sábado, 30 de março de 2013

GB-393983

Devem haver milhares de igrejas/catedrais em Inglaterra e por todo o Reino Unido, mas são poucos os postais que tenho de lá com este tipo de construções. Gostei muito de receber este oficial da Catedral de Salisbury.

GB-393983, enviado pela Serena.
A Catedral de Salisbury é uma catedral anglicana e é considerada um dos principais exemplos da arquitectura gótica inglesa. O corpo principal do edifício ficou completo em apenas 32 anos, entre 1220 a 1258.
Esta catedral possui a torre mais alta e o maior claustro do Reino Unido (123m). Também possui o mais antigo relógio do mundo ainda em funcionamento (1386) e o mais bem preservado exemplar da Magna Carta (um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto). 

SE-46785

Este oficial foi enviado da Suécia mas o postal é da Dinamarca. Mostra um dos salões do Palácio de Frederiksborg em Hillerød, Condado de Frederiksborg, na Dinamarca.

SE-46785, enviado pela Miki.
Maior palácio da Escandinávia, foi construído sobre três ilhotas do Slotssø ("lago do castelo") por Cristiano IV da Dinamarca, entre 1560 e 1630, para ser uma residência real. O seu projecto é de autoria do arquitecto Hans Van Steenwinckel, o Velho, considerado como o maior expoente do Renascimento dinamarquês.
O seu nome é em homenagem ao rei Frederico II da Dinamarca, e este edifício simboliza o poderio da monarquia absoluta dinamarquesa. Era habitado, de facto, pela Família Real, consagrado aos monarcas quando os domínios da Dinamarca se estendiam até à Noruega.
O palácio foi destruído, em 1839, por um violento incêndio, vindo a ser reconstruído posteriormente. Actualmente abriga o Museu de História Nacional da Dinamarca. - in: wikipedia

quinta-feira, 28 de março de 2013

NL-1713194

Um belo oficial da Holanda, que eu já tinha mas felizmente estava em branco.

Chroma Publishing Zone © Sietske de Fries
NL-1713194, enviado pela Marian.
Um passeio pelos canais de Amesterdão deve ser com certeza uma bela maneira de conhecer e ter outras perspectivas da cidade. Hei-de fazer um quando lá for.
Este é o Prinsengracht, o maior dos canais de Amesterdão.

BE-192205

Apesar de ter comprado imensos postais na Bélgica, julgo que não comprei nenhum com o Manneken Pis, mas claro, como qualquer bom turista, fui ver a estátua e tirei fotos com ela.

BE-192205, enviado pela Lara.
Manneken Pis (garoto a urinar) é um monumento de Bruxelas, situado na esquina entre a Rue de L'Etuve e a Rue du Chêne. Trata-se de uma pequena estátua de um rapaz com apenas 30 cm de altura a urinar para um pequeno tanque.
A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflecte a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.
No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje.Nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 800 e no Museu da Cidade de Bruxelas estão em exposição 100 desses fatos.
Em 28 de Abril de 2007, por iniciativa da comunidade portuguesa na Bélgica, foi vestido com o traje tipico do Minho. Este ano, também no dia 28 de Abril, o Manneken Pis volta a homenagear Portugal vestindo-se a rigor para comemorar o 25 de Abril.

Castelo Ehrenfels - Alemanha

Em Janeiro a Raquel foi até à Alemanha visitar alguns castelos do Vale do Reno. Este não se pode visitar mas só a paisagem já vale bem a visita.

© Schoning GmbH & Co. KG
O castelo Ehrenfels terá sido construído por volta de 1000 e em 1220 o arcebispo de Mainz transformou o castelo privado num poderoso castelo que serviu para aplicar direitos de trânsito muito lucrativos.
Devido à sua localização estratégica foram aqui travadas duras batalhas durante a Guerra dos 30 Anos e em 1689 foi incendiado, caindo depois em ruína após o posto aduaneiro ter passado para Bingen.
Foi só em 1990 que começaram os trabalhos de renovação salvando o castelo da ruína completa.

terça-feira, 26 de março de 2013

Oficiais da Alemanha

Estes são alguns oficiais da Alemanha que recebi nos últimos 4 meses. Digo alguns dos recebi porque recebi mais postais oficiais da Alemanha mas os postais são de outros países. 

