sábado, 30 de março de 2013

GB-393983

Devem haver milhares de igrejas/catedrais em Inglaterra e por todo o Reino Unido, mas são poucos os postais que tenho de lá com este tipo de construções. Gostei muito de receber este oficial da Catedral de Salisbury.

GB-393983, enviado pela Serena.
A Catedral de Salisbury é uma catedral anglicana e é considerada um dos principais exemplos da arquitectura gótica inglesa. O corpo principal do edifício ficou completo em apenas 32 anos, entre 1220 a 1258.
Esta catedral possui a torre mais alta e o maior claustro do Reino Unido (123m). Também possui o mais antigo relógio do mundo ainda em funcionamento (1386) e o mais bem preservado exemplar da Magna Carta (um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto). 

SE-46785

Este oficial foi enviado da Suécia mas o postal é da Dinamarca. Mostra um dos salões do Palácio de Frederiksborg em Hillerød, Condado de Frederiksborg, na Dinamarca.

SE-46785, enviado pela Miki.
Maior palácio da Escandinávia, foi construído sobre três ilhotas do Slotssø ("lago do castelo") por Cristiano IV da Dinamarca, entre 1560 e 1630, para ser uma residência real. O seu projecto é de autoria do arquitecto Hans Van Steenwinckel, o Velho, considerado como o maior expoente do Renascimento dinamarquês.
O seu nome é em homenagem ao rei Frederico II da Dinamarca, e este edifício simboliza o poderio da monarquia absoluta dinamarquesa. Era habitado, de facto, pela Família Real, consagrado aos monarcas quando os domínios da Dinamarca se estendiam até à Noruega.
O palácio foi destruído, em 1839, por um violento incêndio, vindo a ser reconstruído posteriormente. Actualmente abriga o Museu de História Nacional da Dinamarca. - in: wikipedia

quinta-feira, 28 de março de 2013

NL-1713194

Um belo oficial da Holanda, que eu já tinha mas felizmente estava em branco.

Chroma Publishing Zone © Sietske de Fries
NL-1713194, enviado pela Marian.
Um passeio pelos canais de Amesterdão deve ser com certeza uma bela maneira de conhecer e ter outras perspectivas da cidade. Hei-de fazer um quando lá for.
Este é o Prinsengracht, o maior dos canais de Amesterdão.

BE-192205

Apesar de ter comprado imensos postais na Bélgica, julgo que não comprei nenhum com o Manneken Pis, mas claro, como qualquer bom turista, fui ver a estátua e tirei fotos com ela.

BE-192205, enviado pela Lara.
Manneken Pis (garoto a urinar) é um monumento de Bruxelas, situado na esquina entre a Rue de L'Etuve e a Rue du Chêne. Trata-se de uma pequena estátua de um rapaz com apenas 30 cm de altura a urinar para um pequeno tanque.
A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflecte a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.
No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje.Nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 800 e no Museu da Cidade de Bruxelas estão em exposição 100 desses fatos.
Em 28 de Abril de 2007, por iniciativa da comunidade portuguesa na Bélgica, foi vestido com o traje tipico do Minho. Este ano, também no dia 28 de Abril, o Manneken Pis volta a homenagear Portugal vestindo-se a rigor para comemorar o 25 de Abril.

Castelo Ehrenfels - Alemanha

Em Janeiro a Raquel foi até à Alemanha visitar alguns castelos do Vale do Reno. Este não se pode visitar mas só a paisagem já vale bem a visita.

© Schoning GmbH & Co. KG
O castelo Ehrenfels terá sido construído por volta de 1000 e em 1220 o arcebispo de Mainz transformou o castelo privado num poderoso castelo que serviu para aplicar direitos de trânsito muito lucrativos.
Devido à sua localização estratégica foram aqui travadas duras batalhas durante a Guerra dos 30 Anos e em 1689 foi incendiado, caindo depois em ruína após o posto aduaneiro ter passado para Bingen.
Foi só em 1990 que começaram os trabalhos de renovação salvando o castelo da ruína completa.

terça-feira, 26 de março de 2013

Oficiais da Alemanha

Estes são alguns oficiais da Alemanha que recebi nos últimos 4 meses. Digo alguns dos recebi porque recebi mais postais oficiais da Alemanha mas os postais são de outros países. 

