segunda-feira, 29 de junho de 2015

Poitiers - França

Poitiers é a capital do departamento de Vienne e também da região de Poitou-Charentes, no centro-oeste da França. O centro da cidade é bastante pitoresco e andando pelas suas ruas é possível encontrar  vários edifícios históricos, especialmente de arquitectura religiosa do período Românico.
Nesta postalenviado por Damien é possível ver um detalhe da fachada ocidental da Igreja de Notre-Dame-la-Grande.

Cliché: Pierre Morisan
 A Igreja Notre-Dame-la-Grande em Poitiers é uma magnífica igreja românica-bizantina dos séculos XI e XII.
A sua fachada (c.1150), coberta de esculturas de santos e cenas bíblicas, é uma das mais belas fachadas de estilo Românico na França.

domingo, 28 de junho de 2015

ES-357075

Não acontece muitas vezes receber postais oficiais de Espanha, no entanto há uns dias chegou este da Catalunha, com uns terraços de origem vulcânica em Sant Pau. 

Foto: E. Salabert
ES-357075, enviado pelo Dany.
Sant Pau situa-se no centro do Parque Natural da Zona Vulcânica de Garrocha, nos Pirenéus Orientais. Este parque é o melhor exemplo de paisagem vulcânica na Península Ibérica. Tem 40 cones vulcânicos com idades aproximadas dos 100 000 anos, 10 crateras, 23 cones bem conservados e mais de 20 rastos de lavas basálticas.

Ronda - Espanha

Já existe neste blog um post com dois postais de Ronda, como não há 2 sem 3, aqui fica o terceiro enviado pela Ara, com uma vista panorâmica da cidade com as suas muralhas.

Fotografia: A. Murillo
As muralhas de Ronda, foram iniciadas pelos mouros no século XIII e restauradas no século XVI pelos cristãos. Originalmente, esta façanha da engenharia medieval rodeava toda a cidade, o que a tornou um dos povoados mais seguros do seu tempo.  As ameias da parte sul são grandes o suficiente para acolher concertos de Verão ao ar livre, e a secção mais impressionante, a oeste, a Puerta del Almocabar, foi reconstruída na sua forma original no final do século XX. 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Castelo de Belmonte - Espanha

Este castelo de Belmonte em Espanha e o castelo de Belmonte português apenas têm em comum o nome. O nosso é dois séculos mais velhos e num estilo completamente diferente. 
Este é mais um postal enviado pelo Paulo. 

Construído no século XV pelo poderoso Marquês de Villena, Belmonte é actualmente um dos castelos medievais mais bem conservados de Espanha, graças ao restauro levado a cabo pelos seus proprietário, a Casa Ducal de Peñaranda y Montijo. Situa-se na província de Cuenca, berço de umas das mais antigas linhagens castelhanas e a 150 km de Madrid.
O castelo foi cenário de acontecimentos históricos importantes como batalhas pela coroa de Castelo, hospedagem dos Reis Católico, Fernando e Isabel, e o nascimento do poeta do Renascimento Fray Luis de León. 
Foi também o cenário principal do filme “El Cid“ protagonizado por Charlton Heston e Sophia Loren.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Encontro Primaveril

Foi no 1º fim-de-semana de Junho que ocorreu o Encontro Primaveril no Fundão e arredores. O encontro até podia ter primaveril no nome mas as temperaturas foram mais de Verão do que de Primavera. 
Para além do Fundão andámos por Alcongosta e Alpedrinha. Isto no sábado, no domingo houve mais passeio mas nesses passeios eu já não estive presente.

Quanto a postcrossers presentes, até não foi mau, foram 11 ou 12 mais as respectivas famílias. Para além de mim, estiveram a Ninocas e família, composta pelo Duarte e marido Ricardo, a Sofia, os filhos Mafalda e Lucas, também postcrossers, mais o marido Milton e o sobrinho Miguel, o Zé Pombal, a esposa Teresa, a filha Lena e o seu namorado João, o postcrosser caloiro neste encontro, o João e a Eva, a Paula, a Edite, o Zé Guedes e a esposa Isabel e ainda a Vanesa. Acho que não me esqueci de ninguém. 

