terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ruínas do Castelo da Ordem em Viljandi - Estónia

Também foi a Martiina que enviou este postal mas este chegou bem mais depressa que o postal do lago. 
O Castelo da Ordem foi em tempos uma poderosa fortaleza mas devido às guerras com a Suécia, Polónia e Rússia, agora apenas restam as suas ruínas. 

Foto: Anu Kivi
O início da construção do castelo data de 1224 e foi no século XVI que ganhou o seu tamanho e forma finais. 
No início do século XX o castelo e o parque à sua volta, foram transformados numa área de lazer para os habitantes de Viljandi. 

Lago Väikejärv - Estónia

Esperei tanto tempo por este postal que comecei a duvidar que o chegasse a receber. Mas chegou, quase dois meses depois de a Martiina o ter enviado, apareceu na minha caixa de correio. 

Foto by Malev Toom
Apesar deste lago ser bem famoso devido à sua forma em coração, não há muito para se dizer sobre ele. Se quiserem visitá-lo, encontra-se no condado de Viljandi. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FI-2199913 & FI-16617784

 Depois de uma semana a viajar por terras checas, voltei a casa carregada de postais e encontrei ainda mais uns quantos que chegaram na minha ausência. 
Estes dois da catedral de Helsínquia chegaram à bem mais tempo, o 1º há umas semanas e o 2º o ano passado. 

FI-2199913, enviado pela Anna.
Helsínquia é famosa pelos seus arquitectos mas foi um alemão que desenhou a Catedral Luterana.  
A construção desta catedral foi supervisionada por Engel desde 1830 até à sua morte em 1840. A partir de então foi Ernst Lohrmann que tomou conta do projecto. A construção terminou em 1852. 

Photographed and Published by Janne harala Tmi, Lahti
FI-16617784, enviado pela Arja.
A catedral foi construída em tributo a Nicolau I, Czar da Rússia e até á independência da Finlândia em 1917, chamava-se Igreja de S. Nicolau. Em 1959 tornou-se a catedral Evangélica Luterana.
É uma das atrações turísticas da cidade e recebe cerca de  350,000 visitantes todos os anos.

Noirmont Point - Jersey

Foi há poucas semanas que a Laerke me enviou este postal de Jersey, o meu 1º de lá e o 1º das Ilhas do Canal. 
As Ilhas do Canal são compostas por Jersey e Guernsey, ambas situadas no Canal da Mancha. As Ilhas do Canal são uma dependência da Coroa Britânica mas não fazem parte do Reino Unido!! Que confuso. 
O postal mostra o farol de Noirmont Point. 

Noirmont Point é o promontório mais a sul na Ilha de Jersey. 
Durante a Segunda Guerra Mundial Jersey foi ocupada pelo Nazis durante 5 anos e construíram neste local um bunker e uma bateria. 
O farol data de 1915 e continua activo. 

sábado, 13 de setembro de 2014

Oficiais da Alemanha

Com um único post despacho logo 5 postais da Alemanha, todos oficiais. Falando em oficiais, nos últimos meses os meus têm demorado imenso tempo a chegar ao destino, às vezes mais de um mês, mas nos últimos 2 dias foram registados alguns, incluindo uns que enviei a semana passada. Pode ser que as coisas estejam a voltar ao normal e para as coisas ficarem ainda mais normais, só falta o carteiro voltar a passar no meu bairro todos os dias, isto de receber postais e cartas apenas 2 ou 3 dias por semana, não me deixa muito satisfeita. 

DE-3371339, enviado pela Manuela.
Algumas imagens de Minique: Café Luitpold, Palácio Nymphenburg, Viktualienmarkt, Marienplatz, alguns músicas, a Igreja dos Teatinos e São Caetano e Brauereigespann. 

  © Schöning GmbH & Co. KG 
 
DE-3395329, enviado pelo Bernhard.
Uma vista de  Kirchdorf, uma aldeia na Ilha Poel no Mar Báltico. A ilha cobre uma área de 36.02 km² e tem 2873 habitantes. Imagens de satélite mostram que grande parte da ilha é utilizada sobretudo para agricultura. Com uma boa qualidade de ar, água limpa, boas praias e portos abrigados, a ilha é também uma popular área de recreio. 

  © Premium/FB-Rose
DE-3385458, enviado pela Karin.
Este é sem dúvida o meu postal preferido destes 5. 
Ramsau é uma aldeia nos Alpes Bávaros, localizada no distrito de Berchtesgadener Land, na Baviera, perta da fronteira com a Áustria. A Igreja de S. Sebastião aparece muitas vezes em postais e olhando para este, percebe-se porquê.  
A igreja foi construída em 1512 e foi aumentada em 1692 em estilo barroco. A torre e o resto da igreja estão cobertas por telhas de madeira. 