Gerh, Kaifer.
DE-1817418, enviado pela Rebecca.
Este monumento é o Hermannsdenkmal que se situa na região de Ostwestfalen-Lippe, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
O momumento homenageia Armínio (16 a.C. — 21 d.C.), um chefe germano da tribo dos Queruscos e a vitória na Batalha da Floresta de Teutoburgo que dizimou três legiões romanas comandadas por Públio Quintílio Varo.  
A estátua de 56 metros de altura foi construída 1838 e 1875.

Hanseatischer Verlag - Lubeck
DE-1837494, enviado pela Irena.
Esta é uma das 20 pontes que existem no Speicherstadt em Hamburgo.

 Photo by G. Schneider
A Porta de Brandemburgo é um dos monumentos mais importantes da Alemanha e mais simbólicos da história do século XX. Além de ser uma obra prima da arquitectura alemã, ela é símbolo da separação das duas Alemanhas e, após a queda do muro de Berlim, assumiu a posição de marco oficial da reunificação alemã.
No século XVII, a cidade de Berlim já procurava fechar-se como maneira de se proteger. Mas, foi somente na segunda metade do século XVIII, no ano de 1788, que o rei Frederico Guilherme II, da Prússia, ordenou a reestrutução da cidade e a construção completa do portal. Naquela época, as vias expressas por debaixo do portal davam acesso directo do palácio aos jardins reais. Sendo que as pessoas que não eram da nobreza não podiam utilizar as passagens internas, restritos às duas pistas externas abaixo do portal.
Um de seus principais ornamentos, a quadriga (carro puxado por quatro cavalos), foi alvo durante as duas invasões que Berlim sofreu. A primeira na época de Napoleão, que retirou o objecto e levou para Paris. E, durante a Segunda Guerra, pelos nazistas, que viraram a estátua para o lado oriental da cidade. - in:
http://www.mundi.com.br/Ponto-Turistico-Portao-de-Brandemburgo-Berlim-289652.html

 © Schoning GmbH & Co. KG
DE-1921406, enviado pela Maria.
Este é o meu 2º postal de Nuremberga e o meu 1º ou 2º de um Mercado de Natal.
O Christkindlesmarkt acontece anualmente em Nuremberga durante o Advento. Realiza-se na praça central da cidade e noutras praças e ruas próximas do centro histórico. 
Com cerca de 2 milhões de visitantes todos os anos, o Nürnberger Christkindlesmarkt é um dos maiores mercados de Natal da Alemanha e um dos mais famosos do mundo.
O mercado começa na sexta feira que precede o domingo de Advento e termina no dia 24 de Dezembro.

Photo: Bavaria Luftbild Verlags GmbH
 DE-2002357, enviado pela(o) Uwe.
Mais um postal de Speyer onde se destaca a catedral.

segunda-feira, 25 de março de 2013

AT-133970

Estes 2 postais chegaram enquanto estive de férias. O 1º foi enviado pela Manuela e o 2º é um oficial. Não costumo misturar os oficiais com os outros postais mas neste caso como são os dois da mesma cidade, acho que faz sentido.

 © Verlag F. Hruby
Graz é uma cidade da Áustria, capital do estado da Estíria. É a segunda maior cidade do país. É a cidade natal de Arnold Schwarzenegger.
 Área antiga de Graz tem uma longa tradição como cidade universitária e as suas seis universidades têm, em conjunto, mais de 44 000 alunos.

© Verlag F. Hruby
AT-133970, enviado pela Anita.
A cidade antiga de Graz é um dos centros cívicos bem preservados da Europa Central. Em 1999, esse centro histórico foi adicionado à lista de Patrimônios Culturais da Humanidade pela UNESCO. - in: wikipedia

AT-133521

Não costumo receber muitos postais da Áustria mas no espaço de em 3 ou 4 semanas, recebi 2 oficiais e outros 2 postais de uma troca privada. E estão para chegar mais, só falta tratar dos pormenores da troca.