EDIG

 Para mim escolhi enviar este postal da Capela de São Francisco no Fundão. Data de 1574 e pertenceu à Ordem Terceira Franciscana.

Correio e cerejas talvez não tenham muito a ver mas quando o encontro Postcrossing está marcado para a terra das cerejas, percebe-se por que é que a Sofia criou este postal com uma foto tirada pelo sobrinho Miguel. Excelente ideia!!

Rota do Românico

Estes postais enviados pelo Paulo, mostram apenas dois dos 58 monumentos que compõem a Rota do Românico. Esta rota, no norte do país, divide-se em 3 rotas que se ligam entre si por estrada, seguindo os vales dos rios: Rota do Vale do Sousa com 19 monumentos; Rota do Vale do Tâmega com 25 monumentos; e Rota do Vale do Douro, sensivelmente entre Castelo de Paiva e Resende, com 14 monumentos.
Ao longo da rota podemos descobrir mosteiros, igrejas e memoriais, pontes, castelos e torres que têm em comum a arquitectura românica característica desta região.

www.rotadoromanico.com
A Igreja do Salvador de Ferverça, no concelho de Celorico de Basto, sofreu muitas alterações ao longos dos séculos e apenas conserva hoje, da Época Românica, a cabeceira. 

www.rotadoromanico.com
Os testemunhos românicos da Igreja do Salvador de Ribas, também no concelho de Celorico de Basto, foram datados como sendo da segunda metade do século XIII ou mesmo do século XIV.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Constância - Portugal

Hoje a caixa do correio estava vazia e ontem só tinha este postal enviado pela Ninocas. É o meu 1º postal de Constância e mostra a Igreja da Misericórdia.

Esta é uma igreja maneirista de pequenas dimensões, cuja construção ocorreu no século XVII. O interior do templo é totalmente revestido com painéis de azulejos seiscentistas.
A Igreja da Misericórdia serviu de matriz à vila de Constância entre os anos de 1811 e 1822, visto a sede da paróquia, o templo de São Julião, ter sido destruído durante as Invasões Francesas. Entre 1941 e 1960 este templo esteve fechado ao culto devido aos danos provocados pelas cheias.

domingo, 21 de junho de 2015

Porto Covo

Apesar da Vera viver no Alentejo, não conhecia o sudoeste alentejano. O mês passado fez um passeio por aqueles lados e visitou alguns locais, diz ela que Porto Covo foi a vila que mais gostou. 
Eu gostei dos postal e do selo!!

FORWAYS. LDA
Inserida no privilegiado Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a pacata aldeia de Porto Covo, conseguiu ao longo dos anos, preservar toda a traça tradicional que lhe confere tamanha beleza.
Apesar de cada vez mais procurada e hoje em dia com mais oferta de alojamento e comércio, as suas ruas ofuscam o visitante com as suas casas caiadas de um branco irrepreensível.
Com o mar azul de pano de fundo, Porto Covo envolve-nos pelas suas belas paisagens, seja de magnificas praias, seja de planícies tipicamente alentejanas. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-porto-covo-15141

Praia dos Três Irmãos

Hoje começa o verão e o calor convida a uma ida à praia. A Praia dos Três Irmãos em Alvor é uma das mais frequentadas no Algarve. Ao olhar para o postal também fico com vontade de lá ir, mais com vontade de ir tirar fotografias do que propriamente para ir a banhos. 
A Margarida passou por lá em Maio e diz ela que ficou apaixonada pelo local! Acredito que sim. 

© Edição Vistal * Foto: N. Kustos
Como se pode ver no postal, as formações rochosas fazem parte da paisagem desta praia e é devido a 3 deles que a praia de chama Praia dos Três Irmãos. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Envelope Viajante - Grupo CH5

Já há algum tempo que não participava num RR com um envelope viajante e decidi participar num há umas semanas. Neste grupo, de um envelope com 10 postais de igrejas, poderia tirar no máximo 5 postais e colocar outros 5. Não gostei muito dos postais que vinham no envelope e tive alguma dificuldade em escolher, optei por estes da Áustria e Alemanha. 

