sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Lago Manasarovar - Tibete

Na prenda de Natal que a Vitória me enviou vinha também este postal para além do postal de Alfama que mostrei há uns posts atrás. É do Tibete e mostra o lago sagrado de Manasarovar com o Monte Kailash lá atrás. 

O Lago Manasarovar é um lago de água doce da Região autónoma do Tibete, considerado como um lugar sagrado pelo Tibete e pela Índia.  Está situado a uma altitude de 4585 metros e é o lago de água doce o mais alto do mundo.

 © Himalayan MapHouse (P) Ldt * Photo: Kami Tshering Sherpa
Como o Monte Kailash, o lago Manasarovar é um lugar de peregrinação para muitos crentes vindos da Índia, do Tibete ou dos outros países vizinhos. É um lago sagrado para as religiões hinduístas, budistas, jaïnista e Bon-pa. Constitui uma das três etapas da peregrinação completa com o Kailash e Thirtapuri. Os peregrinos hinduístas banham-se no rio mas não os budistas. 
Na mitologia hinduísta, o lago foi criado pelo espírito de Brama; por isso é chamado Manasarovar em sânscrito, combinação das palavras manas (espírito) e sarovar (lago). As suas águas são consideradas serem de um grande benefício espiritual, banhando-se como os hindus ou bebendo-a como os tibetanos, e é também considerado como excelente para a saúde e longevidade. - in: wikipédia

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

BG-52154 & BG-52147

Não costumo receber muitos postais da Bulgária, oficiais ainda menos mas há poucos dias e na mesma semana, recebi estes 2. Apesar de terem sido enviados por postcrossers diferentes, a letra em ambos os postais é igual, a etiqueta onde está impressa a minha morada é igual e foram enviados da mesma cidade, o que me leva a crer que os postcrossers são da mesma família, talvez um casal ou pai e filha. 

UNICART
BG-52154, enviado pela Viktoria. 
Um bocadinho da natureza, cultura e arquitectura da Bulgária: as rochas em Belogradchik; a Catedral Alexander Nevsky em Sófia; Etar; o Mar Negro; a Floresta de Pedra emVarna; Plovdiv; Nesebar; O Túmulo Trácio de Sveshtarid; o Mosteiro de Rila; as Montanhas Pirin; o folclore e Koprivshtitsa.

UNICART
BG-52147, enviado pelo Tsvetomir.
Ao contrário do postal anterior, estes imagens não estão identificadas. 
A Bulgária é um país com paisagem bonita e clima continental agradável. O relevo é variado e possui montanhas e vales, rios e planícies, lagos e mar.
A actividade da água e actividade vulcânica de há milhares de anos, levaram à criação de formações rochosas, grutas e paisagens incríveis. 
As maravilhas naturais da Bulgária lembram-nos da incrível diversidade natural do nosso planeta.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BY-1499772

Este postal chegou sem ID o que me baralhou um pouco porque não sabia se era oficial, uma troca ou tag feita no forum. Estava mais inclinada para que fosse um oficial e com os poucos dados que tinha, pedi ajuda e a equipa do postcrossing conseguiu encontrar o ID. 

© Photo by A. Kolb
BY-1499772, enviado pela Irina.
Acabou por ser mais fácil encontrar o ID do postal do que encontrar informação sobre esta igreja. Apenas sei o que está escrito no postal. Situa-se em Byaroza e foi construída em honra do arcanjo Miguel, em memória dos soldados internacionalistas mortos no Afeganistão. 

LV-174169

Esta semana começou com a caixa de correio cheia de publicidade, nem um postalinho ou carta. Espero que os restantes dias da semana sejam mais produtivos.
Da Letónia chegou há dias este oficial, no entanto o postal é de Haapsalu na Estónia. 

© Antre Inforeklaam
LV-174169, enviado pela Agnese.
O castelo de Haapsalu data do século XIII e é uma das fortalezas medievais mais bem preservadas. A parte mais antiga do castelo é composta por uma igreja e um convento. A igreja é o coração do castelo. É uma das maiores igrejas na região do Báltico e dos países nórdicos com uma só nave. 
O interior é simples como os padrões monásticos cistercienses exigiam. A capela baptismal, com o chão redondo, é bastante incomum no mundo e outros similares podem ser encontrados somente na Itália. Esta capela dedicada à Virgem Maria terá sido construída na segunda metade do século XIV.
Devido à localização das janelas da capela, é possível  ver a figura de uma mulher aparecer na janela do meio durante noites de lua cheia (em Agosto e Fevereiro). Todos os anos durante o Festival da Dama Branca, a inesquecível história da donzela é executada como uma peça de teatro ao ar livre. 