Landschaften fur Leidenschaften
AT-133521, enviado pela Tina.
Este é o meu 1º postal de um parque nacional austríaco. O Parque Nacional Kalkalpen situa-se no estado da Alta Áustria.
Este parque é a maior região de floresta da Europa Central.

domingo, 24 de março de 2013

Secessão de Viena - Áustria

A Secessão Vienense (1897-1920), foi um movimento liderado por Gustav Klimt e desejava romper com o tradicional. Foi uma iniciativa de protesto de artistas da época contra as normas tradicionais, artísticas e étnicas, da sociedade atávica e transitória da época. Era uma tentativa de se encontrar uma identidade de grupo para o país.
Em 1897, um grupo de jovens artistas uniu-se contra a tradicional associação conservadora Künstlerhaus. A Secessão de Viena divide-se em 2 partes: antes e pós-1900, onde antes tinhamos um forte caráter Art Nouveau e como artista Gustav Klimt, e depois temos com Koloman Moser uma arte mais simétrica, formas geometrizadas e fontes (tipos) mais simples. - in: wikipédia

Kollektion Wien, Copyright Carl Anders Nilsson
Neste postal enviado pela Manuela está o Pavilhão da Secessão, construído entre 1897-1898 por Joseph Maria Olbrich.
Trata-se de um dos mais importantes edifícios construínos no estilo secessão vienesa.

sábado, 23 de março de 2013

DE-1853905

Dos postais da Suiça para um da Itália mas enviado da Alemanha.

Muura Luigi NEW COLLECTION
DE-1853905, enviado pela Pia.
Como disse, este é um postal italiano, de Lecce mas foi enviado da Alemanha pela Pia que passou as férias de verão nesta cidade.
Lecce é uma cidade italiana da região da Puglia, província de Lecce, e é a principal cidade da península salentina.
Fundada há mais de 2000 anos pelos Messápios, foi ao longo dos anos parte do Império Romano, do Bizantino, do Normando e do Espanhol. É conhecida como a Florença do Sul devido à riqueza do Barroco em todo o centro histórico.
E pelo centro histórico podemos encontrar algumas destas igrejas, apenas algumas das 52 que a Pia diz que existem na cidade.

Portugal x Suiça RR - Grupo 19

Mais postais suiços mas estes são de um RR.  Estão aqui 2 mas deviam ser 3, o 3º nunca chegou e quem o enviou ou supostamente enviou, nunca acusou a recepção do que lhe enviei e dos outros 2 que lhe foram enviados. Curiosamente, essa pessoa foi a mesma que me enviou o oficial suiço de há 3 posts atrás.
Esse 3º  nunca chegou mas chegaram estes 2 enviados pela Caroline e pela Grace.

 Eu pensava que a minha Guarda era única mas há 2 anos a Caroline descobriu uma Guarda na Suiça e ofereceu-me um postal de lá. Agora, para reforçar a ideia, enviou-me este também de lá.
Esta Guarda é uma aldeia suiça que se situa no Cantão Grisões e tem cerca de 167 habitantes.
Em 1975 a Sociedade Suiça do Património atribuiu-lhe o Prémio Wakker Prize pela preservação do seu património arquitectónico. O prémio destaca o facto de esta ser uma das mais bem preservadas e mais características aldeias da região.


Müstair é outra aldeia no Cantão de Grisões. A principal atração da aldeia é o Convento Benedictino de S. João, que é Património Mundial da Humanidade. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Castelos da Suiça

As férias acabaram, foram fantásticas e tal como previ, o descanso não foi muito. Foram 10 dias com muitas viagens, visitas a lugares maravilhosos, muita animação, fotos e claro, muitos postais. E para além dos muitos postais que comprei, cá em casa também tinha muitos postais à minha espera. Entre eles, um 2º castelo suiço enviados pelo Óscar, que já me tinha enviado em Janeiro um postal com o Castelo de Sargans, agora enviou o de Vufflens.

© photoglob.com - Photo by Roland Gerth
Não visitei este castelo quando fui à Suiça mas vi-o ao longe no regresso do Liechtenstein para a Suiça, justamente para a estação de Sargans.
Este castelos tem 200 anos de história. No final do século XIX, o município de Sargans comprou o castelo e restaurou-o.  
Hoje em dia o castelo alberga um museu, um restaurante e uma cave.

© photoglob.com - Photo by Roland Gerth
 
O castelo de Vufflens situa-se a 3 kms de Morges, no cantão de Vaud.  
Data do século XV e é o exemplo mais notável de um pequeno grupo de castelos no cantão, da Idade Média, cuja característica principal é terem sido construídos em tijolo.
Este castelo é propriedade privada e não está aberto a visitas.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Crans-Montana - Suiça

E é com mais um postal da Suiça que encerro este blog para um merecido descanso da sua proprietária. Se bem que eu ache que o descanso não vai ser muito :) Seja como for, até daqui a 10 dias.

