal enviado pela Rita. É de Suzdal e mostra a Igreja de São Nicolau e a Catedral da Natividade.
A igreja de madeira de São Nicolau foi construída em Glotovo em 1766 e foi transferida para Suzdal em 1960 para fazer parte do Museu da Arquitectura de Madeira. 
A Catedral da Natividade é um dos oito Monumentos de Suzdal e Vladimir classificados como Património Mundial. Foi construída entre 1222-1225.

A Alyona também enviou um postal com um local UNESCO russo, o vulcão Udina que se situa no Parque Natural Kluchevskoy em Kamchatka. Neste parque existem outros 12 vulcões. Registam-se pelo menos duas erupções por ano. 

Monthly Favorite Surprise RR * Outubro '15

Hoje recebi um postal deste mesmo RR mas deste mês mas como se pode ver, no que diz respeito a actualizações, ainda estou um pouco atrasada. Nos próximos dias seguem-se os meses de Outubro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro. 
Em Outubro chegaram postais de Taiwan, Nova Caledónia, Holanda e Alemanha. 

Photo Yuyen
A Sabrina "reuen" enviou um postal do farol de Eluanbi, situado no cabo Eluanbi, o ponto mais a sul de Taiwan.
Foi construído entre o oceano Pacífico e o estreito de Taiwan, com vista para o estreito de Luzón. 
O farol está aberto ao público todo o ano. É conhecido como a  " Luz da Ásia Oriental", porque a sua a luz é a mais intensa de todos os faróis de Taiwan.

© 2007 Photo - Mike Hosken
A Azzi foi de férias com as sobrinha para a Ilha de Amédée na Nova Caledónia. Eu também quero ir de férias para uma ilha mas não é esta!! Quer dizer, se tiver por aí uma tia que me queira levar, não há problema.
O farol da ilha de Amédée é um dos faróis mais altos do mundo, tem 56 metros de altura, e foi o 1º farol metálico a ser construído em França.  
Os componentes metálicos foram feitos por Rigolet em París em 1862. A torre foi depois desmontada e as peças, com um peso total de 387.953 quilos, foram transportadas pelo rio Sena para o porto de Le Havre e depois seguiram para a Nova Caledónia.
A primeira pedra foi colocada a 18 de Janeiro de 1865 e foi acendido a 15 de Novembro 1865. 
No outro lado do mundo, o farol Roches Douvres, no Canal da Mancha, é o irmão gémeo do farol de  Amédée. 

Falando em férias, há pouco mais de um ano, Kinderdijk foi um dos locais por onde passei enquanto andei a passear pela Holanda. Gostava de lá voltar num dia de neve.
O postal foi enviado pela Mendy.

© Photography & Design - Hans Fine Art Photography
Uma das próximas vezes que volte à Alemanha, tenho de ir a Dresden.
A Sabine enviou um postal com a catedral da cidade, também conhecida como Hofkirche. 
A catedral foi projectada pelo arquitecto Gaetano Chiaveri e construída entre 1738 - 1751. Foi encomendada por Augusto III, Eleitor da Saxónia e Rei da Polónia. O Eleitor católico quis construir esta igreja como resposta à construção da Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), a igreja protestante da cidade, cuja construção tinha começado poucos anos antes. 
O coração do Rei Augusto está enterrado na cripta juntamente com o último rei da Saxónia e os restos de 49 outros membros da família Wettin, bem como os restos de pessoas que se casaram na família, como a princesa Maria Carolina de Saboia, esposa de António da Saxónia.
A igreja foi muito danificada durante o bombardeio de Dresden na Segunda Guerra Mundial. Foi restaurada pelo governo da Alemanha Oriental.

sábado, 19 de março de 2016

Locais UNESCO do Canadá

Só já me faltam postais de 2 locais para ter todos os locais UNESCO do Canadá. Os últimos as chegar foram estes do Parque Nacional de Wood Buffalo e Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier. 
Os dois postais foram enviados pela Natasha, tendo o 1º sido enviado a pedido do Óscar.

© 2015 Canada Post
O Parque Nacional de Wood Buffalo está localizado no norte da província de Alberta e no sul dos Territórios do Noroeste. Foi estabelecido em 1922 e tem uma área de 44.807 km², sendo o maior parque canadiano em extensão. 
O parque foi criado para proteger o maior rebanho livre de bisontes do mundo. Estima-se que mais de 2.000 bisontes vivam no local. Inúmeras outras espécies de animais selvagens também vivem no parque, como, por exemplo, alces, ursos negros, lobos, castores, linces entre outros. 
Em 1983 o parque foi reconhecido como Património Mundial pela UNESCO. - in: wikipédia

© 2015 Canada Post
O Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier, é formado pelos parques nacionais de Waterton no Canadá e Glacier nos EUA, situa-se por isso na fronteira entre os dois países. 
Este parque é o primeiro Parque Internacional da Paz do mundo em 1932 e foi classificado como Património Mundial em 1995.
A sua paisagem é excelente e excepcionalmente rica em plantas e espécies de mamíferos como também em características alpinas e glaciais.

Casa Branca - EUA

Daqui a pouco tempo a Casa Branca vai ter novos inquilinos. Quem para lá for vai poder usufruir, entre outros, dos 50 quartos, 35 casas-de-banho, 28 lareiras, 3 elevadores, um campo de ténis, uma piscina e mais umas dezenas de divisões.
O postal foi enviado pela Lindsey.

Photography © 1996 Fred Hirschmann
A Casa Branca é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo naquele país. 
Localizado na Avenida Pensilvânia, nº 1600 em Washington D.C., o edifício foi construído no período compreendido entre 1792 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado no estilo georgiano e tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos desde o mandato de John Adams. - in: wikipédia

domingo, 13 de março de 2016

US-3809162, US-3691842 & CA-579741

Postais de três estados dos EUA, Carolina do Corte, Michigan e Nova Iorque, embora um deles seja um oficial do Canadá. 

US-3809162, enviado pelo Neil.
Alguns factos sobre a Carolina do Norte:
- O estado recebeu o nome do rei Carlos I de Inglaterra. Carolina vem de Carolus, a forma latina de Carlos;
- Os irmãos Wright, os pioneiros da aviação, foram os primeiros a pilotar um avião em Kitty Hawk em 1903. Eles desenharam e produziram as suas próprias bicicletas para financiar os seus objectivos relacionados com a aviação;
- Caleb Bradham inventou a Pepsi em New Bern em 1898, na altura chamava-se "Brad's Drink";
- O maior urso negro de que há registo na Carolina do Norte, pesava 399 quilos;
- A Mansão Biltmore em Ashville é a maior casa privada nos EUA. Tem 250 divisões, incluindo 33 quartos, 43 casas de banhos, 65 lareiras e 3 cozinhas. Hoje em dia está aberta ao público;
- O farol do Cabo Hatters é o farol mais alto dos EUA, tem 64 metros de altura;
- Virginia Dare nasceu em Roanoke Colony no dia 18 de Agosto de 1587. Foi a 1ª criança, filha de colonos inglês de Londres, a nasceu no Novo Mundo. 

 Photos by Diane Cauchy
US-3691842, enviado pela Diane.
Foi a Diane que tirou as fotos a estes faróis do Michigan. 
Faróis de Manistee; Point Betsie; Waugashance; Mackinau; White Shoal e Stª Helena. 

 CA-579741, enviado pela Mengyao.
Como disse antes, este postal é um oficial do Canadá mas não podia ser mais americano com esta imagem de Nova Iorque.