Bath - Inglaterra

O ano passado quando comecei a planear a viagem a Inglaterra, incluí Bath no meu roteiro mas devido à falta de tempo, acabámos por ficar só por Londres e Greenwich. Fiquei com imensa pena de lá não ir mas numa próxima visita a Inglaterra, não deixarei de lá ir.
Este postal foi enviado pelo Miguel como postal de Natal. 
Foi na Abadia de Bath que o primeiro rei de Inglaterra foi coroado, em 973 d. C. 

Photography by Jane / Koji Sakai
A Abadia de Bath é um igreja anglicana e anteriormente foi um mosteiro beneditino. Foi fundada no século VII, reorganizada no século X e reconstruída nos séculos XII e XVI. É um dos maiores exemplos do Gótico perpendicular no sudoeste da Inglaterra.  
Trata-se de um templo com planta cruciforme, com capacidade para aproximadamente 1200 pessoas. 

domingo, 25 de janeiro de 2015

NL-2823382

Quando regresso de uma viagem começo imediatamente a pensar na próxima. Para a 1ª viagem de 2015 os meus planos já incluíram a Estónia e a Escócia mas neste momento estou seriamente a considerar a hipótese de ir à terra das tulipas  e dos moinhos.  Já tenho ideia de onde quero ir mas Utrecht não está nos meus planos. 
O postal mostra o Oudegracht, o antigo canal no centro da cidade à esquerda e na imagem da direita está a Casa do Papa.  

NL-2823382, enviado pelo Corno.
Utrecht é uma das cidades mais antigas da Holanda, com um centro medieval compacto estabelecido em redor de um sistema canais, típico da Holanda.
A parte antiga da cidade possui muitos edifícios e estruturas que datam do início da Idade Média. 
Para além da arquitectura, outro marco no centro da cidade é a rede de canais. O Oudegracht é um canal curvo, seguindo em parte o antigo curso principal do Reno. 
Paushuize é o segundo edifício histórico mais antigo no centro da cidade. Foi mandado construir pelo Papa Adriano VI antes de se tornar Papa. Ele esperava voltar a Utrecht um dia. Foi eleito Papa em 1522 mas morreu um ano depois e nunca chegou a viver na casa que mandou construir. 
Hoje em dia algumas partes da casa podem ser alugadas para a realização de eventos. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DE-3834645

Um oficial da Alemanha com algumas das principais atracções de Berlim. 

© Schöning GmbH & Co. KG
DE-3834645, enviado pela Anika.
No sentido dos ponteiros do relógio: Porta de  Brandenburgo; Avenida Kurfürstendamm; Nikolaiviertel; Palácio da República e a Catedral de Berlim; a Torre da Televisão; Praça Potsdamer; edifício da Câmara Municipal; eidfício do Reichstag; Praça Gendarmenmarkt e a Coluna da Vitória. 

Capela La Monse - Suiça

Mais um postal da Suiça e claro está, enviado pelo Óscar. 

© Photographer: Marcus Gyger
Não descobri grande coisa sobre esta capela, apenas sei o que vem escrito no postal. Encontra-se no Parque Natural de Gruyère Pays d'Enhaut, perto de Charmey no cantão de Friburgo. 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Oradour-sur-Glane - França

Depois de ter visitado Auschwitz fiquei ainda mais interessada nas Guerras Mundiais, em especial a II. Gosto de ler e ver filmes sobre estas guerras e também gosto de receber postais de locais relacionados com estes períodos da história mundial. Nunca tinha ouvido falar de Oradur-sur-Glane, uma vila situada no departamento de Haute-Vienne, na região de Limousin, mas este postal enviado pelo Damien deu-me a conhecer um episódio muito triste da história francesa. 