  Photo: Klaus Ender
DE-3372629, enviado pela Julia.
Este é o Palácio Ralswiek na Ilha Rugen. O palácio situa-se num local ocupado por famílias nobres desde a Idade Média. O actual palácio neo-renascentista data de 1891 e foi desenhado para se parecer com os palácios renascentistas franceses. 
A propriedade foi construída por Hugo Sholto Douglas. De descendência escocesa, Hugo fez fortuna através da exploração mineira na Alemanha.  
O palácio foi confiscado à família Douglas após a Segunda Guerra Mundial e foi transformado num lar para idosos e deficientes. 
Em 1999 começou a ser transformado num hotel e abriu as suas portas em 2002. 

 Heinz Lothar Stutte * Fotografie + Bildkunstverlag
DE-3371334, enviado pelo André.
Termino com o postal que menos gostei destes 5, um postal já velhote das Schrammsteine, um grupo de rochas nas Montanhas de Arenito do Elba, localizadas a leste de Bad Schandau, na Suiça Saxã, no leste da Alemanha. 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Vignale Monferrato - Itália

Há que tempos não recebia um postal de um local UNESCO novo, já tinha saudades. Ontem chegou finalmente um, o 50º local classificado da Itália, Paisagem Vinícola de Piemonte: Langhe-Roero e Monferrato, onde se incluem 5 áreas distintas de produção de vinho, Langa de Barolo, Colinas de Barbaresco, Nizza Monferrato e Barbera, Canelli e Asti Spumante, Monferrato de Inferot e ainda o Castelo Grinzane Cavour, um nome emblemático tanto no desenvolvimento de vinhas como na história italiana. Vignale Monferrato situa-se em Monferrato de Inferot. 
O postal foi enviado pela Marina. 

A Paisagem Vinícola do Piemonte está localizada na parte sul do Piemonte, entre o rio Po e os Apeninos da Ligúria e abrange toda a gama de processos técnicos e económicos relativos à viticultura e vinificação que caracterizou a região por séculos. 
Pólen de videira foi encontrado na área por volta do século V a.C., quando o Piemonte era um lugar de contacto e trocas comerciais entre os etruscos e celtas; palavras etruscas e celtas, em especial aquelas relacionadas com  o vinho, encontram-se ainda no dialecto local. Durante o Império Romano, Plínio, o Velho menciona a região de Piemonte como sendo uma das mais favorável para o cultivo de videiras na Itália antiga. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Praça de S. Pedro - Vaticano

Este é o meu 2º postal escrito e enviado desde o Vaticano. Há 4 anos enviei de lá um postal para mim e há uns dias foi o Eduardo que me enviou este postal de lá. Era mais ou menos esta vista que eu queria ter visto se tivesse subido à cúpula da basílica, mas tal não aconteceu, porque quando saí da basílica já não se podia ir à cúpula.  

209 © Copyright by Plurigraf - Narni (Tr) Italy
A Praça de São Pedro situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto no centro. - in: wikipédia

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Velhote suiço

Este postalinho suiço chegou a semana passada. É um contributo do Óscar para a minha colecção de velhotes. Merci. 

Photo Edition Darbelley S. A.
Parece que este senhor andou a caça e é bem possível que o tenha feito porque Valais, de onde é o postal, é o cantão suiço com mais reservas de caça no país, são 10 reservas no total. 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

FR-416783

Mais um postal de França. este um oficial de Paris, cuja foto foi tirada pela Anna, a moça que enviou o postal.

Apesar da sua estrutura colossal, a Torre Eiffel foi construída apenas para a Exibição Universal de 1889 e previa-se sua demolição após a Exibição. Seu uso para estudos meteorológicos e o bom senso dos parisienses evitaram que tal ocorresse.

Foto by Anna
FR-416783, enviado pela Anna.
A Torre tem 300 metros de altura. Somando-se a extensão da antena, a altura total da Torre é de 320,75 metros. O seu peso total é de sete mil toneladas, incluindo 40 toneladas de tinta. Possui 15 mil peças de aço e 1652 degraus até o topo. Felizmente, um sistema de elevadores também foi instalado.
A Torre possui três plataformas. Do topo, o ponto mais alto de Paris, tem-se uma vista panorâmica da cidade. - in: http://www.franca-turismo.com/eiffel.htm

Castelo de Joux - França

O mês passado o João partiu em viagem pela Europa mas infelizmente a viagem foi bruscamente interrompida e seguiram-se umas semanas de muita angústia e preocupação. Felizmente parece que as nuvens cinzentas estão a desaparecer e as coisas estão a melhorar. Força João e que tudo fique realmente bem. 
Antes de a viagem ter sido interrompida, o João enviou-me este postal do Castelo de Joux, na França. 