Gerh, Kaifer.
DE-1817418, enviado pela Rebecca.
Este monumento é o Hermannsdenkmal que se situa na região de Ostwestfalen-Lippe, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
O momumento homenageia Armínio (16 a.C. — 21 d.C.), um chefe germano da tribo dos Queruscos e a vitória na Batalha da Floresta de Teutoburgo que dizimou três legiões romanas comandadas por Públio Quintílio Varo.  
A estátua de 56 metros de altura foi construída 1838 e 1875.

Hanseatischer Verlag - Lubeck
DE-1837494, enviado pela Irena.
Esta é uma das 20 pontes que existem no Speicherstadt em Hamburgo.

 © Schoning GmbH & Co. KG
DE-1921406, enviado pela Maria.
Este é o meu 2º postal de Nuremberga e o meu 1º ou 2º de um Mercado de Natal.
O Christkindlesmarkt acontece anualmente em Nuremberga durante o Advento. Realiza-se na praça central da cidade e noutras praças e ruas próximas do centro histórico. 
Com cerca de 2 milhões de visitantes todos os anos, o Nürnberger Christkindlesmarkt é um dos maiores mercados de Natal da Alemanha e um dos mais famosos do mundo.
O mercado começa na sexta feira que precede o domingo de Advento e termina no dia 24 de Dezembro.

Photo: Bavaria Luftbild Verlags GmbH
 DE-2002357, enviado pela(o) Uwe.
Mais um postal de Speyer onde se destaca a catedral.

segunda-feira, 25 de março de 2013

AT-133970

Estes 2 postais chegaram enquanto estive de férias. O 1º foi enviado pela Manuela e o 2º é um oficial. Não costumo misturar os oficiais com os outros postais mas neste caso como são os dois da mesma cidade, acho que faz sentido.

 © Verlag F. Hruby
Graz é uma cidade da Áustria, capital do estado da Estíria. É a segunda maior cidade do país. É a cidade natal de Arnold Schwarzenegger.
 Área antiga de Graz tem uma longa tradição como cidade universitária e as suas seis universidades têm, em conjunto, mais de 44 000 alunos.

© Verlag F. Hruby
AT-133970, enviado pela Anita.
A cidade antiga de Graz é um dos centros cívicos bem preservados da Europa Central. Em 1999, esse centro histórico foi adicionado à lista de Patrimônios Culturais da Humanidade pela UNESCO. - in: wikipedia

AT-133521

Não costumo receber muitos postais da Áustria mas no espaço de em 3 ou 4 semanas, recebi 2 oficiais e outros 2 postais de uma troca privada. E estão para chegar mais, só falta tratar dos pormenores da troca.

Landschaften fur Leidenschaften
AT-133521, enviado pela Tina.
Este é o meu 1º postal de um parque nacional austríaco. O Parque Nacional Kalkalpen situa-se no estado da Alta Áustria.
Este parque é a maior região de floresta da Europa Central.

domingo, 24 de março de 2013

Secessão de Viena - Áustria

A Secessão Vienense (1897-1920), foi um movimento liderado por Gustav Klimt e desejava romper com o tradicional. Foi uma iniciativa de protesto de artistas da época contra as normas tradicionais, artísticas e étnicas, da sociedade atávica e transitória da época. Era uma tentativa de se encontrar uma identidade de grupo para o país.
Em 1897, um grupo de jovens artistas uniu-se contra a tradicional associação conservadora Künstlerhaus. A Secessão de Viena divide-se em 2 partes: antes e pós-1900, onde antes tinhamos um forte caráter Art Nouveau e como artista Gustav Klimt, e depois temos com Koloman Moser uma arte mais simétrica, formas geometrizadas e fontes (tipos) mais simples. - in: wikipédia

Kollektion Wien, Copyright Carl Anders Nilsson
Neste postal enviado pela Manuela está o Pavilhão da Secessão, construído entre 1897-1898 por Joseph Maria Olbrich.
Trata-se de um dos mais importantes edifícios construínos no estilo secessão vienesa.

sábado, 23 de março de 2013

DE-1853905

Dos postais da Suiça para um da Itália mas enviado da Alemanha.