Foto: COSY
Catedral de Salzburgo é uma catedral barroca do século XVII.  Está dedicada a São Ruperto de Salzburgo e São Virgílio e foi fundada por São Ruperto em 774 sobre os restos de uma cidade romana. Foi reconstruída em 1181 após um incêndio. 
O actual edifício deve-se à reconstrução no século XVII em estilo Barroco sob as ordens do Príncipe-Bispo Wolf Dietrich Raitenau.
  Catedral de Salzburgo ainda contém a pia baptismal onde compositor Wolfgang Amadeus Mozart foi batizado.

 Eu não encontrei muita informação sobre esta igreja. Eu só sei que se localiza em Zickhusen, no estado Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental,no norte da Alemanha. É uma construção de de 1827.

Ainda menos descobri sobre esta igreja. É a Igreja de São Jorge em Nonn, uma localidade algures na Baviera. 

quinta-feira, 18 de junho de 2015

US-3417625

Quando recebi este postal, com um castelo e com um nome tão italiano, não estava à espera que fosse um postal americano. O postal é mesmo americano, veio da Califórnia e o castelo foi construído ao estilo dos castelos da Toscano do século XIII. 

US-3417625, enviado pela Emma.
Para além de castelo, o Castello di Amorosa é também uma adega.
Este castelo pode parecer como um castelo do século XIII mas só abriu as portas em 2007. Foi um projecto de Dario Sattui, um produtor de vinho que também possui a adega V. Sattui Winery, cujo nome homenageia o seu bisavó, um emigrante italiano que abriu uma adega em San Francisco em 1885. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Central Parque, NI - EUA

Gosto muito das cores de outono deste postal, talvez por isso tenha estado na minha galeria dos favoritos. Para além do postal ser muito bonito, os selos também são especiais, são todos das Nações Unidas e com o carimbo das Nações Unidas. Foi enviado pela "wayness". 

www.manhattanpostcards.com
O Central Park é um grande parque urbano, uma área de 3,410 km², em Manhattan, Nova Iorque. Foi inaugurado em 1857, com 843 km². No ano seguinte, os arquitectos paisagistas Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux ganharam o concurso para melhoria e expansão do parque.  A construção começou nesse mesmo ano e continuou, durante a Guerra Civil Americana, e terminou em 1873.
Com aproximadamente 25 milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque urbano mais visitado do país e aparece em muitos filmes e programas de televisão. 

domingo, 14 de junho de 2015

Parque Nacional de Grand Teton - EUA

O Wyoming é dos estados americanos de onde tenho menos postais, só são 3 ou 4 e 2 deles são estes do Parque Nacional do Grand Teton.
O 1º postal é um oficial que chegou há poucos dias e o outro é de um RR, foi enviado pela Heidi e já chegou há quase 5 anos. 

 Photographer: Jonathan Mortenson
US-3335299, enviado pela Lori.
O Parque Nacional de Grand Teton é um parque nacional dos Estados Unidos, situado no oeste do estado de Wyoming, a sul do Parque Nacional de Yellowstone. A sua designação tem origem no nome do pico mais alto das Montanhas Teton, o Grand Teton, com 4 197 m de altitude. 

As montanhas foram baptizadas por um caçador francês que as observou do lado de Idaho, chamando-lhes tétons, calão francês para mamilos (referindo-se supostamente à forma dos picos).
O parque nacional foi criado em 26 de Fevereiro de 1929, cobrindo 1 255 km². Existem cerca de 320 km de caminhos no Parque Nacional de Grand Teton. - in: wikipédia

San Cristobal de Las Casas - México

Esta é talvez a igreja mais colorida que alguma vez vi. Com uma igreja assim, até eu era capaz de ir mais vezes à missa!! 
Quem quiser ir à missa nesta igreja é só procurá-la em San Cristobal de Las Casas, no estado mexicano de Chiapas. 
O postal foi enviado pela Nan.