Editions Cellard
O bonito castelo de Joux situa-se em La Cluse-et-Mijoux, no departamento de Doubs, nas montanhas do Jura.
A sua história começa no século XI, passou por várias remodelações, serviu como prisão e tenho um papel importante na defesa da região até à Primeira Guerra Mundial.
Actualmente alberga um museu de armas, que exibe mais de 600 armas raras desde o século XVIII até princípos do século XX.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Taizé - França

 A Cristina foi mais uma vez até Taizé. Já perdi a conta ao número de vezes que ela lá foi. Aqui estão apenas 3 dos postais que ela já me enviou de lá. O 1º chegou há dias e os outros dois chegaram em 2013 e 2010. 

 Photo: S. Leutenegger - 1077 © Ateliers et Presses de Taizé
Taizé é uma pequena aldeia, com menos de 200 habitantes, na região administrativa da Borgonha, no departamento Saône-et-Loire.
Em Taizé fica situada a Comunidade ecuménica de Taizé, fundada em 1940.

Photo Taizé - 1092 © Ateliers et Presses de Taizé
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão.

É provável que no início a comunidade realizasse as suas orações na igreja românica da aldeia, a Igreja de Stª Maria Madalena, mas à medida que a comunidade foi crescendo, tornou-se necessária a construção de uma igreja maior. Actualmente, a comunidade está apenas a poucos passos desta igreja.
Felizmente a aldeia não abandonou a igreja, antes pelo contrário, restaurou-a. Trata-se de um igreja românica típica da Borgonha. Os seus traços e arquitectura são simples.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Soubise - França

Ainda tenho mais alguns postais do Paulo para mostrar. Estes são de Soubise na França. 

 Não consegui descobrir muito sobre esta localidade que se situa na região administrativa de Poitou-Charentes, no departamento de Charente-Maritime. 

A igreja local teve uma construção original românica no século XIII mas foi depois reconstruída no século XVIII em estilo gótico. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sant Julià de Lòria - Andorra

Todos os anos tento visitar um país novo (este ano já visitei um e dentro de dias vou visitar mais dois) e o ano passado acrescentei Andorra à minha lista. Comprei bastantes postais em Andorra mas estes três foram oferecidos pelos Paulo. Nas imagens temos Sant Julià de Lòria,  Aixàs e Cortal de Montllobal. 

 Sant Julià de Lòria está localizado no vértice setentrional do imperfeito triângulo andorrano. A paróquia de Sant Julià de Lòria alberga os terrenos com menor altitude de todo o Principado de Andorra. 

De facto, a sua quota média não ultrapassa os 1.000 metros de altitude, razão pela qual Sant Julià disfruta de um ambiente mais temperado, com invernos menos duros, comparativamente às restantes paróquias do Principado.

Sant Julià de Lòria tem comunicação com Espanha, já que La Seu se encontra a apenas oito quilómetros da passagem alfandegária andorrana. Sant Julià combina na perfeição natureza e descanso graças à sua ampla oferta desportiva, lúdica e cultural.
Sant Julià de Lòria é uma cidade com um ambiente moderno, que guarda poucos vestígios do seu passado. - in: http://www.turismoemandorra.com/sant-julia-de-loria

Baiona - Espanha

Começo este mês e esta semana com um postal de Espanha enviado pelo Zé. O postal mostra o castelo de Monterreal em Baiona, Galiza. Actualmente é um Parador Nacional de Turismo mas há uns séculos atrás foi residência do Rei Fernando I de Portugal. 

Erguido à beira mar, num entorno de grande beleza paisagística, incorpora elementos construtivos dos séculos XII ao XVI. O Monte Real foi o ponto estratégico onde se articulou, na Baixa Idade Média, a defesa do território das Rias Baixas. 
Tem uma grande importância, porque foi para aqui que Martin Alonso Pinzón (acompanhou Cristóvão Colombo na sua primeira viagem ao Novo Mundo, como capitão de La Pinta) regressou em Março de 1493, depois da sua viagem à América, convertendo esta vila no 1º lugar da Europa a tomar conhecimento do descobrimento do Novo Mundo.