Muura Luigi NEW COLLECTION
DE-1853905, enviado pela Pia.
Como disse, este é um postal italiano, de Lecce mas foi enviado da Alemanha pela Pia que passou as férias de verão nesta cidade.
Lecce é uma cidade italiana da região da Puglia, província de Lecce, e é a principal cidade da península salentina.
Fundada há mais de 2000 anos pelos Messápios, foi ao longo dos anos parte do Império Romano, do Bizantino, do Normando e do Espanhol. É conhecida como a Florença do Sul devido à riqueza do Barroco em todo o centro histórico.
E pelo centro histórico podemos encontrar algumas destas igrejas, apenas algumas das 52 que a Pia diz que existem na cidade.

Portugal x Suiça RR - Grupo 19

Mais postais suiços mas estes são de um RR.  Estão aqui 2 mas deviam ser 3, o 3º nunca chegou e quem o enviou ou supostamente enviou, nunca acusou a recepção do que lhe enviei e dos outros 2 que lhe foram enviados. Curiosamente, essa pessoa foi a mesma que me enviou o oficial suiço de há 3 posts atrás.
Esse 3º  nunca chegou mas chegaram estes 2 enviados pela Caroline e pela Grace.

 Eu pensava que a minha Guarda era única mas há 2 anos a Caroline descobriu uma Guarda na Suiça e ofereceu-me um postal de lá. Agora, para reforçar a ideia, enviou-me este também de lá.
Esta Guarda é uma aldeia suiça que se situa no Cantão Grisões e tem cerca de 167 habitantes.
Em 1975 a Sociedade Suiça do Património atribuiu-lhe o Prémio Wakker Prize pela preservação do seu património arquitectónico. O prémio destaca o facto de esta ser uma das mais bem preservadas e mais características aldeias da região.


Müstair é outra aldeia no Cantão de Grisões. A principal atração da aldeia é o Convento Benedictino de S. João, que é Património Mundial da Humanidade. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Castelos da Suiça

As férias acabaram, foram fantásticas e tal como previ, o descanso não foi muito. Foram 10 dias com muitas viagens, visitas a lugares maravilhosos, muita animação, fotos e claro, muitos postais. E para além dos muitos postais que comprei, cá em casa também tinha muitos postais à minha espera. Entre eles, um 2º castelo suiço enviados pelo Óscar, que já me tinha enviado em Janeiro um postal com o Castelo de Sargans, agora enviou o de Vufflens.

© photoglob.com - Photo by Roland Gerth
Não visitei este castelo quando fui à Suiça mas vi-o ao longe no regresso do Liechtenstein para a Suiça, justamente para a estação de Sargans.
Este castelos tem 200 anos de história. No final do século XIX, o município de Sargans comprou o castelo e restaurou-o.  
Hoje em dia o castelo alberga um museu, um restaurante e uma cave.

© photoglob.com - Photo by Roland Gerth
 
O castelo de Vufflens situa-se a 3 kms de Morges, no cantão de Vaud.  
Data do século XV e é o exemplo mais notável de um pequeno grupo de castelos no cantão, da Idade Média, cuja característica principal é terem sido construídos em tijolo.
Este castelo é propriedade privada e não está aberto a visitas.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Crans-Montana - Suiça

E é com mais um postal da Suiça que encerro este blog para um merecido descanso da sua proprietária. Se bem que eu ache que o descanso não vai ser muito :) Seja como for, até daqui a 10 dias.

© Photo Edition Darbellay
Este sim, é um postal devidamente identificado. Foi enviado pelo Oscar, que está há uns mesitos na Suiça.
Nunca tinha ouvido falar de Crans-Montana, mas se fizesse ski com certeza que já teria ouvido falar. Esta estância de ski situa-se no sudoeste da Suiça, no cantão de Valais,  bem no coração dos Alpes. Possui um total de 140 km's de pistas de ski.

domingo, 3 de março de 2013

CH-136225

Um oficial, sem muito para dizer, da Suiça.