A construção da catedral começou em 1528 e chamaram-na Catedral de San Cristóbal Mártir. O edifício original sofreu algumas transformações e foi reconstruído no século XVII. A sua fachada é do século XVIII e é de estilo Barroco com uma decoração à base de motivos vegetais realizados em argamassa e nichos onde se encontram as esculturas de São Pedro, São Paulo e outros. 
O interior conserva interessantes peças de arte como o púlpito, obra do século XVI, o altar dos Reis, dois retábulos em estilo Barroco salomónico e belas pinturas com temas religiosos. 

sábado, 13 de junho de 2015

Casa de Luís Barragan - México

No final deste mês o Comité da UNESCO reúne-se na Alemanha para escolher os novos locais que serão classificados como Património Mundial. Este ano não há nenhum candidato português, no entanto, estou igualmente curiosa para saber quais serão os escolhidos e claro, espero já ter postais de algum desses locais.

Da Casa de Luís Barragan, incluída na lista em 2004, ainda não tinha qualquer postal mas o Óscar fez-me esta agradável surpresa, enviando este postal. 

www.casabarragan.org
A Casa-estúdio de Luís Barragán, construída em 1948, representa uma das obras contemporâneas de maior transcendência no contexto internacional, como a UNESCO reconheceu no ano de 2004 ao incluí-la na Lista de Património Mundial. Trata-se do único imóvel individual na América Latina que mereceu essa distinção, devido a - como afirma a UNESCO - ser uma obra de grande mestria dentro do desenvolvimento do movimento moderno. A influência de Luis Barragán na arquitectura mundial continua a crescer todos os dias, e a sua casa, conservada até hoje tal como quando a habitou até a sua morte em 1988, é um dos sítios mais visitados na Cidade do México por arquitectos e apreciadores de arte de todo o mundo. O museu, que compreende a casa e o estúdio de Luis Barragán, é propriedade do Governo do Estado de Jalisco e da Fundação de Arquitectura Tapatía Luis Barragán. - in: wikipédia

Ilhas da Baía & Lago Yojoa - Honduras

Para além do património cultural das Honduras, o Wilmer também quis mostrar-me um pouco do património natural do país. 

As 3 maiores ilhas das Ilhas da Baía, Roatán, Utila e Guanaja, situadas entre 25 a 50 kms da costa norte das Honduras, atraem visitantes de todo o mundo que aqui vêm mergulhar. Os seus recifes fazem parte da segunda maior barreira de corais do mundo. Aqui podem encontrar-se várias espécies de peixes, corais, esponjas, raias, tartarugas e até tubarões-baleia.

Foto: Juan Bendeck
Lake Yojoa é o maior lago das Honduras, com uma superfície de 79 kms quadrados e uma profundidade média de 15 metros. A uma altitude de 700 metros, encontra-se numa depressão formada por vulcões. 
Lake Yojoa é um destino popular para os amantes da pesca. A área circundante tem uma rica biodiversidade, quase 400 espécies de aves e 800 espécies de plantas foram identificados na região.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Comayagua - Honduras

Este é outro dos postais enviados pelo Wilmer.
Comayagua é uma cidade localizada a 80 kms da capital, Tegucigalpa. A cidade já foi capital do país e é reconhecida pela arquitectura colonial espanhola. No centro da praça principal, situa-se a catedral onde se encontra o relógio mais antigo das Américas. 

Foto: Juan Bendeck
A catedral foi construída no século XVIII. Apesar de o relógio ter sido construído há mais de 900 anos, ainda funciona. Foi construído pelos árabes no ano de 1100 e chegou a Comayagua há 400 anos.

Copan - Honduras

Durante muito tempo tive um postal das Honduras que nem era um postal a sério, até que em 2013 a Stefanie me enviou o 2º destes postais de Copan, o meu 1º e único postal de um local UNESCO no país. Há umas semanas o Wilmer pediu-me para trocarmos alguns postais, enviou-me 4 e um deles também é de Copan.