Editions du Lys
A 10 de Junho de 1944, nas proximidades da vila de Oradour-sur-Glane, o comandante de um dos batalhões da divisão, Sturmbannführer Adolf Diekmann, comunicou aos seus oficiais subordinados que havia sido avisado por dois civis franceses da região que um oficial SS tinha sido preso pelos guerrilheiros na cidade e seria executado e queimado publicamente nos próximos dias.
No começo da tarde, os pelotões da SS cercaram e fecharam a pequena cidade de Oradour e o comando convocou toda a população para a praça principal a fim de fazer uma verificação de documentos. Homens e mulheres foram separados, os homens levados a celeiros e garagens das redondezas e as mulheres e crianças fechadas na igreja da vila.
Nos celeiros, onde os habitantes masculinos eram esperados por metrelhadoras montadas em tripés, todos foram fuzilados e os celeiros queimados com seus corpos dentro. Dos 195 homens de Oradour presos, apenas cinco escaparam. Enquanto isso, outros SS jogavam tochas incendiárias dentro da igreja onde se encontravam trancadas as mulheres e crianças, causando um incêndio generalizado.
Os sobreviventes que tentavam escapar pelas janelas eram metralhados por soldados colocados em posição do lado de fora. Apenas uma mulher, Marguerite Rouffanche, conseguiu escapar entre as 452 mulheres e crianças que morreram carbonizadas na chacina, saltando por um pedaço de uma janela partida pelo fogo sem ser percebida. Após a imolação, a tropa queimou a cidade. 
No total, 642 habitantes de Oradour foram mortos pelas Waffen-SS em algumas horas, de um total de pouco mais de mil habitantes.
Após a guerra, o Presidente Charles de Gaulle decidiu que a cidade não seria reconstruída, permanecendo as suas ruínas como um memorial à crueldade da ocupação nazi na França. Em 1999. Jacques Chirac ergueu um centro da memória em Oradour, e nomeou oficialmente a vila como 'cidade-mártir'. - in: wikipédia

Ponteareas - Espanha

Ponteareas é onde vive a Vanesa e foi de lá que ela me enviou este postal para me desejar Boas Festas. 
Ponteareas é uma localidade na província de Pontevedra, na Galiza. 
Esta é a Igreja Paroquial de São Miguel. 

® Ediciones Paris 2
Esta igreja foi construída nos finais do século XIX segundo o desenho do arquitecto Don Faustino Flórez Llamas, quando Ponteareas começava a mostrar sinais de um notável crescimento urbano. 
Construída em estilo neogótico e a sua planta é de cruz latina. A fachada principal está distribuída em dois corpos, com uma torre campanário de estrutura octogonal no eixo central. No interior destaca o retábulo que preside o altar maior de estilo neogótico. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Nascente do rio Cuervo - Espanha

Como disse a Joana, para quem gosta de postais não é necessário um postal de Natal para se desejar as boas festas. Concordo! Foi com este postal da nascente do rio Cuervo, perto de Cuenca, que ela me desejou um feliz Natal e ano novo. 

® Ediciones Sicilia
A nascente do rio Cuervo foi declarado Monumento Natural em 1999. Aqui, a água brota de uma nascente principal e desliza para fora por enormes estalactites de rocha calcária cobertas de musgo, formando longas e belas quedas de água que congelam no inverno.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Alfama - Lisboa

Uns dias antes do Natal, estava eu ainda na cama e a minha mãe começa a chamar por mim porque o carteiro tinha acabado de tocar à campainha e tinha uma encomenda para me entregar. Não estava nada à espera mas as surpresas só são surpresas porque não estamos à espera delas, não é? A minha querida Vitória quis enviar-me umas prendinhas de Natal e entre outras coisas, enviou também uns postais. Um é do Tibete mas este é de Alfama em Lisboa.  

Foto: W. Müller * © Edição Vistal
Este bairro medieval (que já foi a judiaria da cidade) é o bairro mais antigo da Europa, depois de El Pópulo em Cádis. É uma pequena aldeia ou medina no meio da capital, e uma relíquia dos tempos anteriores ao grande terramoto de 1755, tendo escapado à catástrofe graças aos seus sólidos alicerces na colina mais alta da cidade que se estende até ao bairro da Graça. 
É um bairro para se perder por becos e largos, deixando-se guiar pelos sentidos: vendo estendais nas varandas e fantásticas vistas do Tejo, cheirando peixe a assar numa esquina, ouvindo os sons do Fado saídos do interior de um restaurante típico, saboreando pratos tradicionais e tocando em magníficos painéis de azulejos. Este é o bairro mais pitoresco de Lisboa e a verdadeira alma da cidade. 
Aqui a vida continua como há séculos atrás, mas descendo até ao rio entra-se novamente no século XXI, com antigos armazéns agora convertidos em alguns dos espaços mais na moda na cidade. - in: http://www.lisbonlux.com/lisbon/alfama.html

DE-3834635

Quando começa um novo ano, fico sempre curiosa por saber qual será o 1º oficial do ano. Este ano o postal veio da Alemanha mas na verdade o postal até é português e mostra um dos faróis mais fotografados do nosso país, o Farol de Felgueiras no Porto. 

Photo by Zacarias da Mata
DE-3834635, enviado pela Patricia.
Farolim neoclássico de planta hexagonal, com dez metros de altura, datado de 1886. Possui varandim e lanterna vermelhos e um pequeno edifício anexo com paredes rebocadas e pintadas de branco. A designação "Molhe de Felgueiras" foi-lhe atribuída por ter sido construído em direcção à pedra de Felgueiras, a Oeste. Foi modernizado em 1945 e automatizado em 1979, passando a ser controlado à distância a partir do farol de Leça. Nos anos 90 sofreu obras de conservação. Antes da sua desactivação, em 2009, o farolim tinha um alcance de 9 milhas náuticas, emitindo um relâmpago vermelho a cada 5 segundos. Actualmente mantem apenas o sinal sonoro. - in: http://visitporto.travel/Visitar/Paginas/Descobrir/DetalhesPOI.aspx?POI=2106

Ponta Delgada - São Miguel

Não há 2 sem 3 e por isso aqui ficam estes postais de mais uma ilha açoriana, São Miguel. 
Estes postais são muito parecidos mas entre eles há algumas diferenças, a maior delas é a idade, 14 anos, isto porque o 1º postal foi enviado em 2001 por uma antiga correspondente minha, a Paula e o 2º foi enviado no final do ano passado pelo Zé. 
Outra diferença é o preços dos selos. Em 2001 a Paula pagou 0,26€ para me enviar o postal e o Zé pagou há dias 0.42€. 
Ao receber o postal da Paula, marquei-o como sendo o meu postal nº 388, 14 anos depois, o do Zé já é o postal 7000 e tal!! 

 © Maurício de Abreu
As Portas da Cidade de Ponta Delgada são um dos marcos arquitectónicos da capital da magnífica Ilha de São Miguel, no deslumbrante Arquipélago dos Açores. 
Situadas hoje em dia bem no centro da cidade, em plena Praça de Gonçalo Velho Cabral, as Portas da Cidade foram edificadas em 1783 junto ao antigo cais a Leste da cidade, tendo sido transferidas para este local de prestígio em 1952, devido às obras da também muito importante e bela Avenida Infante D. Henrique. 


Classificadas em 1953 como Imóvel de Interesse Público, caracterizam-se pelos seus três arcos de volta perfeita, ostentando no centro o brasão das armas reais e da cidade, e pelo seu pavimento tipicamente calcetado com as pedras basálticas da região em tons escuros e o elegante mármore claro trazido do continente. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-portas-da-cidade-18520

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Stª Maria & Graciosa

Para além do postal de Natal, a Lurdes também me enviou estes 2 belos postais açorianos, o 1º é da ilha de Santa Maria e o 2º da ilha Graciosa. 

© Fotografia: J. A. R. / Publiçor
Este é um moinho típico em Vila do Porto, a mais antiga vila açoriana. 

© Fotografia: J. A. R. / Publiçor
Uma vista de Santa Cruz da Graciosa, a capital administrativa e económica da ilha, localidade onde se concentram os principais serviços e indústrias da ilha.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Postais de Natal

Já arrumaram as decorações de Natal? Cá em casa só os postais de Natal é que ainda não estão arrumados e só porque ainda faltava tirar-lhes esta foto. Para além destes postais também chegaram outros, que não sendo de Natal, também serviram para me desejar boas festas. Esses terão o seu próprio post. 

Obrigada a todos, neste caso é mesmo obrigada a todas :) Margarida de Portugal; Marie do Canadá; Kati e Heidi da Finlândia; Grace da Suiça; Hazel da Inglaterra; Heidi da Alemanha; Luzia do Brasil; Vitória de Portugal; Nova dos EUA; Tessa da Holanda; Ines da Alemanha; Lurdes e Sofia de Portugal; Bianca da Alemanha; Justina da Austrália; Mara dos EUA e Stasa da Eslovénia. 

