segunda-feira, 30 de março de 2015

AU-405427

Eucaliptos e fetos na Floresta Sherbrroke, no Parque Nacional Dandenong Ranges, em Vitória, Austrália. 

© Steve Parish Publishing PTY LTD
AU-405427, enviado pela Carolyn.
A Floresta Sherbrooke encontra-se a uma altitude de 300 metros dentro do Parque Nacional Dandenong Ranges, 40 km a leste de Melbourne, no estado de Vitória. 
A vegetação é classificada como floresta esclerófila húmida, e a espécie dominante é o eucalipto, Eucalyptus regnans, a planta mais alta do mundo e nativa do sudeste da Austrália. 

Namhansanseong - Coreia do Sul

Há dias chegou esta bela surpresa enviada directamente da Coreia do Sul pelo Claus. Namhansanseong é o local UNESCO mais recente do país, entrou para a lista do Património Mundial o ano passado e agora entrou para a minha colecção. 

Namhansanseong foi projectada como uma capital de emergência para a dinastia Joseon (1392-1910), num local montanhoso a  25 km sudeste de Seul. Construída e defendida por soldados-monges budistas, podia acomodar 4.000 pessoas e cumpriu funções administrativas e militares importantes. As suas origens datam do século VII, mas foi reconstruída várias vezes, nomeadamente no início do século XVII antecipando um possível ataque da dinastia Qing Manchu-Sino.
A cidade é uma síntese dos conceitos da engenharia militar defensiva desse período, com base em influências chinesas e japonesas e mudanças na arte da fortificação, na sequência da introdução de armas usando pólvora. 
Namhansanseong foi sempre uma cidade habitada e foi a capital da província durante um longo período. Contém uma variedade de edifícios militares, civis e religiosos e tornou-se um símbolo de soberania coreana.

quinta-feira, 26 de março de 2015

JP-642768

Com uma história de cerca de 800 anos, o Castelo de Gifu foi inicialmente construído como uma fortaleza no topo do Mt. Kinka em 1201.

JP-642768, enviado pela Mary.
Oda Nobunaga, um famoso general no período Sengoku, ocupou o castelo e tornou-se seu mestre em 1567, então mudou o nome da localidade de "Inokuchi" para "Gifu" e nome do próprio castelo de "Castelo Inabayama" para "Castelo de Gifu". Este general expandiu o seu império e unificou a nação com as suas ideias frescas e políticas únicas, fazendo do Castelo de Gifu o centro da sua actividade.
A família de Nobunaga perdeu o controlo do castelo após o seu neto Hidenobu ter aliado o seu clã com o lado perdedor da batalha de Sekigahara em 1600, o que resultou em mais de 250 anos de controlo do Japão pelo xogunato Edo.
 O actual castelo  foi reconstruído em 1956 e é o símbolo da cidade de Gifu desde então. 

Mystras - Grécia

Estou quase a chegar aos 820 locais UNESCO, esta da Grécia, enviado pela Elena, é o nº 819, mas assim para breve não prevejo a chegada de nenhum novo postal. 
O Sítio Arqueológico de Mystras foi classificado em 1989.

Mystras foi construída como um anfiteatro em redor de uma fortaleza construída por Guilherme de Villehardouin in 1249. Reconquistada pelos Bizantinos, e depois ocupada pelos Turcos e pelos Venezianos, a cidade foi abandonada em 1832, deixando apenas as ruínas medievais. 
O complexo de ruínas de Mystras oferece a imagem de uma cidade com um destino brilhante que foi abandonada pelos homens e ameaçada pela vegetação invasora, que vai derrubando  paredes e cobrindo as encostas, assim destruindo vestígios da história. 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Budapeste - Hungria

Já estamos no fim de Março mas este postal chegou em Janeiro, quando a Ara foi a Budapeste. Há bastante tempo que a capital húngara está na minha lista mas ainda não sei para quando será uma visita. 

© Huber Pál Kolozs
O postal mostra dois dos edifícios mais conhecidos da cidade, o Parlamento e o Bastião dos Pescadores. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

LT-425959

As férias acabaram, a Holanda já é passado e agora é tempo de pensar num próximo destino. Neste momento a Lituânia está em óptima posição na lista de opções para as férias de Setembro. Gostava mesmo de ir e se for, estas são duas das igrejas que irei ver em Vilnius, a Igreja de Stª Ana, à esquerda, e a Igreja dos Bernardinos, à direita. 

© Antanas Varanka
LT-425959, enviado pela Ieva.
A Igreja dos Bernardinos, também conhecida como Igreja de São Francisco de Assis, situa-se no centro histórico de Vilnius. Juntamente com a Igreja de Stª Ana, for um impressionante conjunto de arquitectura gótica. 
Fez parte das muralhas defensivas da cidade e foi construída no local onde existiu uma igreja de madeira datada do século XV, pertencente à ordem dos monges Bernardinos. A actual igreja gótica com elementos renascentistas e barrocos, data do século XVI. 
A Igreja de Stª Ana, construída entre 1495-1500, é um exemplo dos estilos gótico flamejante, também chamado gótico flanboyant, e gótico dos tijolos. 

Lince Euroasiático - Bielorrússia

A série de postais da fauna da Bielorrússia é realmente muito bonita, estes dois postais são um belo exemplo disso mesmo. O 2º postal já o tenho desde 2013 mas o 1º chegou há poucas semanas. São os dois lindos!!

 Há quatro espécies de linces e este é um belo exemplar de lince-euroasiático, nativo das florestas europeias e da Sibéria, Sul da Ásia e Leste da Ásia. O lince-euroasiático é a maior espécie de lince, variando em comprimento de 80-129 cm.

Esta espécie está ameaçada sobretudo pela caça para o comércio da pele, diminuição do habitat e das suas presas naturais.

Uglich - Rússia

Há postais que são um investimento para o futuro, neste caso para o futuro da colecção UNESCO, é que o Kremlin de Uglich está na lista de tentativas, isto quer dizer que um dia pode vir a ser classificado como Património Mundial e se esse dia alguma vez chegar, eu já tenho um postal de lá. Este foi enviado pela Svetlana e mostra o Palácio de Dmitry de Uglich e a Catedral da Ressurreição que faz parte do Mosteiro da Ressurreição. 

Uglich é uma vila histórica, fundada em 937,  situada nas margens do rio Volga, no oblast de Yaroslav. 
No final do século XVI Uglich foi palco de vários acontecimentos históricos. Quando o Príncipe Dmitry morreu, a dinastia de Ryurik foi substituída pela dinastia dos  Romanovs, cujos membros da família eram originário de Uglich. 
Uglich preserva as tradições históricas e culturais da Rússia. 

Tanto o Palácio de Dmitry como a Catedral da Ressurreição se situam dentro do Kremlin. 
O palácio é um dos edifícios mais antigos em Uglich, data de 1480. É um dos poucos palácios russos medievais que sobreviveram. Dmitry viveu aqui entre 1584 até 1591. É um edifício em tijolo com decorações simples mas bonitas. Actualmente é um pequeno museu. 
O mosteiro do qual faz parte a Catedral da Ressurreição, data de 1647. Também fazem parte do mosteiro, um refeitório, um campanário e uma igreja de verão. 

quinta-feira, 19 de março de 2015

Veliky Novgorod - Rússia

Neste postal enviado pela Tatiana está a Igreja de São Pedro e São Paulo em Kozhevniki, Veliki Novgorod. 

Esta é igreja é um belo exemplo da arquitectura do início do século 15.
A igreja é feita de grandes blocos de pedra calcária, enquanto seus elementos decorativos são feitos de tijolo. O edifício não está rebocado, o que faz com que se pareça com as igrejas russas que se construíam séculos atrás. 
Os seus arcos em trevo feitos com faia e a cor vermelha das fachadas sem reboco, proporcionam um efeito de cor incrível, o que faz com que a igreja de harmonize com a paisagem.

terça-feira, 17 de março de 2015

RU-3337233

Depois de uns dias de férias na Holanda, voltei para junto dos meus postais. Apesar de ter estado quase uma semana fora, a correspondência não se acumulou, só recebi um postal e duas cartas. Este da Rússia já cá estava antes de eu ir embora. 

RU-3337233, enviado pela Nat.
Este postal de São Petersburgo mostra o edifício do Almirantado, o edifício amarelo com uma torre agulha, a cúpula da Igreja de Stº Isaac lá atrás e à frente uma das cúpulas da Catedral de São Pedro e São Paulo. 

quinta-feira, 5 de março de 2015

DE-3972687

Um postal austríaco enviado como oficial da Alemanha. Mostra a Igreja Steinhof em Viena. 

© Popp-Hackner photography
DE-3972687, enviado pelo Eberhard.
Otto Wagner desenhou esta igreja que foi construída entre 1904 e 1907, nos terrenos de um asilo, agora o Hospital Psiquiátrico da Cidade de Viena. 
A cúpula coberta em cobre deste excelente exemplo  da Arte Nova em Viena, pode ser vista a uma distância considerável, uma vez que a igreja foi construída numa colina.  
O interior foi adaptado às necessidades dos paroquianos com deficiências.
Os mosaicos de vidro nas janelas foram desenhados por Kolo Moser. 
A visita guiada à igreja é possível uma vez por semana. 

terça-feira, 3 de março de 2015

Crans-Montana - Suiça

O Óscar já me enviou tantos postais que começa a ter dificuldade em encontrar algo novo para me enviar, é o que ele diz, no entanto, acredito que ainda vai conseguir encontrar muita coisa para me enviar. Os últimos que enviou foram estes da cidade onde ele vive. 

 © Photo Edition Darbellay CH-Martigny
O Lago Grenon é um lago localizado junto à cidade de Montana no cantão de Valais. Está localizado a uma altitude de 1497 metros.

© Photo Edition Darbellay CH-Martigny
Plaine Morte é um glaciar localizado a uma altitude de 2750 metros, no cantão de Berna. O campo de gelo cobre 10 kms quadrados e está localizado abaixo da Montanha Wildstrubel nos Alpes Berneses.
A área do Plaine Morte é facilmente acessível através do funicular que se pode apanhar em Crans-Montana. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

O Sena & Catedral de Notre Dame - França

A Torre Eiffel é o monumento mais famoso de Paris mas esta vista, a julgar pela quantidade de postais que já recebi, deve ser das mais famosas. Não faz mal, acho interessante ver como um determinado lugar pode ficar diferente dependendo da estação do ano, do local de onde foi tirada a foto ou até mesmo dependendo da hora do dia, como é o caso destes postais da Catedral de Notre Dame em Paris. 

FR-487942, enviado pela Patricia.
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163.

Photo: Nicholas Keil
FR-360277, enviado pelo Chris.
 É dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

Foto: Karel A. DE GENDRE
FR-288619, enviado pelo Cyrille.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. - in: wikipédia 

FR-51330, enviado pela Alexandra.
A Notre Dame testemunhou alguns dos grandes eventos da história francesa, tais como a coroação de Napoleão como imperador em 1804 e a beatificação de Joana D’Arc em 1909 (representada em uma estátua no interior da igreja).

DE-3953090, enviado pela Lisa.
Também está guardado em seu relicário nada menos que a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo, exibida aos visitantes na primeira sexta-feira de cada mês. - in: http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/franca-paris-atracao-catedral-de-notre-dame

domingo, 1 de março de 2015

Montalegre

Há pouco tempo o Manú foi até Montalegre e claro, comprou postais. Lembrou-se de mim e mandou-me estes. Uns dias depois de receber os postais, a Gracinha enviou-me também um postal de lá, igual a um dos que o Manú tinha enviado, o 1º de Arcos. Não faz mal nenhum!! Obrigada aos dois. 