Foto: Annemarie Oerer © fotoeigenArt.ch
CH-136225, enviado pela Sabrina.
E este é um postal sem muito para dizer porque mostra um local não identificado. O postal é bonito mas realmente preferia que fosse de um local que pudesse identificar.

Postais franceses da Manuela

Continuam a chegar os postais enviados pela Manuela. Aqui fica uma amostra da França.

Photos by Henri Marcou
Lisle é uma pequena aldeia no sudoeste da França, localizada no departamento de Dordogne, região da Aquitânia.

Photo Edition "FRANCE REGARD"
Arnac-Pompadour situa-se no departamento de Corrèze, no centro da França.
A cidade é famosa pelo seu castelo e por ser a sede da Coudelaria Nacional, principal centro de produção dos cavalos Anglo-Árabes.
 
Editions RENE
Charente é um departamento no sudoeste da França, na região de Poitou-Charentes.
O postal mostra a igreja subterrânea em Aubeterre-sur-Dronne; os castelo em La Rochefoucauld; vinhas e o castelo de Villebois-Lavalette.
 
Photos © Yann Tierny
Artois é uma antiga província no interior do departamento de Pas-de-Calais. O postal mostra algumas das suas principais cidades - Lens e o estádio Bollaert; a Câmara Municipal de Bruay-La-Buissiere; o campanário de Béthune; as pistas de ski em Noeux-Les-Mines e a Praça dos Heróis em Arras.

sábado, 2 de março de 2013

Forte Libéria - França

Continuo com postais Unesco. Este forte é uma das construções atribuídas a Vauban e que desde 2008 estão classificadas pela Unesco como Património Mundial da Humanidade. Este é o 3º postal que tenho deste local e foi enviado pela Fabienne.

© Objectif Sud - Messages du Sud * Foto: C. Levillain
Este forte situa-se em Villefranche-de-Conflent, no departamento dos Piréneus Orientais. Foi construído por Vauban em 1681, depois da divisão da Catalunha entre os reinos de França e o de Espanha, pelo Tratado dos Pirinéus.  
O forte comunica com a aldeia através de uma escadaria subterrânea com 734 degraus.
Foi neste forte que estiveram presos os envenenadores de Luís XIV.

Sant Feliu de Guíxols - Espanha

Este é mais um postal conseguido através de uma troca no site oficial. Hoje tenho de responder a mais uma mensagem para mais uma troca.  

Foto: Paco Dalmau
San Feliu de Guíxols é uma localidade na província de Girona, Catalunha.
O postal foi enviado pela Sandra.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Alcalá de Henares - Espanha

Já tenhos todos os locais Unesco de Espanha há algum tempo, mas deste local, Alcalá de Henares, queria ter outro postal e esse outro postal é este, enviado pela Fabienne há algumas semanas.
A Universidade e o Conjunto Historico de Alcalá de Henares, fazem parte da lista da Unesco desde 1998.

Esta é a fachada do Colégio Maior de San Ildefonso,de autoria de Rodrigo Gil de Hontañón, actual reitoria da Universidade de Alcalá.
A Universidade de Alcalá foi fundada em 1499 pelo cardeal Cisneros durante os séculos XVI e XVII. Foi a 1ª cidade universitária planificada do mundo. Foi exemplo da Civitas Dei (Cidade de Deus), comunidade urbana ideal que os missonários espanhóis levaram para a América, e serviu de modelo a toda uma série de universidades na Europa e outras partes do mundo.

Catedral de Burgos - Espanha

A Catedral de Burgos é uma catedral dedicada à Virgem Maria. Sua construção começou em 1221 e terminou apenas em 1567. Segue os padrões góticos franceses, mas também segue a tradição germânica. Foi classificada como Património Mundial da Humanidade em 1984.
Neste postal enviado pela Manuela, pode ver-se um detalhe da Porta Sacramental.

 © edilesa, 2005 - Photo by Archivo Edilesa / Norberto
A Porta Sacramental foi construída entre 1230-1240. Trata-se de um dos melhores exemplos do classicismo gótico do século XIII, em Espanha, ao nível da escultura.