terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Paisagem Cultural de Lednice-Valtice - Rep. Checa

A Paisagem Cultural de Lednice-Valtice é um complexo natural-cultural de 283,09 km2 na região da Morávia do Sul. Foi declarada Património Mundial em 1996.
Entre os séculos XVII e XX, os duques do Liechtenstein transformaram os seus domínios na Morávia do Sul numa paisagem impressionante. Casaram a  arquitectura barroca (principalmente o trabalho de Johann Bernhard Fischer von Erlach) e o estilo clássico e neo-gótico dos castelos de Lednice e Valtice com o campo de acordo com os princípios da arquitectura paisagística inglesa. Deste casamento resultou uma das maiores paisagens artificiais da Europa.

© 2014, fotografie Ladislav Renner
O Palácio de Valtice é uma das mais impressionantes residências barrocas da Europa Central. Foi projectado para ser a sede dos príncipes governantes do Liechtenstein por Johann Bernhard Fischer von Erlach no início do século XVIII.
Entre as características que merecem destaque são a fachada principal e sua torre central, os troféus militares, o pórtico decorado com estátuas e maravilhoso pátio principal. 

Foto: Ivan Rillich
CZ-470657, enviado pela Stephanie.
O Palácio de Lednice situa-se numa extensa área natural na margem do Rio Dyje, perto da cidade de Mikulov na parte oriental da República Checa, na região da Morávia.
O castelo começou como uma villa renascentista por volta de 1570, tendo sido foi progressivamente alterado e reconstruído, assumindo traços barrocos, clássicos e neo-góticos. Foi a reconstrução em estilo neo-gótico de 1850 que o colocou em harmonia com o romantismo dominante desta parte da paisagem. Tendo a paisagem como um todo, é a interação de elementos do barroco e romântico que lhe dá um carácter especial, arquitectura e paisagem estão intimamente associadas uma com a outra.

Sem comentários: