sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CZ-539250 & CZ-541130

Oficiais da Rep. Checa, um de Studenec bem no sul do país e o outro de Jablonec nad Nisou, bem lá no norte.

 Foto © F + F Touchmanovi
CZ-539250, enviado pela Janca.
Studenec é uma aldeia no distrito de Třebíč (por onde eu andei), na região de Vysočina. 
O postal mostra a aldeia e os seus arredores. 

© Atelier brí Pikousu
CZ-541130, enviado pelo Martin.
Jablonec nad Nisou é uma cidade no norte da Boémia, a segunda maior cidade da região de Liberec. 
No postal: Igreja da Santíssima Trindade em Msene; Igreja de Stª Ana; Igreja do Sagrado Coração de Jesus; Igreja Protestante Dr. Frasky; Antiga Câmara Municipal; Igreja da Santíssima Trindade em Rynovice; uma barragem; a Nova Câmara Municipal; uma torre de vigia; Hotel Petrin e Igreja da Exaltação da Santa Cruz. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ilha de Wight - Inglaterra

A Ilha de Wight é a maior ilha de Inglaterra e situa-se no Canal da Mancha, apenas a 2 horas de Londres através do Ferry Isle of Wight. O postal foi enviado pela Laerke que visitou a ilha há umas semanas. 

Printed and published by J. Salmon Ltd, Sevenoaks, Kent
Algumas imagens da ilha: Freshwater; a Casa Mottistone; a Casa Wolverton; o Moinho Bembridge; o Palácio Appuldurcombe e o Palácio Osborne. 

NL-2745125, NL-2743280 & NL-2749737

Oficiais da Holanda. 

 © Hannah Anthonysz-Nesselaar
NL-2745125, enviado pela Nadja.
De Hef é uma ponte ferroviária em aço que liga a ilha Noordereiland, no rio Maas, ao distrito Sul Feyenoord em Roterdão. A ponte foi construída em 1877 como uma ponte giratória para ligar o tráfego ferroviário do norte da Holanda com o do sul.   
Em 1918 um navio a vapor alemão embateu contra a ponte e destruí-a. A ponte original foi substituída e completa em 1927. Esta ponte foi a 1ª deste tipo na Europa Ocidental. 
A ponte é operada por duas torres de 60 metros de altura com enormes contrapesos de cimento para elevar o tabuleiro da ponte. Esta construção permite que grandes navios passem debaixo da ponte. 
Em 1993 abriu o túnel Willems que substitui a Ponte de Hef e outras pontes ferroviárias.  Hoje em dia os comboios atravessam o rio Maas debaixo de água e uma grande parte da cidade de Roterdão subterraneamente.
A ponte já não é utilizada mas ainda se podem ver os carris na ponte e pode ser visitada.

Art Unlimited.Com * Photo: © 2006 Gerry Hurkmans
NL-2743280, enviado pela Anoeska.
 Uma ponte algures na Holanda, não consegui descobrir onde.

NL-2749737, enviado pelo Hans.
Veere é uma cidade no sudoeste da Holanda, na ilha de Walcheren, na província de Zeeland. 
O edifício da Câmara Municipal foi construído em 1474 e tem um carrilhão com 48 sinos. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

NL-2737996 & DE-2817917

Raposinhas da Holanda e da Alemanha. 

Cardselect Publishers
NL-2737996, enviado pela Madcy. 
As raposas são animais mamíferos omnívoros pertencentes à família Canidae. São canídeos de porte médio, caracterizados por um focinho comprido e uma cauda longa e peluda. De cerca de 37 espécies reconhecidas como raposas, somente 12 pertencem ao gênero Vulpes das "raposas verdadeiras", do qual a raposa vermelha é a mais comum. 
Uma raposa selvagem pode viver até 10 anos, mas a maioria sobrevive por apenas 2 ou 3 anos devido à caça, atropelamentos e doenças.

 Author: Sonata Kuncaité
DE-2817917, enviado pela Verena.
As raposas são caçadoras oportunistas e apanham suas presas vivas. A técnica de caça mais comum, aprimorada desde a juventude, é pular sobre a presa para matá-la rapidamente. A dieta da raposa é ampla e variada e inclui, além de pequenos mamíferos (como roedores e coelhos), répteis, anfíbios, insetos, aves, peixes, ovos e frutas silvestres. O excesso de alimento é armazenado pela raposa para consumo posterior, geralmente enterrado no solo, sob folhas ou sob a neve. Por caçarem apenas o suficiente para alimentar um animal, as raposas são predadoras solitárias e não se reúnem em grupos. - in: wikipédia

DE-3494248 & DE-3644029

Mais postais da Alemanha e de diferentes partes do país. 

 Foto by Michael Pasdzior
DE-3494248, enviado pela Bettina.
O farol de Bunthäuser Spitze foi construído em 1914 e está inactivo desde 1977. 
O Bunthäuser Spitze é uma faixa estreita de terra que divide o Norderelbe e Süderelbe, afluentes  do rio Elba, no lado sudeste de Hamburgo. Actualmente a torre abriga o equipamento utilizado para monitorar a taxa de caudal do rio. O edifício foi restaurado em 1989 como parte da celebração do oitavo aniversário do porto de Hamburgo, e foi redesenhado e reparado em 2007.

© Werbeverlag R.
DE-3644029, enviado pela Heike.
Bad Endorf é uma localidade no distrito de Rosenheim, na Baviera.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Nuremberga - Alemanha

O mês passado a Ara foi passar 3 dias a Nuremberga. Acabei agora mesmo de ver umas imagens da cidade e de ver no mapa onde se situa. Para além da cidade ser super interessante e muito a meu gosto, lá perto há outros locais que eu gostaria de visitar. Assim de repente fiquei com vontade de voltar à Alemanha. 

© Schöning GmbH & Co. KG  * Foto: s. Gödecke
Weinstadel (depósito de vinho) é um edifício parcialmente em estilo enxaimel que se situa à beira do rio Pegnitz.
Foi construído entre 1446-1448 para acolher leprosos que durante a Páscoa estavam autorizados a passar 3 dias na cidade. Durante esses dias recebiam comida, roupa e cuidados médicos. 
Depois de 1571 o edifício passou a armazenar vinho, daí o seu nome. Mais tarde foi um moinho de algodão e abrigo para os pobres. 
Em 1950 passou a ser uma residência para estudantes. 

5º Encontro Internacional de Bielefeld

Foi entre os dias 23 e 26 de Outubro que decorreu o 5º Encontro Internacional do Postcrossing em Bielefeld. Tal como nos anos anteriores, foram muitos os postcrossers que lá estiveram, tantos que nem consigo contar as assinaturas nos postais. Entre esses postcrossers estiveram a Paula e a Grace que me enviaram estes postais. 

 © Schöning GmbH & Co. KG 
Não consigo identificar 2 das imagens deste postal mas a outras são a Antiga Praça do Mercado, o edifício da Antiga Câmara Municipal, a Igreja de Stª Maria, a estátua do tecelão de linho e o castelo Sparrenburg.

Foto: Andreas Lechtape
A Grace enviou um postal de Münster, uma cidade também no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
A Catedral de São Paulo foi construída no século XIII apresentando uma mistura dos estilos românico e neogótico. Foi completamente restaurada após a Segunda Guerra Mundial. 
Apresenta um relógio astronómico que data de 1540, decorado com os símbolos do zodíaco pintados à mão.  
Mais atrás está a Igreja de São Lamberto de 1375. 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Lago La Gruyère - Suiça

O mês passado queixei-me que andava a receber poucos postais, vai daí o Óscar enviou-me este, única e exclusivamente, para colmatar a ausência de postais na minha caixa de correio. A caixa de correio e eu, agradecemos a simpática surpresa. 

Edition G. Fleury
O Lago La Gruyère é o maior e um dos mais bonitos lagos artificiais da Suiça. O lago está localizado na região de La Gruyère do Cantão de Fribourg. Foi criado em 1948 com a construção da barragem de Rossens.  

Colmar - França

Em Setembro o Óscar foi passar um fim-de-semana a Colmar com a mulher e o filho. Até tenho alguma inveja porque gostava de lá ir. Ele diz que é uma vila bem gira e florida. Um dos monumentos visitados por eles foi a Igreja de S. Martinho. 

Éditions VALOIRE - ESTEL - BLOIS
Construída entre 1235 e 1365, a Igreja de S. Martinho é um importante exemplo da arquitectura gótica na Alsácia. 
Devido a um incêndio na torre sul em 1572, as vigas e os telhados foram destruídos. A torre foi substituída três anos mais tarde por uma estrutura em forma de lanterna, que dá à igreja a sua forma característica.
A igreja foi restaurada várias vezes. Durante o mais recente restauro, em 1982, foram descobertas as fundações de uma igreja do ano 1000 e vestígios de ampliações que vão desde o século XI ao XII. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aix-en-Provence - França

Não foi há muito tempo que a Luzia passou pela Europa, mais concretamente França, e me enviou este postal de Aix-en-Provence, uma cidade no sul do país, na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur.

Photo: Moirenc / Wallis
Eu pensava que Sainte-Victoire era o nome da igreja mas afinal é da montanha lá atrás. A igreja é a Igreja de S. João de Malta que deve o seu nome aos Cavaleiros de S. João de Malta.
A igreja foi construída no século XIII e foi a 1ª construção gótica na Provença. 

La Grande-Motte - França

Mais um postal enviado pelo Damien. Nunca tinha ouvido falar de La Grande-Motte mas parece que é uma estância balnear muito famosa na França. 
La Grande-Motte situa-se na região de Languedoc-Roussillon, no departamento de Hérault, no sul da França. 
Esta estância balnear e respectivo porto foram construídos nas décadas de 1960 e 1970.  A localidade é caracterizada pela arquitectura homogénea, com muito edifícios em forma de pirâmide.  

Nascida da imaginação do arquitecto e filósofo, Jean Balladur, La Grande Motte começou a tomar forma nos finais da década de 1960. A sua arquitectura faz lembrar as pirâmides pré-colombianas de Teotihuacan no Mexico e o equilíbrio entre Yin e Yang. Como desenhada como sendo uma cidade "global", como Brasília de Óscar Niemeyer ou Chandigarh do igualmente famoso Le Corbusier.
Depois de 30 anos de trabalho árduo e entusiasmo, Jean Balladur conseguiu convencer as autoridades a aceitar o seu plano para fazer de La Grande Motte uma cidade sustentável onde a arquitectura foi desenhada para as pessoas.

domingo, 16 de novembro de 2014

Limoges - França

É em Limoges que vive o Damien e foi de lá que enviou este postal com a estação local. De Limoges eu só conhecia a porcelana mas a cidade também é conhecida pelo esmalte e pelos barris de carvalho que são usados na produção de conhaque. 
Quem chega à cidade de comboio, vai encontrar uma das estações mais bonitas da Europa. A sua torre do relógio a cúpula brilham como um farol numa tempestade e o seu interior é decorado com estátua neo-clássicas e vitrais Arte Nova. 

Edicions René
Limoges-Bénédictins é chamada Bénédictins devido à presença de um mosteiro beneditino encerrado durante a Revolução Francesa. 
A companhia de caminho de ferro abriu a 1º linha ferroviária na cidade na década de 1850. A 1ª estação, em madeira, abriu em 1856 e em 1860 abriu a estação em pedra. 
Em 1918 a cidade e a companhia ferroviária assinaram um acordo para a construção de uma nova estação, cuja construção decorreu entre 1924-1929. 
A estrutura do edifício é de betão, coberto por calcário. A cúpula é uma estrutura metálica coberta com cobre. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

La Camargue - França

De vez em quando recebo postais do Damien e são sempre muito bonitos e interessantes. No caso deste postal temos uma das imagens mais conhecidas da região da Camarga, os seus cavalos.
A Camarga é uma região natural do sul da França. Com uma área total de cerca de 750 km2, a Camarga estende-se entre os dois braços principais do delta do rio Ródano (o "Petit-Rhône" e o "Grand-Rhône") e a costa mediterrânica.  
Este território, formado por areias e cascalho, encontra-se salpicado de lagoas. Actualmente, é terreno fértil, graças à construção de diques e equipamentos de rega. Há viticultura, cultivo de fruta e de arroz. A pecuária é abundante, com criação de cavalos e reses bravas, os famosos "touros da Camarga". - in: wikipédia

O cavalo da Camarga é uma raça antiga de cavalos, cuja origem permanece relativamente desconhecida, apesar de ser considerada umas das raças mais antigas do mundo.  
Durante séculos estes pequenos cavalos viveram em estado selvagem nos pântanos e zonas húmida do delta do Ródano, que cobre parte dos departamentos de Gard e Bouches-du-Rhône.  
São cavalos robustos, resistentes e ágeis.  
São a montada dos gardians, os comboys da Camarga que guardam as manadas de touros da Camarga, usados em touradas no sul da França. 

PL-948618

O ID deste postal é o polaco mas o postal é espanhol, mais concretamente do Parque Nacional de Timanfaya em Lanzarote, nas Canárias. 
Se algum dia for às Canárias vou de certeza visitar este parque, deve ser dos poucos lugares do mundo onde se podem ver tantos vulcões juntos. 

Tullio Gatti Photo Gallery
PL-948618, enviado pela Anna.
As Montanhas do Fogo ou Timanfaya fazem parte de uma ampla área afectada por erupções vulcânicas que atingiram Lanzarote entre 1730-1736, com subsequentes erupções em 1824. Este longo processo de erupções, um dos mais significativos e espectaculares na história do vulcanismo na Terra, mudou drasticamente a morfologia da ilha, deixando um quarto da mesma completamente enterrada sob uma camada espessa de lava e cinzas.  

Vall de Boí - Espanha

A Igreja de Sant Climent de Taüll é uma das 9 Igreja Românicas Catalãs do Vall de Boí, classificadas como Património Mundial da Humanidade desde 2000. Eu já tinha um postal com várias imagens deste local mas queria ter um com uma destas igrejas. Consegui-o através de uma tag à Malgosia, que na mesma tag me enviou mais 2 postais, incluindo um de um local UNESCO que me faltava. 

Ediciones Sicilia S. A. 
A Igreja de Sant Climent de Taüll é uma igreja católica espanhola localizada na cidade de Taüll, na província de Lérida. Foi construída entre os séculos XI e XII, e está situada a 1500 metros de altitude. Foi consagrada no dia 10 de Dezembro de 1123 pelo bispo de Roda.
É uma construção românica de planta basilical perfeita. Apresenta três naves que contrastam bastante com o telhado de madeira, separadas por arcos de meio ponto que descansam sobre pilares circulares sem capitéis.
O campanário é do estilo lombardo com seis pisos, torre quadrada e janelas geminadas. A igreja apresenta uma pintura que representa o Pantocrator. A pintura hoje presente na igreja é uma cópia do original guardado no Museu Nacional de Arte da Catalunha. - in: wikipédia

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Catedral de Almudena - Madrid

 Foi na Catedral de Almudena que os actuais Reis de Espanha, Filipe e Letizia, se casaram há 10 anos, mais concretamente a 22 de Maio de 2004. Este foi o 1º casamento real realizado nesta catedral. 
O 1º postal foi enviado pela Ara e o 2º pela Rita já há alguns anos. 

© Del O.K. Corral * Fotografia: Félix Jesus Corral
Quando a capital de Espanha foi transferida de Toledo para Madrid, o Rei Filipe II queria que a sua nova capital tivesse uma catedral. Os planos para a construção de uma catedral dedicada à Virgem de Almudena, começaram a ser discutidos no século XVI mas a construção iniciou-se apenas em 1879. 

Francisco de Cubas desenhou e dirigiu a construção em estilo neogótico. A construção parou por completo durante a Guerra Civil Espanhola e o projecto foi abandonado até 1950, quando Fernando Chueca adaptou os planos de Cubas a um exterior barroco. A construção só terminou em 1993, quando o Papa João Paulo II a consagrou. É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ronda - Espanha

Ronda está na minha lista de locais a visitar em Espanha. A Joaninha já se adiantou e foi lá o ano passado. O 1º postal foi enviado por ela e o 2º pela Ara, uma espanhola com quem comecei a trocar postais há umas semanas. 

© Ediciones A. M.
Ronda é uma cidade espanhola, capital do município com o mesmo nome, inserido na província de Málaga, comunidade autónoma da Andaluzia.
Ronda situa-se no alto do Cañón de Tajo, empoleirada e moldada pelo Rio Guadalevín. As duas vertentes do canyon encontram-se ligadas através de três pontes: a Ponte Romana, a Ponte Nova e a Ponte Velha. Situadas 120 metros acima da torrente, a Ponte Nova, a mais elevada, e a Ponte Velha foram construídos pelos Mouros. Estas três pontes oferecem umas vistas espectaculares sobre a cidade. A povoação encontra-se repleta de edifícios históricos e outras atracções, incluindo La Mina, uma torre fortificada com uma entrada secreta situada na sua base e uma extensa escada de caracol construída pelos Mouros para chegar ao rio, que acabou por ser o local através do qual se deu a queda da cidade, quando os Católicos descobriram a entrada e a usaram para romper o cerco da povoação em 1485. - in: http://costa-do-sol.costasur.com/pt/ronda.html

© Ediciones A. M. Studio Editores S. L.
Considerada uma das mais espectaculares de Espanha, a Ponte Nova é um dos símbolos da cidade. Foi construída entre 1759-1793. 
A ponte tem 98 metros de altura e é composta por 3 arcos, sendo que o central possui 90 metros, além de 2 arcos laterais “menores”. 
É possível visitar o interior da ponte. No arco central existe um espaço de 60 metros quadrados que teve diversas funções ao longo da sua história. Uma das mais conhecidas foi a de prisão para prisioneiros perigosos. Actualmente funciona nesse espaço o Centro de Interpretação da Ponte Nova, onde podemos descobrir os segredos da sua construção, história, etc.

Castelo de Sobroso - Espanha

A Vanesa é uma postcrosser espanhola muito activa na comunidade em português do forum do Postcrossing. Há dois meses enviou-me este postal do Castelo de Sobroso.
O Castelo de Sobroso localiza-se no concelho de Mondariz, comarca de O Condado, província de Pontevedra, na comunidade autónoma da Galiza.

Ediciones Arribas
Devido à sua posição estratégica, perto da fronteira com Portugal, o castelo, datado do século IX, era conhecido como a"chave para o Reino da Galiza". 
Hoje em dia alberga um museu cultural e etnográfico.