© Photo Edition Darbellay
Este sim, é um postal devidamente identificado. Foi enviado pelo Oscar, que está há uns mesitos na Suiça.
Nunca tinha ouvido falar de Crans-Montana, mas se fizesse ski com certeza que já teria ouvido falar. Esta estância de ski situa-se no sudoeste da Suiça, no cantão de Valais,  bem no coração dos Alpes. Possui um total de 140 km's de pistas de ski.

domingo, 3 de março de 2013

CH-136225

Um oficial, sem muito para dizer, da Suiça.

Foto: Annemarie Oerer © fotoeigenArt.ch
CH-136225, enviado pela Sabrina.
E este é um postal sem muito para dizer porque mostra um local não identificado. O postal é bonito mas realmente preferia que fosse de um local que pudesse identificar.

Postais franceses da Manuela

Continuam a chegar os postais enviados pela Manuela. Aqui fica uma amostra da França.

Photos by Henri Marcou
Lisle é uma pequena aldeia no sudoeste da França, localizada no departamento de Dordogne, região da Aquitânia.

Photo Edition "FRANCE REGARD"
Arnac-Pompadour situa-se no departamento de Corrèze, no centro da França.
A cidade é famosa pelo seu castelo e por ser a sede da Coudelaria Nacional, principal centro de produção dos cavalos Anglo-Árabes.
 
Editions RENE
Charente é um departamento no sudoeste da França, na região de Poitou-Charentes.
O postal mostra a igreja subterrânea em Aubeterre-sur-Dronne; os castelo em La Rochefoucauld; vinhas e o castelo de Villebois-Lavalette.
 
Photos © Yann Tierny
Artois é uma antiga província no interior do departamento de Pas-de-Calais. O postal mostra algumas das suas principais cidades - Lens e o estádio Bollaert; a Câmara Municipal de Bruay-La-Buissiere; o campanário de Béthune; as pistas de ski em Noeux-Les-Mines e a Praça dos Heróis em Arras.

sábado, 2 de março de 2013

Forte Libéria - França

Continuo com postais Unesco. Este forte é uma das construções atribuídas a Vauban e que desde 2008 estão classificadas pela Unesco como Património Mundial da Humanidade. Este é o 3º postal que tenho deste local e foi enviado pela Fabienne.

© Objectif Sud - Messages du Sud * Foto: C. Levillain
Este forte situa-se em Villefranche-de-Conflent, no departamento dos Piréneus Orientais. Foi construído por Vauban em 1681, depois da divisão da Catalunha entre os reinos de França e o de Espanha, pelo Tratado dos Pirinéus.  
O forte comunica com a aldeia através de uma escadaria subterrânea com 734 degraus.
Foi neste forte que estiveram presos os envenenadores de Luís XIV.

Sant Feliu de Guíxols - Espanha

Este é mais um postal conseguido através de uma troca no site oficial. Hoje tenho de responder a mais uma mensagem para mais uma troca.  

Foto: Paco Dalmau
San Feliu de Guíxols é uma localidade na província de Girona, Catalunha.
O postal foi enviado pela Sandra.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Alcalá de Henares - Espanha

Já tenhos todos os locais Unesco de Espanha há algum tempo, mas deste local, Alcalá de Henares, queria ter outro postal e esse outro postal é este, enviado pela Fabienne há algumas semanas.
A Universidade e o Conjunto Historico de Alcalá de Henares, fazem parte da lista da Unesco desde 1998.

Esta é a fachada do Colégio Maior de San Ildefonso,de autoria de Rodrigo Gil de Hontañón, actual reitoria da Universidade de Alcalá.
A Universidade de Alcalá foi fundada em 1499 pelo cardeal Cisneros durante os séculos XVI e XVII. Foi a 1ª cidade universitária planificada do mundo. Foi exemplo da Civitas Dei (Cidade de Deus), comunidade urbana ideal que os missonários espanhóis levaram para a América, e serviu de modelo a toda uma série de universidades na Europa e outras partes do mundo.

Catedral de Burgos - Espanha

A Catedral de Burgos é uma catedral dedicada à Virgem Maria. Sua construção começou em 1221 e terminou apenas em 1567. Segue os padrões góticos franceses, mas também segue a tradição germânica. Foi classificada como Património Mundial da Humanidade em 1984.
Neste postal enviado pela Manuela, pode ver-se um detalhe da Porta Sacramental.

 © edilesa, 2005 - Photo by Archivo Edilesa / Norberto
A Porta Sacramental foi construída entre 1230-1240. Trata-se de um dos melhores exemplos do classicismo gótico do século XIII, em Espanha, ao nível da escultura.