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

3 em 1 RR - Surpresa * Grupo 01

Para celebrar o Natal, a Staša criou um grupo especial. Neste grupo cada participante enviava 10 postais em branco a outra pessoa mas sem dizer a quem. Eu recebi estes enviados pela Staša mas o meu envelope ainda não chegou ao destino e estou a ficar preocupada, não dava jeito nenhum ter de voltar a enviar 10 postais. Espero que chegue esta semana. 

Foto: Dariusz Krakowiak 
A Catedral Romano-Católica em Przemyśl foi construída em estilo gótico entre os séculos XV e XVI, e reconstruída no século XVIII em estilo barroco. 

Design: Acid DTP
A Ponte de Mostar era uma ponte famosa e histórica antes da sua destruição em 1993 durante a guerra na Bósnia. A ponte atravessava o rio Neretva e foi desenhada pelo arquitecto Otomano Mimar Hayruddin. Ficou concluída em 1566 depois de nove anos de construção. A ponte tinha 29 metros de comprimento e 20 metros de altura, um exemplo clássico de uma ponte de pedra com um único arco.
Foi e hoje está classificada como Património Mundial da Humanidade. 

Ars Una Studio
A Ponte Széchenyi Lánchíd foi a 1ª ponte permanente de pedra a ligar Peste e Buda e a 2ª travessia permanente em toda a extensão do rio Danúbio. 
É um dos edifícios simbólicos de Budapeste e a ponte mais conhecida da capital húngara. 

Uma vista do peristilo do Palácio de Diocleciano em Split, Croácia.  
O Imperador Diocleciano construiu este palácio para a sua reforma em 300 a.C. e viveu lá até à sua morte. Depois da sua morte viveram lá outros imperadores e as suas famílias. 
Hoje o palácio é considerado um dos únicos monumentos culturais no mundo onde ainda vivem pessoas. 
O palácio é um exemplo da arquitectura romana na costa do Adriático. 
Existem várias atrações dentro do palácio mas as mais visitadas são a Catedral de S. Duje e a Praça do Peristilo.

Foto: M. Sükrü Denizkuslari
Alanya é uma cidade costeira e um distrito da província de Antalya, na região do Mediterrâneo da Turquia. O clima mediterrâneo, as atracções naturais e o património histórico fazem de Alanya um destino muito popular para para o turismo. A actividade do sector turístico da região representa 9% do total da Turquia  enquanto que as vendas de imobiliário a estrangeiros representam 30% do total nacional.

Photos, layout, printing and sales FIN©RIGINAL
A Igreja de Suomenlinna em Helsínquia foi construída como igreja ortodoxa para as tropas russas na fortaleza de Suomenlinna.
A igreja ortodoxa foi foi convertida numa igreja evangélica nos anos 20. 
Hoje a cúpula central serve também de farol, sendo uma das poucas igrejas no mundo que também é um farol. 
É uma igreja muito procurada para casamento e é um dos primeiros monumentos para quem chega a Helsínquia por mar. 

Photo: Paul Sundelin
Skeppsbron é uma rua e um cais em Gamla stan, a zona antiga de Estocolmo, que se estende desde a ponte Strömbron em frente ao palácio Real, até Slussen. 

Copyright und Verlag: Studio Tanner
Breitachklamm na Baviera, Alemanha, é uma das mais fundas e impressionantes gargantas no centro da Europa. 
A formação de Breitachklamm começou a aproximadamente 10,000 anos atrás, quando o glaciar Breitach começou a derreter e fez o seu caminho através do giz de Engenkopf, causando a erosão da pedra. 
Esta atracção natural ficou acessível em 1905 com a ajuda do padre Johannes Schiebel de Tiefenbach.  Hoje em dia, Breitachklamm recebe mais de 300,000 visitantes por ano.  

www.tkv.at
Vista das montanhas Nordkette desde o estádio Bergisel, no norte da cidade de Innsbruck na Áustria.  