Foto: Juan Bendeck
Sítio Maia de Copan está classificado desde 1980.
Copán é uma antiga cidade pré-colombiana situada no extremo oeste das Honduras, próximo da fronteira com a Guatemala. Este lugar é o maior sítio arqueológico do período clássico da civilização maia.
A cidade de Copán é famosa pelas suas estelas retratando a maioria dos eventos ocorridos na sua história, instaladas sequencialmente na praça central da cidade, adjacente à acrópole (um grande complexo de pirâmides, praças e palácios). As estelas, inscrições e relevos decorativos de Copán são o que há de mais refinado que sobreviveu da arte da meso-américa antiga.

Fotos: Juan Bendeck
As construções de Copán sofreram consideravelmente com as forças da natureza durante os séculos em que estiveram abandonadas, até a sua redescoberta. Ocorreram numerosos terremotos, o rio Copán mudou o seu curso e inundou uma parte da cidade, destruindo parte da acrópole e vários dos grupos arquitectónicos do lugar e as edificações foram invadidas pela vigorosa selva tropical que periodicamente se incendiava, causando danos consideráveis às pedras calcárias das construções.
Muitas das estruturas deste sítio têm sido constantemente consolidadas e restauradas por vários arqueólogos que estudam o lugar.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Caxinguelê - Brasil

Pronto, agora é que não tenho mais postais brasileiros para mostrar, pelo menos nas próximas semanas.
Caxinguelê é uma palavra brasileira para esquilo, dependendo das regiões, pode ainda ter outros nomes. 
Este é o último dos 8 postais que a Sílvia me enviou. 

O caxinguelê é uma espécie de esquilo florestal que mede cerca de vinte centímetros de comprimento. É endémico da América do Sul, podendo ser encontrado no Brasil. Estes pequenos animais vivem sozinhos ou em pares e podem viver até quinze anos, atingindo a maturidade sexual com um ano de idade. A fêmea fica prenha uma vez por ano e tem de um a dois filhotes. Além das copas altas, o caxinguelê escolhe locais onde exista vegetação de idade avançada, para que haja ocos nas árvores, onde habitam, reproduzem-se, guardam os filhotes e armazenam comida. - in: wikipédia

Presidente Prudente - Brasil

Quando eu estava quase a ficar sem postais brasileiros para colocar aqui, eis que chega mais um. 
O Anthony descobriu que em Portugal há uma localidade com o sobrenome dele, Almeida e perguntou se alguém tinha postais de lá. Por acaso consegui recentemente uns postais de Almeida numa feira de turismo e enviei-lhe um. Espero que o receba em breve. Entretanto já recebi este postal de Presidente Prudente, uma cidade no interior do estado de São Paulo. O postal mostra o Centro Cultural Matarazzo. 

www.paulomiguelfotografia.com
O Centro Cultural Matarazzo é uma referência na vida cultural e artística de Presidente Prudente. 
O centro foi construído nas antigas instalações das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, no leste da cidade. As IRFM foram o maior complexo industrial da América Latina, tendo como seu fundador o imigrante italiano Francesco Matarazzo.
As IRF Matarazzo actuaram na cidade até a década de 1970, quando em todo o país começou o declínio do complexo industrial, sendo vendidas, arrendadas ou hipotecadas sucessivamente suas instalações. A actividade industrial parou, os armazéns ficaram abandonados e desocupados. 
Devido à sua enorme estrutura e do seu avançado estado de deterioração, ninguém nunca se propôs a comprar o edifício. O custo da compra e da reforma tornava tudo muito proibitivo. A prefeitura de Prudente já tinha tentado adquirir a construção em anos passados, mas a negociação nunca tinha dado certo. Porém, no ano de 2007, foi feita uma oferta pelo complexo e a mesma foi aceita. Depois de concretizar a compra foi aberta uma licitação para reforma do prédio. O objectivo era a construção de um grande centro cultural para agregar toda a produção artística da cidade.
Actualmente o centro dispõe de vários equipamentos, como por exemplo, Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, Sede da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Paulo Roberto Lisboa, Auditório “Sebastião Jorge Chammé”, entre outros. 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Forte dos Reis Magos - Brasil

Continuemos então com postais do Brasil. Este é de Natal e foi enviado pela Luzia. 