 Edição: Câmara Municipal de Montalegre
Arcos é um lugar na freguesia de Cervos, no concelho de Montalegre. Neste postal podemos ver a fonte romana de Arcos. 
Esta é uma região de antiga ocupação Humana, rica em vestígios arqueológicos, muitos deles datados do período de ocupação Romana do território. A região é caracterizada, também, pelas belas paisagens naturais, evidenciando-se um bem comum nesta área serrana: a água. 
Daí que muitos lugares e aldeias tentassem desde remotos períodos aproveitar este bem que em muitos locais, brota subterrânea. Na maioria das localidades encontram-se Fontes que durante séculos abasteceram as populações com água pura. 
É o caso desta estrutura granítica, que serviu a população de Arcos durante séculos, lado a lado com o importante Forno Comunitário, símbolo da comunidade rural, perfeitamente enquadrados nesta típica povoação serrana. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-fonte-romana-de-arcos-15817

Edição: Câmara Municipal de Montalegre
O castelo de Montalegre representa um importante ponto de defesa fronteiriço medieval e assegurava as defesas dos vales do Cávado e do Tâmega. Em 1273, ano da concessão do primeiro foral a Montalegre por Dom Afonso III, o castelo ainda não existia, mas em 1281, pelo menos uma parte dele já se erguia em Montalegre, segundo uma carta de D. Dinis a D. Isabel.
Durante a crise de 1383, devido à morte do rei D. Fernando, sem herdeiros masculinos, com sua filha D. Beatriz, casada com o rei de Castela, a reclamar o trono português, o que não interessava por significar a perda da independência, este castelo tomou o partido de D. Beatriz.   A resolução da crise passava pela possibilidade de subir ao trono, ou o filho do Rei Pedro I e Inês de Castro, a viver em Castela, ou João, Grão-Mestre de Aviz, filho de D. Pedro I e da aia de Inês de Castro, Teresa Lourenço, optou-se então pelo segundo, e uma guerra com Castela, que estava ao lado de D. Beatriz.   Já no final desta guerra, por volta de 1385, o castelo foi submetido pelas forças de D. João I, que o doou ao Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Depois de 1640, com a Guerra da Restauração da independência portuguesa a estrutura defensiva foi modernizada para utilizar artilharia.   Classificado como Monumento Nacional, recebeu já no século XX, obras restauro e nele foi instalado um núcleo museológico. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-montalegre-15822

Edição: Câmara Municipal de Montalegre
A parte detrás do postal identifica esta foto como "vezeira no sopé da Serra da Larouco". Eu pensava que "vezeira" se referia à senhora pastora mas estava enganada, "vezeira" é uma expressão usada em Trás-os-Montes que significa rebanho que se reveza com outro em certas pastagens. 
Já aprendi mais qualquer coisa hoje.

Edição: Câmara Municipal de Montalegre
E aqui temos uma chega de bois, uma parte importante da actividade dos criadores de gado do Terra Quente Trasmontana. De origens ancestrais, as chegas de touros foram impulsionadas nas última décadas como incentivo à criação das raças autóctones portuguesas, principalmente as raças Mirandesa e Barrosã.
Anualmente, no período do Verão realizam-se o Campeonato Nacional de Chega de Bois da Raça Barrosã em Montalegre, e o Campeonato Nacional de Chega de Touros da Raça Mirandesa em Vinhais.
O princípio das chegas de touros é simples: trata-se de aproximar, ou “chegar” dois machos, que manterão as cabeças encostadas para determinar o mais forte. Raramente estas lutas implicam algum tipo de ferimento para algum dos animais tratando-se antes de recriar um processo natural em que os animais se observam, exibem a sua corpulência e, eventualmente tratarão de medir forças, através do encosto das cabeças, apenas o necessário para que um deles sinta estar em desvantagem, isto é, dê sinais de recuo ou de fuga. Em alguns casos, o animal dominante fará uma breve perseguição ao mais fraco, o suficiente para confirmar o seu poder, sem consentir dúvidas ao adversário. As chegas de touros podem durar vários minutos como apenas alguns segundos (ou nem chegar a principiar caso um animal recuse "dar a cabeça"), em que os imponentes animais chegam a pesar 1200Kg no caso da Raça Mirandesa. - in: wikipédia