Photo © Bernie Jungkind/Woods Bros., 1989
As montanhas Ozark situam-se no centro dos EUA. Cobrem metade do sul do Missouri e uma grande extensão do noroeste e centro norte do Arkansas, de onde é este postal. Também se estende para nordeste do Oklahoma e extremo sudeste do Kansas.

domingo, 4 de janeiro de 2015

3 em 1 RR – Grupo 119 * Vistas (Solecito)

A Staša é a "dona" deste RR e participou neste grupo. Enviou-me estes postais. 

 Sidarta Artcard * Foto: © Janez Skok
Há uns anos passei por Liubliana (tenho que lá voltar) e lembro-me deste dragão. Na altura não sabia, mas é um dos símbolos de Liubliana e está presente do brasão da cidade. Simboliza força, coragem e poder. 
Este é um dos 4 dragões na Ponte dos Dragões. 
Existe uma lenda que associa Jasão à origem da cidade. Segundo esta lenda Jasão, juntamente com os argonautas, matou um dragão que tinha sequestrado uma virgem. Lendas locais dizem que quando uma virgem atravessa a ponte, os dragões abanam as caudas.  

Sidarta Artcard * Foto: © Janez Skok
 Ajdovska deklica - Donzela Pagã - é uma formação rochosa que se assemelha a uma figura feminina. Pode ser vista em Prisojnik perto de  Kranjska Gora, nos Alpes Julianos. Segundo uma das lendas a donzela profetizou que o filho de um caçador iria matar o Zlatorog (uma figura mitológica eslovena). As outras donzelas acharam que a profecia era inadmissível e transformam a donzela numa rocha.  

Sidarta Artcard * Foto: © Franci Horvat
Simonov Zaliv - Baía de Simão - é uma pequena praia perto de Izola, uma antiga aldeia piscatória no sudoeste da Eslovénia, na costa adriática da península Ístria.  

3 em 1 RR – Grupo 119 * Vistas (Nordseekrabbe)

Feliz 2015!! Que o novo ano vos traga muitos e novos postais às vossas caixas de correio. Eu ainda não recebi nada mas estou certa que em breve, já amanhã, espero, vou ter novidades na caixinha. 
Enquanto não chegam os postais de 2015, continuo com os de 2014.
Recentemente participei neste RR que consiste em grupos de 3 pessoas e cada uma deve enviar 3 postais em branco para os outros membros do grupo. Estes são os postais que recebi da Michèle. 

© Schöning GmbH & Co. KG
A Barragem de Rappbode é a maior na região de Harz, bem como a barragem mais alta da Alemanha. Juntamente com várias outras barragens e bacias de retenção, forma o sistema de protecção contra  inundações no leste da região.

© Schöning GmbH & Co. KG
O edifício Friedrich é o edifício em melhores condições no Castelo de Heidelberg. Construído entre 1601 e 1604 e encomendado por Frederico IV, a fachada do edifício foi gravemente danificada em 1693 e o interior foi destruído por um incêndio aproximadamente sessenta anos mais tarde.
Continha apartamentos residenciais, bem como uma capela no porão. A capela no porão não foi danificada pelo fogo de 1764 e a maior parte da cantaria é original. O exterior está adornado com esculturas de membros da dinastia Palatinado Eleitoral. Durante a restauração, as esculturas originais foram removidas e substituídas por réplicas. Os originais podem ser encontrados em todo o interior do edifício. Hoje, o edifício Friedrich mantém o museu do castelo, que aos visitantes uma ideia de como o edifício foi decorado e mobilado.

© Schöning GmbH & Co. KG
Mosteiro de Ettal é o resultado de um longo desenvolvimento histórico que demonstra uma das principais preocupações de uma abadia beneditina: uma comunidade religiosa independente que produz tudo o necessário para a vida, tendo por isso várias oficinas e empresas, se possível dentro dos limites do mosteiro.
Em comparação com os grandes e importantes mosteiros da idade média na Baviera, Ettal teve uma origem relativamente recente. Deve sua fundação ao Duque da Baviera e imperador do Sacro-Império Romano-Germácico, Luís IV da Baviera. 
 A data da doação e fundação de Ettal foi 28 de Abril de 1330, e o presente do imperador para a sua fundação foi a estátua de mármore da Madonna de Ettal que se encontra no altar-mor da igreja.
A base económica da Abadia consiste naquilo que os monges produzem e ganham com a cervejaria, o fabrico de licor, hotel, livraria, editora de arte e outras empresas mais pequenas.