Foto: Edson C. Delgado
A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de Janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. 
Em formato de estrela, a fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598. Em 1633 foi invadida pelos holandeses. Anos mais tarde, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte. O monumento ainda preserva os canhões expostos na parte superior do prédio, capela com poço de água doce e alojamentos. - in: http://turismo.natal.rn.gov.br/fortaleza.php

domingo, 7 de junho de 2015

Salvador da Bahía - Brasil

Eu bem disse que ia iniciar um desfile de postais brasileiros, aqui ficam mais 3, todos de Salvador e enviados pela Sílvia e pela Déa. 

Pau Brasilis - Photo Christian Fehr
 A Igreja do Bonfim talvez não seja a mais bonita das igrejas em Salvador mas é certamente a mais conhecida. Foi construída entre 1746 e 1754 em estilo neoclássico e fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com belos frescos e azulejaria. O objectivo da construção da igreja foi  abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. 
O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. 
As grades no adro da igreja estão cobertas por milhares de fitinhas do Bonfim!! Estas fitas foram criadas no  início do século XIX e têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim. Inicialmente a fita era usada no pescoço, como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos. Não se sabe exactamente quando ocorreu a transição para o uso da fita no pulso.

Pau Brasilis - Photo Christian Fehr
Todos os anos, desde 1773, na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis acontece a Lavagem do Bonfim, um dos mais famosos eventos da Bahia. A procissão, que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, arrasta uma multidão que faz questão de usar roupas brancas. Chegando na igreja do Bonfim, baianas vestidas a caráter lavam com água-de-cheiro (mistura de seiva de alfazema com água de flores) as escadarias do templo. A festa começa de manhã e vai até o final do dia. - in: http://www.feriasbrasil.com.br/ba/salvador/meadosdejaneirolavagemdobonfim.cfm

Pau Brasilis - Photo Christian Fehr
O Farol de Santo António, mais conhecido como Farol da Barra é considerado o farol mais antigo das Américas.  A sua construção concluída em 1698.  Faz parte do conjunto arquitectónico do complexo militar do Forte de Santo António da Barra, que abriga também o Museu Náutico.
Foi aberto ao público em maio de 2011.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

São Miguel das Missões - Brasil

Eu já tinha este postal de São Miguel das Missões, agora tenho mais este enviado pela Déa. São os dois lindos, a minha mãe até disse que este merecia estar numa moldura. Concordo!! 

As ruínas de São Miguel das missões são um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros. Classificadas pela Unesco como Património Mundial da Humanidade em 1983, as ruínas situam-se quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e foram heranças deixadas pelas missões jesuítas no século XVII.

Foto: Paulo Rogério Magro
 Outras três missões em ruínas podem ser vistas na região, mas a de São Miguel é a mais bem preservada. Além disso, exibe todos os dias o belo espectáculo "Som e Luz" narrando a história do lugar. Depois que escurece, as ruínas viram palco para a emocionante apresentação, que dura quase uma hora.
Durante o dia, porém, a aventura é explorar as ruínas. Com uma monumental fachada de 30 metros de altura, a Catedral de São Miguel Arcanjo - ou o que restou dela - impressiona com suas arcadas de inspiração romana e colunas coríntias. A construção da igreja teve início em 1735 e contou com mais de cem operários guaranis. 
Da planta original, há vestígios do colégio, da casa dos padres e do cemitério. Na antiga sacristia é exibido um vídeo com a reconstituição computorizada do antigo vilarejo. 
Dentro do sítio arqueológico funciona o Museu das Missões. Projectado por Lúcio Costa, imita uma habitação indígena. Lá está o maior acervo brasileiro de esculturas de santos feitas pelos índios ou trazidas da Europa. Por falar em índios, eles normalmente são encontrados na porta do museu vendendo artesanato. Um pequeno grupo vive nos arredores, em casas de taquara, barro e tecto de palha. - in: http://www.feriasbrasil.com.br/rs/saomigueldasmissoes/